Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
entrevista de emprego

Entrevista de emprego à distância: como funciona?

A entrevista de emprego à distância era considerada uma tendência para os próximos anos, antes da pandemia. Agora, ela virou realidade, e as empresas que estão necessitando de profissionais para seu quadro de colaboradores está utilizando esse recurso para seguir com o processo de recrutamento e seleção.

Com o Home Office aplicado em inúmeras empresas, os processo de seleção à distância estão se tornando cada vez mais comuns, já que o candidato não precisa estar disponível para ficar no escritório da empresa, todo o processo pode ser feito virtualmente, com segurança e praticidade.

O que é uma entrevista de emprego à distância?

A tecnologia vem possibilitando novas experiências em diversas áreas, e agora ela chegou para ficar no setor de Recursos Humanos. O mundo está conectado, agora ainda mais por conta da pandemia, e por que não o RH utilizar essa realidade em seus processos?

Essa mudança não está refletindo apenas na forma com que as pessoas se comunicam, mas na forma como as pessoas se comportam, nos relacionamentos, na vida profissional. E por falar em vida pessoal, podemos destacar o recrutamento à distância.

Que é uma nova metodologia que permite que toda a entrevista de emprego seja realizada virtualmente, utilizando recursos e ferramentas online para realizar as etapas do processo, até o momento da contratação do colaborador.

É uma forma viável de realizar o processo seletivo, sem a necessidade do deslocamento físico, exposição ao risco de contaminação e ainda possibilita a redução de custos com espaço físico.

Entenda como funciona uma entrevista de emprego à distância

A entrevista à distância pode acontecer de várias formas, depende da abordagem do recrutador. Normalmente ocorre a partir da seleção do candidato, após a análise curricular.

No primeiro contato entre o recrutador e o candidato, que pode ser por telefone ou aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp, Telegram, entre outros), é agendado um horário para a entrevista.

E logo após, o recrutador envia as instruções para que o candidato possa se organizar para participar através de videoconferência. As instruções envolvem:

  • Informar em qual plataforma irá acontecer a reunião (Skype, Zoom, Whereby, entre outros);
  • Data e hora da entrevista;
  • Link para participação;
  • Instruções de acesso;

É importante que o candidato esteja disponível para a entrevista um pouco antes do horário marcado, para que possa realizar as configurações e testes necessários para não ter nenhum tipo de problema com a conexão no momento da entrevista.

E o mais importante para o candidato, é que ele esteja preparado, assim como ele se prepararia para uma entrevista presencial, em relação à pesquisa sobre a empresa, sobre a vaga, informações relevantes, perguntas, vestimentas, entre outros. Os recrutadores estarão ainda mais criteriosos com esses pontos.

Quais são as principais técnicas para realizar uma entrevista virtual?

Ao implementar a entrevista virtual em uma empresa, é necessário que alguns requisitos possam ser atendidos de ambas as partes, mas principalmente pelo recrutador, que terá a responsabilidade de avaliar todos os pontos necessários para o preenchimento da posição.

Entre eles, estão:

  • Recursos de vídeo adequados
  • Ambiente silencioso
  • Equipamentos de qualidade
  • Conexão sem interrupções ou falhas

A única diferença entre uma entrevista presencial e uma entrevista online é que ambas as partes não estão ocupando o mesmo local de forma simultânea. Os demais processo continuam os mesmos.

Planejamento adequado para a condução da entrevista

No ambiente corporativo, o principal segredo para o sucesso em qualquer atividade é o planejamento. A capacidade de planejar e seguir todos os pontos é que faz a diferença entre um processo bem sucedido e outro com falhas.

Para que as técnicas de entrevistas sejam verdadeiramente eficientes, é necessário que os recursos utilizados estejam adequados ao proposito, e que todos os passos que serão dados ao longo da entrevista estejam previstos pelo recrutador.

Um planejamento eficiente permite que as perguntas realizadas sejam mais determinantes, de forma que seja possível certificar que o candidato realmente se encaixe ao perfil e a fit cultural da empresa.

Promova desafios e testes

Com a seleção virtual, conseguir alcançar os objetivos pode ser um pouco mais complicado para os recrutadores, se os mesmos métodos do presencial forem adotados para a prática online.

Mas, utilizar desafios e testes pode mais interessante para a realidade, e permite que o gelo seja quebrado ao longo da entrevista.

E ainda permite que o recrutador consiga avaliar se o perfil do candidato está realmente compatível com as expectativas da empresa.

Faça uma análise comportamental do candidato ao longo da entrevista

Assim como em uma entrevista presencial, é necessário que o comportamento do candidato seja avaliado no ambiente virtual.

O candidato precisa escolher um local adequado para a realização da entrevista, sem interrupções ou qualquer outro problema que possa atrapalhar o andamento da seleção.

As vestimentas são importantes e precisam ser avaliadas, o candidato precisa se apresentar com boa aparência na entrevista, utilizando roupas adequadas, com cabelo devidamente penteado. Todo o potencial do candidato pode ser prejudicado se a escolha das vestimentas não for adequada ao momento.

Quais são as vantagens da entrevista de emprego online para a empresa?

São inúmeras as vantagens que a seleção virtual oferece para as empresas, e para os candidatos que são beneficiados com essa nova forma de recrutamento. Veja os principais benefícios:

Agilidade no processo seletivo

Uma das principais reclamações por parte da equipe de RH e dos próprios candidatos era o tempo de duração dos recrutamentos, no modelo antigo (presencial).

Quanto mais demorado, maior era o desgaste físico e psicológico do candidato, e menos tempo a equipe de RH tinha para realizar investimentos em ações estratégicas.

Chances maiores de encontrar o candidato adequado para a posição em aberto

Sem a necessidade de uma seleção virtual, que obrigava a equipe de RH a optar por candidatos que residem apenas na cidade onde a vaga estava sendo disponibilizada, e nem sempre os candidatos daquela região tinham o perfil necessário.

Com o home office e a seleção virtual, esse problema acabou, o RH ganhou um leque infinitamente maior de opções de candidatos para uma determinada posição, já que não existe a obrigatoriedade da região para cumprimento da jornada de trabalho dos novos colaboradores.  

Redução de custos

Para maximizar os lucros de uma companhia, uma das melhores formas é através da redução de custos, e com a execução de recrutamento e seleção online, é possível realizar uma redução relevante nos custos do setor.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau