Quatro pessoas sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente de entrevista de emprego, sendo dois homens e duas mulheres.

Entrevista estruturada: o que é e como fazer?

A entrevista estruturada é um modelo que se aplica no processo de seleção e recrutamento das empresas. Ela segue uma lógica bastante específica e, assim, busca tornar os processos seletivos mais justos e equilibrados, podendo ser uma boa oportunidade empresas.

Conheça hoje, mais sobre esse tipo de entrevista de emprego, compreendendo também seus pontos negativos e positivos, bem como colocá-los em prática.

Sumário

O que é entrevista estruturada?

A entrevista estruturada é um tipo de entrevista para seleção e recrutamento de colaboradores que se baseia em um formato pré-determinado. Ou seja, possui uma estrutura com passo a passo já definido e que será colocado em prática sempre.

Nesse caso, a estrutura acontece por meio das perguntas que farão parte da entrevista. Esses questionamentos serão aplicados em todos os processos seletivos para determinado cargo.

Aqui, aliás, é necessário esclarecer que cada cargo e área possuem uma estrutura de uma entrevista própria, ou seja, uma próprio roteiro de entrevista estruturada. E isso se torna quase óbvio, uma vez que cada tipo de função requer habilidades e experiências específicas.

Logo, essa entrevista se desenvolve para os diversos setores e cargos. Sempre que houver necessidade de um novo recrutamento aplica-se a estrutura correspondente à função para qual a seleção se volta para todos os candidatos.

Quais são as vantagens de uma entrevista estruturada?

Existem vários pontos positivos nesse tipo de entrevista. Confira alguns dos principais!

Processo justo e equilibrado

Primeiramente, ao aplicar esse tipo de entrevista, a sua empresa garante a padronização dos questionamentos. Fazendo com que todos os candidatos tenham as mesmas oportunidades e respondam às mesmas perguntas, tornando o processo mais justo.

Objetividade

Outro ponto interessante é que a entrevista estruturada preza por uma estrutura de uma entrevista mais objetiva.

Você começa em uma pergunta e termina em outra, sempre seguindo o mesmo caminho e a ordem dos questionamentos. Não há espaço para subjetividades e o processo se volta exatamente para o que importa a ele.

Otimização do tempo

Justamente por ter uma estrutura predefinida e perguntas e ordem para elas, a entrevista estruturada otimiza o tempo. Não há perda de tempo com perguntas irrelevantes e para fugas de assunto, o que acaba impactando diretamente a gestão de tempo e a produtividade.

Desse modo, é possível que a entrevista ocupe menos tempo sem deixar de obter as informações que são necessárias.

Garanta a coleta de informações importantes

Por fim, quando o entrevistador sabe as perguntas que deve fazer, ele evita que se esqueça de levantar perguntas importantes. Em outras palavras, ele não deixa passar em branco informações relevantes para a seleção de candidatos.

Quais são as desvantagens da entrevista estruturada?

Apesar de muito interessante, a entrevista que se diz estruturada também possui algumas falhas e pontos negativos, o que pode fazer você escolher a entrevista não estruturada.

Rigidez

Um dos pontos não tão bons da entrevista estruturada é que ela é rígida. E isso pode fazer com que se perca de saber algo sobre o candidato ou sua trajetória que se mostre interessante para a empresa. Ainda, pode fazer com que a entrevista se torne obsoleta caso não haja sua revisão constante.

Restringe o candidato

Embora seja importante ter objetividade, a entrevista estruturada pode restringir o candidato da entrevista. Note que muitas vezes não se trata de uma resposta “sim” ou “não” ou imediata, mas sim que requer um desenvolvimento de raciocínio. E esse tipo de entrevista, caso não seja bem desenvolvida, pode levar a isso.

New call-to-action

Como elaborar uma entrevista estruturada?

A entrevista estruturada, como vimos acima, conta com algumas desvantagens, mas muitas vantagens. Caso bem desenvolvida, então, ela pode ser bem interessante para a empresa e para melhorar os seus processos seletivos, em especial a conversa individual com cada candidato.

Por isso, veja nos itens que seguem o passo a passo para desenvolver uma entrevista estruturada.

Conheça o cargo e suas necessidades

Antes de tudo é necessário saber o que a função exige. Também, como se desenvolve no dia a dia. Caso contrário, será impossível determinar uma estrutura que realmente auxilie na seleção.

Por isso, é importante saber as competências que são importantes. Da mesma forma, conhecimentos e diplomas necessários.

Critérios de avaliação

O segundo passo é que a partir das informações obtidas no item anterior se determine o que deve ser analisado. Isto é, quais são os pontos relevantes para esse cargo. Por exemplo, considere que para algumas funções a experiência é importante; para outras, não.

Assim, determine os critérios. Eles incluem, dentre outros, diplomas, experiência anterior, conhecimento de línguas estrangeiras. Outros bons exemplos são oratória e competências. Dentro de cada um determine escalas de “bom”, “excelente”, “médio” ou “ruim”.

Estruture a entrevista com tópicos específicos

Após saber quais são os critérios que a sua entrevista estruturada necessita, estruture-a. Ou seja, saiba por qual ponto ela começa e em qual termina. Assim como quais são os pontos que ligam esse trajeto. Por exemplo:

  • Apresentar-se e introduzir a entrevista;
  • Cultura organizacional (a apresentar e trazer questionamentos para entender compatibilidade);
  • Conhecer as experiências e capacidades;
  • O que o candidato espera e se tem exigências;
  • Próximos passos da entrevista.

O modelo acima é bem simples, mas dá uma boa noção de como é possível estruturar essa entrevista. É claro que há pontos que devem ser adicionados ou retirados de acordo com cada caso.

Desenvolva as perguntas

Pois bem, nesse ponto você já sabe o que é relevante para escolher alguém para ocupar esse cargo. Igualmente, quais são os tópicos que comporão a entrevista e cada passo do início até o fim dela.

Então, chegou o momento de determinar as questões, em si, que serão levantadas na entrevista estruturada. Assim, as desenvolva de acordo com a estrutura que já tem em mãos. Lembre-se sempre do que você busca saber com cada pergunta.

Treine os entrevistadores

Por fim, comece a treinar o pessoal que será responsável pela aplicação da entrevista estruturada. Assim, garanta que todos entendam como ela funciona e como colocá-la em prática. Da mesma forma, lembre-se de, junto a eles, revisar a estrutura. 

Igualmente, analisá-la de tempos em tempos para fins de atualizações que sejam importantes. Com isso, é possível melhorar seu processo de seleção e recrutamento e torná-lo mais rápido, objetivo e certeiro.

Mesclar os dois formatos também é uma opção

Como você viu, a entrevista estruturada é um dos formatos de questionário mais utilizado em processos seletivos. Partindo da sua proposta e da sua montagem, você pode decidir entre o utilizar ou partir para a entrevista não estruturada, mas com que propriedade sobre os seus benefícios e pontos negativos.

Mas se você não conseguiu se decidir entre os dois formatos e acha que combinar os dois pode ser uma boa opção, a entrevista semi estruturada também pode ser aplicada, mesclando perguntas prontas com questionamentos que o aplicador pode formular conforme o andar da conversa.

Logo, podemos dividir um processo de recrutamento tradicional entre três tipos de conversa: entrevista não estruturada, entrevista estruturada e semi estruturada.

Se você gostou desse conteúdo e deseja continuar aprimorando os seus processos ligados ao setor de Recursos Humanos, não deixe de conferir outros textos no blog da Oitchau.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau