Aperto de mãos fotografado de cima, ao fundo está uma mesa onde estão alguns papeis, um celular e um notebook.

Principais modelos de contratação de colaboradores e quando usá-los

No momento em que a empresa inicia os processos de seleção de novos colaboradores, o RH precisa identificar quais os modelos de contratação mais adequados às estratégias internas. 

A empresa irá analisar então se é necessário tem mais de um modelo de contratação e quais serão aplicados, chegando em um concesso junto ao setor que irá receber os novos colaboradores e também com o financeiro do negócio, tendo em vista que alguns modelos de contrato podem ser mais vantajosos financeiramente.

Como existem diversos modelos de contratação no mercado, que se transformam ao passar que outras inovações surgem – como o trabalho híbrido e o home office, que ganharam mais espaço na pandemia – separamos dicas para identificar modelos de contratação que mais combinam com o momento atual da  sua corporação. Confira!

O que são os modelos de contratação?

O modelo de contratação é a firmação de compromisso entre o colaborador e o contratante, no modelo estabelecido são apresentados os direitos que o profissional possui, os acordos de trabalho e como funcionará para que esses compromissos sejam firmados, como o FGTS ou a emissão de nota, no caso dos trabalhadores autônomos.

A empresa contratante também deve seguir regras referentes ao modelo de contratação escolhido e manter os contratos sempre atualizados de acordo com a legislação correspondente. 

Existem diversos modelos de contratação e iremos os abordar no decorrer desse texto. Desta maneira você poderá identificar qual modelo melhor se enquadra nos projetos e processos em que a sua empresa está precisando contatar novos colaboradores.

Tipos de contrato de trabalho: 10 modelos de contratação mais comuns

A seguir, você irá conferir 10 modelos de contratação considerados os principais, eles podem ser adequados conforme cada tipo de colaborador, sendo:

  • Colaraboradores fixos;
  • Colaboradores temporários;
  • Colaboradores terceirizados;
  • Colaboradores externos.

Contrato por tempo indeterminado

Se trata do colaborador com um data de início para passar atuar nas suas funções, porém sem uma data para terminar.

O acordo podem acabar após um período de experiência ou até mesmo durar muitos anos sem que seja modificado.

Contrato de trabalho por prazo determinado

Já o contrato de trabalho por prazo determinado possui uma marcada para o fim do contrato, desse modo ele já tem a ciência do tempo que irá atuar na empresa. 

O colaborador deve cumprir o período de contratação até sua data limite, conforme o firmado.

Contrato de trabalho eventual

Também conhecido como trabalho temporário, pode ser representado pelo momento em que o RH contrata serviços ou profissionais para ações momentâneas, como campanhas de conscientização, datas comemorativos ou para projetos específicos.

Contrato de estágio

O contrato de estágio é feito comumente através da parceria com universidade, em que a empresa recebe um, ou mais alunos, em suas dependências, ofertando para ele um cargo remunerado, porém com menor oneração e carga horária reduzida.

O objetivo que o aluno saiba aplicar na prática os ensinamentos que recebeu dentro de sala de aula. 

O período máximo para um contrato de estágio é de 2 anos e a carga horária é de 4 a 6 horas, sendo que ele não pode fazer hora extra, nem atuar em fins de semana e feriados.

Contrato de jovem aprendiz

O quinto dentro os tipos de contrato de trabalho é o de jovem aprendiz, através dele podem atuar jovens de 14 a 24 anos, com o objetivo de  os profissionalizar e fornecer um primeiro emprego.

Esse tipo de contrato é divido entre os dias em que o colaborador participa de cursos para aprender sobre a área e os dias em que ele está atuando efetivamente.

Contrato de experiência

Entre os modelos de contratação temos aquele em que o colaborador é contratado por um período de testes, no qual a sua atuação será experimental dentro do prazo acordado. Após esse tempo será avaliado se o candidato possui as aptidões necessárias para continuar na empresa, como as Soft Skills.

Contrato de home office

Também chamado de teletrabalho, esse formato de contrato acontece quando o colaborador atua de dua própria casa.

Nesse caso, a empresa pode fazer o controle das horas trabalhadas através de um sistema de ponto digital, que serve também para modelos híbridos, quando o profissional atua parte dos seus dias em casa e outros na empresa.

Mas a empresa pode fazer o controle de horas trabalhadas através do controle de ponto digital, ou servir para modelos híbridos, que ficam mesmo alguns dias na empresa e outros em casa.

Contrato de trabalho intermitente

É um dos modelos de contratação onde o profissional atua normalmente, porém apenas em espaços de tempo pré-determinados.

O profissional que assina esse tipo de contrato tem direito a todos os deveres trabalhistas previstos na CLT,  com exceção do seguro de desemprego.

Também é permitido que o colaborador possua diferentes contratos intermitentes em vigência, logo, quando ele receber um chamado para de uma empresa, ele pode decidir se vai atuar nas datas chamadas ou não, ficando proibida a empresa de rescindir o contrato caso a sua resposta seja negativa para essa chamada.

Contrato de prestação de serviço

O contrato de prestação de serviço exime a empresa de vínculo empregatício, podendo ocorrer também em períodos determinados de tempo e de maneira eventual. Ele pode ser acordado para um trabalho com várias entregas, como também só para uma entrega momentânea.

A empresa deve tomar cuidado para não acabar contratando profissionais desse formato e exigindo deles obrigações de um empregado como subordinação e jornada de trabalho fixa. Caso isso aconteça, o profissional poderá entrar na justiça para conseguir o pagamento de todas as obrigações previstas na CLT para trabalhadores nela enquadrados.

Contrato de terceirizados

O último dentre os modelos de contratação é o contrato terceirizado, feito através de empresas que prestam serviços e suporte em determinadas áreas e funções.

Ao invés de contratar novos colaboradores, a empresa opta por repassar estas tarefas a uma especializada, que atenderá à mesma função externa, sem vínculo empregatício direto, mas assumindo as responsabilidades de um trabalhador registrado.

New call-to-action

Existem leis para novos modelos de contratação?

A Lei 13.467 inovou a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas através uma nova reforma que exige a formalização de novos modelos de contratação, com a finalidade de regularizar os avanços no mercado de trabalho, como adoção do home office e modelo híbrido, citado em seu Art. 75:

“Art. 75-B. Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do trabalhador, com a utilização de tecnologias de natureza e de comunicação que, por sua vez, não se constitui como trabalho externo.

Parágrafo único. O comparecimento às dependências do estabelecimento trabalhador para a realização de atividades específicas que não exijam a presença do empregado no estabelecimento ou regime de teletrabalho.”

Cada tipo de modelo de contratação citado possui regras específicas dentro da lei, com o objetivo de registrar em duas vias o acordo de trabalho, criando um vínculo de comprometimento e também de segurança para ambos.

Qual modelos de contratação devo escolher para minha empresa?

Para sabe qual dos modelos de contratação você deve escolher para novas contratações da sua empresa, será preciso estudar alguns passos, lembrando que mais de um deles podem ser escolhidos, são esses passos:

  • Questões financeiras;
  • Processos que não precisam de atuação diária ou não atividades fim da empresa, podendo ser terceirizados;
  • Quais áreas precisam de suporte;
  • A cultura organizacional;
  • Pesquisa de clima.

Além disso, lembre-se de:

  • Realizar testes com pelo menos um dos modelos de maneira temporária;
  • Verifique quais setores não precisam de ajuda.

No decorrer da implementação de testes e da análise das necessidades da empresa, será mais fácil observar quais modelos realmente se enquadram ao negócio.

Aprimore os seus processos de recrutamento e seleção

Como você viu, entende quais os são os modelos de contratação é fundamental para uma empresa que deseja contar com maior dinamismo dentro da sua equipe.

Se você gostou desse conteúdo e deseja continuar aprimorando os seus processos de recrutamento e seleção, não deixe de conferir outros artigos no Blog da Oitchau.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau