Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
mvp

Qual é a importância de rodar um MVP? Como fazer?

Como você viabiliza as ideias do seu negócio? Uma ferramenta interessante é o MVP para testar as suas ideias antes de colocá-las no mercado. Ter um padrão mínimo de coerência e funcionalidade para um projeto ou produtos é essencial antes de investir tempo e dinheiro. Veja a seguir o que é e como funciona na prática o MVP!

O que é MVP?

O termo MVP (Minimum Viable Product ou Produto Minimamente Viável) é cada vez mais popular em todo o mundo. Refere-se a um tipo de teste de viabilidade de um projeto ou produto, com uma análise de como se comportaria no mercado, antes mesmo que a empresa invista sobre esta ideia.

Trata-se de uma técnica para testar o produto com o mínimo de funcionalidade. A ideia é realizar uma amostra bem-sucedida do melhor cenário possível deste produto. Esta metodologia envolve experimentação, aprendizado e muitas vezes superação.

Não se pode deixar de mencionar que esta técnica também está associada a experimentos de inovação, quando muitas vezes propõe-se lançar produtos que serão referência no mercado e novos diferenciais da empresa.

O MVP também se relaciona com um ambiente de desenvolvimento e que tem a proposta de ir ao público observar a sua opinião e comportamento sobre o possível lançamento. Saber ouvir a voz do cliente é essencial para as etapas de avaliação. Além disso, muitas vezes é preciso ter o reconhecimento da necessidade de melhorias, aperfeiçoando o produto ou serviço antes de, de fato, lança-lo ao mercado.

Como testar através do conceito de MVP?

Imagine um produto ou serviço que levou muito tempo para ser idealizado e projetado. O lançamento de um novo produto ou solução é uma decisão muito importante para os gestores, pois envolve investimentos e, se algo der errado, além de tempo e dinheiro mal empregados, pode colocar em risco a percepção da marca junto ao seu público.

É certo que nem todo produto e serviço dá certo e muitos até conseguem atingir um pouco de glória, mas não permanecem no mercado por muito tempo. Em época de aceleração e competitividade, o produto realmente precisa ser bom para ter sucesso e ir além.

mvp

Assim, o MVP – Produto Minimamente Viável é de grande importância para o seu negócio, pois quando você estabelece este conjunto de processos de desenvolvimento de produtos, permite simular, antes de lançar, a forma como ele irá impactar segmentos, mercados, concorrência, clientela e plataformas. É possível inclusive fazer previsões bastante claras sobre o que esperar por determinados período do produto no mercado e até criar estratégias bastante específicas.

Métricas, coleta de dados e simulação

Para saber como o mercado irá reagir e, assim, testar a viabilidade de um produto, é importante ter critérios sobre a sua funcionalidade para criar métricas. O que você está analisando? O que o faz ser um produto viável? Quais são as suas incertezas? Como espera que o mercado reaja? Como saberá se é viável ou se precisa de melhorias? Quem serão os potenciais clientes? É preciso definir o que colocar nos testes de viabilidade. A primeira etapa do processo, já com o protótipo do produto, é a coleta de dados.

DESTAQUE: Workshop: aprenda passo a passo como organizar um!

O que fazer com as informações obtidas no MVP?

Os seus testes irão fornecer diferentes tipos de informações, seja de performance de produto ou reações de consumidores. Estas informações devem ser analisadas com cuidado, pois podem indicar ações relevantes, como a precificação, ajustes, estratégias de marketing, custo-benefício, etc.

MVP para startups

As startups são empresas embrionárias ou iniciantes, em que geralmente são injetados investimentos externos para que cresçam muito rapidamente. Neste caso, o MVP é ainda mais essencial, pois torna possível encontrar melhores soluções para as funcionalidades para os seus lançamentos. Além de testar a solução e verificar a reação do público, é possível aperfeiçoar ainda mais a ideia e fazer melhorias.

Crie um MVP

A seguir, você poderá ter uma noção de como criar um MVP:

Proposta de valor – Por que você acha que o seu público irá precisar deste produto ou serviço? Quais as soluções que o produto traz a este público?

Escolha o público – As pessoas certas para o teste serão os futuros clientes. Desta forma, crie um perfil do cliente ideal, que possa contribuir para analisar, testar e melhorar ainda mais o seu produto. Seja detalhista.

Tenha critérios do que será testado – Defina o que está sendo testado em seu produto e também as suas incertezas iniciais. Defina as métricas do que será analisado.

Analise como é a resposta do mercado – Quais informações obteve em seus testes. É hora de formatá-las e contrapô-las com a realidade da sua empresa antes mesmo de tomar novas decisões.

Saiba ouvir o público – Ouça os feedbacks das pessoas sem contestar. Aprenda com o cliente a melhorar o seu produto.

Faça melhorias – É uma importante decisão. Afinal, o teste não é o produto final. É apenas um protótipo que pode ser melhorado e até reinventado.

Principais erros com MVP

Esta fase de testes e desenvolvimento o produto é muito gratificante, criativa e cheia de expectativas. A técnica MVP oferece muitos recursos para aprimorar ainda mais os seus produtos e ideias. Mas é preciso saber quais são os vícios de análise e erros comuns para evitá-los:

  • Evite trabalhar com um público muito extenso. Aprenda a segmentá-lo e lembre-se que este é uma fatia da sua amostra.
  • Não adianta rodar o MVP se não tiver a disposição de ouvir o seu público. Aprenda a considerar todos os tipos de feedback.
  • Defina um período de testes. Testes muito extensos não funcionam.
  • Tenha ferramentas de desenvolvimento de produto que envolvam a fase do MVP. Isso irá ajuda a formatar todo o procedimento.
  • Depois das melhorias, caso queira testar novamente o projeto ou produto, faça!

Veja também: Gestão do trabalho: quando se preocupar com ponto?

Gostou das dicas de como de como rodar um MVP? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau