atrair talentos

Como atrair talentos e fechar suas vagas de maneira assertiva

Atrair talentos é um dos trabalhos que compete ao setor de Recursos Humanos, mas não apenas isso, para que ele ocorra é necessário o envolvimento de toda a empresa, fortalecendo a sua imagem interna, transmitindo para o público externo uma boa impressão.

Sabendo disso, elaboramos esse conteúdo com 10 dicas práticas que o setor de RH pode implementar, ou mobilizar outras áreas da empresa, para fortalecer a sua atração de talentos e preencher as vagas de maneira assertiva.

10 dicas para atrair talentos

Confira as 10 dicas que vão acelerar a sua atração de talentos:

Priorize um ambiente profissional saudável

Como você já viu, uma boa imagem interna é capaz de elevar o status da empresa, e despertar a vontade de atuar dentro dela por profissionais que estão buscando por um local para trabalhar.

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Porém, isso deve começar com um ambiente saudável. Relações negativas com os colaboradores podem arruinar a imagem da empresa.

O simples ato de abrir um canal para que os profissionais possam dar as suas opiniões e até mesmo suas reclamações, pode ser o suficiente para evitar que problemas internos acabem indo para fora da empresa. 

Nesse caso é importante focar não só na prevenção, instruindo líderes a agir de maneira humanizada com seus comandados, mas também possuir um plano de contingência, para que a reputação sofra menos danos caso algo aconteça.

Priorize indicações de colaboradores

Na hora de atrair talentos, realizar o processo seletivo com pessoas que já possuem conhecimento sobre a atuação da empresa e se encaixam no perfil buscado pode poupar um grande tempo.

Para encontrar essas pessoas a empresa pode recorrer a programas de indicação de talentos, onde os próprios colaboradores indicam outros colegas de profissão que aparentam ser aquilo que o setor de RH busca.

Nesse caso, é fundamental detalhar todos os processos e, caso seja possível, oferecer benefícios para o profissional que fez a indicação.

Faça o planejamento das vagas a serem preenchidas

Processos seletivos bem ordenados e explicados acabam por atrair talentos com maior facilidade.

Pense da seguinte maneira, um profissional qualificado que sabe do seu valor perante o mercado se depara com dois processos seletivos, em um deles as coisas estão subentendidas e ele não sabe muito bem o que está preenchendo.

Já em outro ele sabe exatamente o que está acontecendo, quais etapas ele deve cumprir, assim como as suas datas e o prazo para o anúncio do profissional escolhido.

É muito provável que ele se dedique mais ao segundo projeto, não é mesmo?

Tenha certeza das competências que a empresa está buscando

Outro agente facilitador do processo seletivo é ter certeza das competências que a empresa necessita para que a vaga seja ocupada e o trabalho realizado conforme o esperado.

Ao pensar nessas competências, é importante ter em mente que elas não devem ser apenas de ordem técnicas, mas também relacionadas ao comportamento do profissional no ambiente de trabalho, as chamadas soft skills.

Quanto mais detalhadas as competências que a empresa está buscando, mais naturalmente irá acontecer a filtragem das pessoas que preencherão a vaga.

Invista em redes sociais corporativas

Participar das redes sociais corporativas é uma excelente maneira de ficar sabendo quais são as tendências do mundo profissional, aquilo que os profissionais querem nas empresas que buscam, e aquilo que eles evitam.

A maior e mais famosa delas é o LinkedIn, por lá a empresa pode criar uma conta para a marca e divulgar ações que estão acontecendo internamente, permitindo a visualização do público externo, além de fomentar e participar de discussões sobre a sua área.

Se posicione como referência na área

Além de se posicionar dentro do LinkedIn, a empresa pode ter mais facilidade ao atrair talento ao se colocar como uma grande referência na área.

Diversas estratégias podem ser utilizadas para isso, mas as que mais costumam funcionar são:

  • Oferecimento de cursos pagos e gratuitos;
  • Divulgação de pesquisas de amplo interesse da área;
  • Elaboração de ebooks gratuitos;
  • Blog competitivo e otimizado para SEO;

Divulgue as vagas de maneira inteligente

As vagas abertas pela empresa não podem ser divulgadas de qualquer jeito e em qualquer lugar. É importante fazer uma pesquisa identificando quais locais o público alvo mais acessa, podendo ser suas redes ou os seus meios de comunicação, como o email e aplicativos de mensagem.

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Caso a sua empresa já esteja posicionada como referência na área e o seu site já contar com acessos de profissionais, um mural digital com as vagas disponíveis pode garantir o recebimento de currículos qualificados sem muitos esforços.

Foque nos dados para melhorar o processo

A cada novo processo seletivo colete o máximo de informações e transforme-as em dados, melhorando tudo o que faz parte da atração de talentos.

Focar em dados concretos na hora de estabelecer novos processos garante que o setor não cometa erros por achismo ou crenças não comprovadas.

Invista na qualificação interna

Assim como você pode focar na nutrição do público externo com materiais expostos acima, o público interno também não deve ficar desassistido.

Elaborar planos de carreira e investir na constante formação do profissional garante que o profissional fique mais satisfeito, quando essa satisfação é combinada a um ambiente saudável e a boa remuneração, os próprios colaboradores se tornam os maiores propagadores da empresa.

Continue o seu processo de aprendizagem

Atrair talentos é um processo cíclico de constantes melhorias, assim como outras funções do setor de RH.

Se você deseja continuar se aprimorando na área, não deixe de conferir outros conteúdos como esse no blog da Oitchau.

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