Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
gerenciamento de projetos

Gerenciamento de projetos: você sabe como fazê-lo?

O gerenciamento de projetos, independentemente do seu tamanho, está atrelado a difícil tarefa de trabalhar em equipe para garantir que tudo corra bem e, muitas vezes, esse processo costuma ser estressante. 

Tendo isso em mente, preparamos este artigo para te ajudar a planejar e gerenciar adequadamente qualquer tipo de projeto do início ao fim. Acompanhe a seguir!

Controle de Ponto

Como fazer um gerenciamento de projetos bem-sucedido?

Planeje!

Todo e qualquer gerente de projeto lhe dirá que o sucesso se resume ao planejamento. Isso pode exigir algum esforço inicialmente, mas, a longo prazo, ter um plano claramente definido economizará tempo, dinheiro e muitas dores de cabeça assim que o projeto for iniciado.

Para começar a criar, concentre-se nos seguintes componentes:

  • Identifique o foco do projeto – antes de tudo, faça um detalhamento para entender todas as frentes que a tarefa realmente envolverá. Por exemplo, informar à equipe que você deseja construir uma casa é algo muito amplo. Porém, dizer a eles que você deseja construir uma casa de férias na praia oferece uma melhor compreensão do que realmente é o projeto.

  • Trace metas e objetivos – após restringir o seu foco, é hora de estabelecer as metas e objetivos que você deseja alcançar. Neste ponto vale lembrar que, no gerenciamento de projetos, as metas representam “o quê” –  aumentar a quantidade de visitantes do seu site, por exemplo. Já os objetivos representam o “como” – se você deseja aumentar a quantidade de visitantes do seu site, poderá conseguir isso lançando uma campanha de marketing de conteúdo.

  • Defina tarefas –  você precisará definir claramente as atividades envolvidas para concluir o projeto. Por exemplo, se planeja lançar uma campanha de marketing de conteúdo, as principais tarefas incluem ações como a criação de um blog; contratação de redatores; pesquisa de conteúdo que seu público considera relevante; e promoção desse conteúdo.
  • Saiba como montar uma boa equipe –  as dúvidas mais comuns giram em torno de quem são as pessoas que irão, de fato, ajudar. Ou ainda, quais serão seus papéis e responsabilidades chaves dentro do grupo. Sobre isto, é válido salientar que essa formação deve ser mais enxuta possível. Um time funcional normalmente deve conter o patrocinador do projeto, profissionais para definir o seu escopo, um gerente, uma equipe de desenvolvimento e pessoas responsáveis por testá-lo.

  • Mapeie o que pode dar errado – sim, existem membros do time ou distrações que muito provavelmente impedirão que o seu projeto seja entregue no prazo. Neste caso, você já deve se programar para essas situações, identificando e atuando o quanto antes sob possíveis dificuldades, além de garantir uma certa “gordura” ao estipular um prazo final de entrega.

  • Crie uma linha do tempo – o gerenciamento de projetos deve ter as tarefas divididas em estágios. Estabeleça prazos para quando suas metas e objetivos sejam concluídos. Saber quanto tempo cada etapa leva para ficar pronta ajuda a manter o projeto nos trilhos.

  • Aceite feedbacks constantes – principalmente após apresentar o seu plano inicial. Ouça o feedback de sua equipe, das partes interessadas e dos clientes antes de prosseguir.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau