Colaborador de óculos, está com uma mão sob a outra, com cotovelos apoiados osb uma mesa de mandeira, olhando um notebook a sua frente. Sob a mesa tem vários paéis, porta láis e tem um post it colado no notebook.

O que é psicologia organizacional? Para que serve?

Descubra a importância da psicologia organizacional para a sua empresa, como contribui com o desenvolvimento interno da equipe e aumento de produtividade.

A psicologia organizacional é um recurso que se mostra muito útil para as empresas. Voltada ao comportamento humano, ela analisa colaboradores dentro do ambiente corporativo e tira disso informações essenciais para os gestores.

Ela busca entender como as pessoas interagem com a empresa e como é possível melhorar essa relação. Com técnicas diversas, ela é capaz de aumentar a produtividade, diminuir o estresse no ambiente de trabalho e eliminar conflitos.

Por isso, é utilizada em larga escala por inúmeras empresas que enxergam nela uma fonte de dados e de soluções para problemas diversos.

O que é psicologia organizacional?

Psicologia organizacional

Também conhecida como comportamento organizacional, a psicologia organizacional é a análise comportamental e psicológica dos colaboradores no ambiente corporativo, como se porta nas relações de trabalho, em resoluções de problemas, tomadas de decisão.

A psicologia organizacional já tem o foco com o público interno, ou seja, os colaboradores, em como pode melhorar o dia a dia em sua função, se existe sobrecarga  ou alguma intervenção na saúde mental que precisa ser cuidada.

Inclusive podem ter familiaridade com os testes MBTI, que analisa 16 tipos de personalidades, 8 níveis comportamentos que possibilitam identificar qual perfil se enquadra mais a uma área ou suporte cargo dentro da empresa.

Mas quando o colaborador já faz parte da empresa, o seu tipo de personalidade já foi identificado e precisa ser trabalhado e adequado ao estilo da cultura organizacional.

Para que serve a psicologia organizacional?

Este recurso tem aplicação diversa, de modo que também possui várias serventias. Dentre elas estão:

  • Seleção e recrutamento, de modo a identificar candidatos mais adequados às funções por meio de avaliações comportamentais;
  • Desenvolvimento de pessoas, com a criação de programas de treinamento e de desenvolvimento que permitam o aprimoramento de capacidades dos colaboradores;
  • Análise e melhoria do clima organizacional, com a promoção de um ambiente saudável e respeitoso;
  • Promoção do bem-estar do colaborador, de modo a existir equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, etc.

Pode ser aplicado com o intuito de manter os colaboradores em constante equilíbrio, com as atividades do cotidiano e também para criar um ambiente de trabalho saudável. A psicologia organizacional precisa manter esse bem-estar.

Para manter a qualidade de vida corporativa, é preciso que o psicólogo organizacional realize acompanhamentos periódicos, principalmente quando o colaborador está passando por um momento difícil ou troca de cargo, por exemplo.

É feito uma projeção com ações rotineiras para o colaborador seguir, para que tenha momentos de menos pressão, podendo solicitar que reduzam a alta demanda por estar proporcionando comportamentos prejudiciais ao colaborador.

Como aplicar a psicologia organizacional?

A psicologia organizacional tem como objetivos, dentre outros, a promoção de uma jornada de trabalho com baixo estresse. 

Ela busca a redução de doenças mentais como burnout, ansiedade, desmotivação e até mesmo depressão, uma vez que elas também têm relação com o trabalho e com a forma como se lida com ele.

Embora isso não seja uma tarefa simples, ela pode ser feita. O primeiro passo é realizar a contratação de um profissional que seja especializado em psicologias organizacionais.

O especialista precisa estar em contato constante com a equipe de recursos humanos, pois assim será mais fácil provocar transformações no clima organizacional, na mudança de padrões, aplicação de variáveis e análise de comportamento humano.

Aplicações da psicologia organizacional

Ele pode indicar uma série de ações, baseadas no que ele observou no ambiente de trabalho e nos obstáculos ali presentes. Dentre elas estão:

  • Investimentos em treinamentos e trocas de conhecimentos entre os profissionais da psicologia organizacional, gestão de RH para gerar mais possibilidades a equipe;
  • Os colaboradores também podem receber treinamento de acordo com a área de conhecimento ou questões que estejam atrapalhando o próprio desempenho, como curso de inteligência emocional ou de área profissional;
  • Ao verificar como os colaboradores se relacionam com os grupos de trabalho, e até mesmo individual, torna mais viável planejamentos de cuidados, acompanhamentos e de orientações;
  • Propor feedbacks, rodas de conversas ou disponibilizar um canal aberto de comunicação, pode incentivar na abertura de conversas com o profissional, tornando um ambiente mais acolhedor.

Além da manutenção interna, também pode atuar nos processo de recrutamento e seleção, mas não como recrutador principal e sim como um apoio para a tomada de decisão do candidato. 

Isso acontece porque o profissional pode contribuir na aplicação dos testes psicológicos e pela alta adesão que o perfil do candidato precisa ter de similar e comportamental para compor a vaga, possibilitando que os resultados sejam mais compatíveis e torne a contratação um sucesso.

Saiba quais são os outros modelos de psicologias

Psicologia organizacional

Em contrapartida, existem outros tipos de psicologias que envolvem outros públicos, e podem acabar sendo confundidas com a psicologia organizacional.

Por isso, separamos algumas delas para já adquirir mais reconhecimento.

Psicologia institucional

A psicologia institucional consiste em um teor mais psicanalista, que representa uma instituição que pode ser uma escola ou universidade, e visa manter o bem-estar dos alunos e do corpo docente durante as suas atuações.

Também conhecido como um psico-higiene, pois precisa manter o bem-estar e melhor qualidade de saúde, que também pode se estender ao ambiente de atendimento ambulatório da instituição.

Psicologia do trabalho

A psicologia do trabalho se refere a relação que o colaborador tem com o trabalho, para saber se está satisfeito com o ambiente corporativo e não só com as suas tarefas, como acontece na psicologia organizacional.

Apesar de ambas serem muito parecidas, o foco de cuidado é outro. 

Pois cuida das particularidades individuais de cada tarefa e de cada cenário que aquele colaborador convive dentro da companhia, faz uma reestruturação, a organizacional, faz a estrutura.

Tem como subcampo a ergonomia, que cuida da relação do homem com as condições de trabalho, em relação à:

  • postura,
  • sistemas utilizados,
  • relações interpessoais,

Se metodologias estão dando resultados positivos e caso o retorno seja negativo, buscará alternativas de readaptação ou alterações para mudar esse quadro.

Quais são os benefícios da psicologia organizacional?

A empresa é feita por pessoas, quanto mais alinhadas e com bem estar equilibrado com a rotina de trabalho tiverem, melhor será a produtividade e entrega de resultados, mas a psicologia organizacional proporciona muitas contribuições ao ser aplicadas.

  • Torna o RH mais humanizado, pois faz avaliações periódicas sobre o bem estar da equipe, de maneira direta, que é perguntado aos colaboradores como eles estão se sentindo e demonstra estar disponível em ajudá-los.
  • Proporciona a redução do turnover, que é a rotatividade de pessoal que pode ser causada pela não identificação com o trabalho ou pela frustração com excesso de trabalho.
  • Os colaboradores passam a se sentir mais valorizados e acolhidos, o que causa grande aumento na motivação da equipe, que se empenha em dar o seu melhor como forma de retribuição e agradecimento.
  • A empresa consegue melhorar a gestão estratégica e a gestão de conflitos, pois assim os problemas e atritos podem ser resolvidos de maneira mais ágil e rápida, evitando que se torne algo mais grave.
  • A transparência na troca de informações passa a ser mais presente, firmando conversas mais claras, objetivas e com mais exatidão.
  • Contribui com a credibilidade, e com o conceito de employer branding, pois se o público interno está satisfeito, fazer com que o conceito de marca seja admirável a outros profissionais e principalmente conquiste os clientes, se resulte em um processo natural.

Com tudo, a psicologia empresarial contribui positivamente para o desenvolvimento interno das empresas, compreendendo com escuta ativa e ações quem está nas atividades práticas diárias, que são os colaboradores.

Cuidando dos colaboradores, estará cuidando da empresa que é composta e propagada por eles, além de obter resultados mais qualitativos e detalhados.

Técnicas de psicologia organizacional

Para alcançar seus objetivos, a psicologia organizacional possui uma série de técnicas que podem ser úteis para o entendimento da corporação e da relação que ela tem com os colaboradores e para a proposição de soluções.

Essas técnicas de psicologia organizacional estão em constante desenvolvimento, bem como permitem a adaptação para diferentes ambientes. Conheça algumas delas:

  • Avaliação psicométrica, que usa testes para entender os traços de personalidade, habilidades e interesses dos colaboradores;
  • Entrevistas comportamentais e avaliações de desempenho;
  • Feedback 360 graus, em que os colaboradores também são convidados a avaliar a empresa e a dar sua opinião sobre diferentes aspectos que os afetam;
  • Gestão de mudanças com desenvolvimento de estratégias e políticas que auxiliem na mudança interna;
  • Mediação de conflitos, etc.
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau