diferença entre gestor e gerente de projetos

Projetos de inovação: como aplicá-lo na sua empresa

Saiba a importância dos projetos de inovação, as principais vantagens, cases de sucesso e quais modleo a sua empresa pode se encaixar.

Na atualidade as empresas precisam se adaptar e se adequar rapidamente aos novos cenários, e para que consigam evoluir em relação às tecnologias precisam iniciar projetos de inovação.

E assim organizar um planejamento com todos os objetivos que buscam alcançar, reconhecimentos que querem receber e realizar alterações a fim de evitar falhas no decorrer de cada etapa realizada.

New call-to-action

Quando se trata de projetos de inovação, muitos querem criar algo totalmente novo que a concorrência demora para conseguir copiar, mas o que muitos não sabem é que pequenas inovações também causam um grande impacto e provocam muitas diferenças.


Neste artigo iremos abordar:

  • O que são projetos de inovação?
  • Por que projetos de inovação são importantes?
  • 5 tipos de projetos de inovação.
  • Como implementar projetos de inovação na sua empresa?
  • Quais as principais vantagens?
  • Como funciona a gestão de projetos da Oitchau?

Boa leitura!


O que são projetos de inovação?


São mudanças significativas em algo já existente, que proporciona transformação e melhorias através da aplicação de tecnologias como ferramentas, plataformas, softwares e programação, para serem executadas de uma maneira mais intuitiva.

Proporciona a intensificação do processo criativo junto a metas e objetivos, que por meio das tecnologias aceleram a entrega de um diferencial de mercado, e entrega mais valor ao cliente

Com a transformação digital a exigência por transformações inéditas, mais convictas e de pouca concorrência aumentaram em relação aos projetos de inovação e acabou por exigir mais de todas as etapas de planejamento e finalização.

Por que projetos de inovação são importantes?


As empresas que seguem pela inovação têm mais chances de se manter viva no mercado, por estar sempre se atualizando, remodelando os modelos de negócio e se adaptando a cada tendência e novidade que foram surgindo.

Isso faz com que esteja um passo à frente da concorrência de mercado, e que se destaque entre os segmentos, pode acabar criando um sub nicho e ganhar muitos clientes exclusivos a partir disso.


Tem  grande valor de mercado por ser abrangente em relação ao novo, pode ser um projeto de inovação que ainda não estava rodando ou apresentava falhas e com a aplicação correta deslanchou como poder ser algo que não foi criado antes.

A importância é que abre novos mercados e novas criações, fazendo com que os clientes só tenham a ganhar e apesar de existirem outras opções de vendas, escolher adquirir o produto ou serviços da sua empresa, pela inovação aplicada.

5 tipos de projetos de inovação

 

E apesar de todos estarem diretamente ligados às novas tecnologias, existem diversos tipos de projetos de inovação, que podem se alterar de acordo com o mercado e tendência do setor.

E dentro deles existem os tipos de inovação que se resumem ao de configuração que envolve todo o processo de estrutura e lucro, o de oferta que foca no desempenho e resultado do produto e o de experiência ligada aos clientes, marca e canais.

Por isso, separamos 5 tipos de negócios promissores em projetos de inovação, que tem ganhado o mundo e podem servir como inspiração. Confira:

Apple


É o maior exemplo de inovação e status quo existente no mercado, a empresa norte-americana foca na tecnologia de consumo, entregando qualidade, facilidade e aparência em seus produtos.

Vai além de um smartphone, tablet ou notebook provoca uma experiência em seus usuários, que o fazem ficar horas em uma fila de lançamento de novo produto ou até que troquem com frequência os seus modelos pelos atuais.

O fundador Steve Jobs deixou um legado, pois mesmo após a sua morte a empresa continua mantendo os mesmo padrões e sendo em disparada a primeira escolha de muitos consumidores.

Nubank


Com o propósito de não ter apenas clientes, mas sim fãs apaixonados pela marca, a fintech brasileira (startup de finanças e tecnologia) tem em disparado o favoritismo de seus clientes, que espalham os cartões de crédito roxinho por toda parte.

E não se trata de apenas um cartão, com o sistema de fidelização de clientes em que apenas usuários com convite tinha uma chance de fazer parte da comunidade Nubank e por não cobrar grandes taxas como seus concorrentes, ganhou público rapidamente.


Agora convida os seus clientes a se tornarem donos de um pedacinho da empresa, para começarem a investir, foram outros adendos que colocaram na plataforma para se igualar a outros bancos digitais em relação a serviços de shopping, conta PJ.

Airbnb

Empresa de sistema de hospedagem online fundada na Califórnia, que proporciona conforto ao cliente que busca acomodações de acordo com datas disponíveis, regiões, valores e números de pessoas que desejar.

A plataforma mostra as opções de lugares para se hospedar de acordo com as preferências, desse modo o cliente pode falar diretamente com o anfitrião sobre a locação do local.

Por ser uma plataforma segura, em que o pagamento é todo feito por lá e a identidade do anfitrião deve ser comprovada, além de só receber após a saída do hóspede no local, faz com que as pessoas voltem a utilizar com frequência.

Ifood


Empresa brasileira de delivery de alimentos, em que é disponibilizado no aplicativo e site, alimentos e pratos feitos de  restaurantes e estabelecimentos cadastrados na plataforma, para o cliente receber o pedido na sua casa.

Atualmente já se estendem além dos restaurantes, passando a oferecer supermercados e farmácias também em sua plataforma, igualando serviços como os de seus concorrentes, e está na liderança da América Latina nesse segmento.

Com diversos catálogos com imagens dos produtos, descrição, preços e diversos cupons de desconto tem ganhado cada vez mais público, e acaba por criar o Clube Ifood com vantagens e mais descontos para quem contratar.

Amazon

A empresa multinacional de tecnologia norte-americana iniciou com o ecommerce (mercado de venda eletrônica) de diversos produtos, permitindo que o cliente pudesse comprar o que quisesse em apenas um só site.

Mas com a sua inovação se tornou também canal de streaming que oferece filmes, séries, músicas por assinatura ou por aluguel com planos básicos acessíveis. Além de computação em nuvem e inteligência artificial.

Aos assinantes de suas plataformas, sendo a de maior destaque a de livros com próprios leitores de e-books, fideliza seus clientes oferecendo entrega gratuita para a contração de qualquer plano.

Se tornou gigante no setor de tecnologia e inovação, estando no mesmo patamar que a Apple, Facebook, Microsoft e o Google.


Como implementar projetos de inovação na sua empresa?


É preciso seguir uma série de características, para criar uma estrutura de implementação e por isso separamos as principais para começar a deslanchar os projetos de inovação da sua empresa.

  • Planejamento, estruturação e cronograma;
  • Modelo de negócio: custos, concorrências, canais de venda e ganhos;
  • Canais de comunicação com o cliente;
  • Produto: desempenho, entrega, sistema ou locais que estará inserido;
  • Marca: identidade visual, logo, slogan;
  • Realização de testes;
  • Padronização de processos;
  • Valor: resolver um problema;
  • Diferencial: o que pode te destacar da concorrência;
  • Engajar clientes: fidelização, campanhas. 

Todos esses itens estão inseridos em uma estruturação de processos, que devem ser separados em sub etapas para serem cumpridas com qualidade, dentro do padrão e no prazo estipulado.


A estruturação deve ser pautada com as equipes responsáveis, para coletarem vários pontos de vistas diferentes, partindo do mesmo objetivo e pode ser realizada com metodologia ágeis para acelerar o processo,

Quais as principais vantagens?

Quando une objetivos a tecnologia, testes e estruturação, os resultados começam a surgir de maneira contínua e as metas começam a serem batidas, e tudo envolve muito planejamento e acompanhamento aos projetos de inovação.

Separamos as principais vantagens para você começar a implantar a inovação dentro da sua empresa.

  • Aumento das vendas;
  • Aumento de produtividade;
  • Estímulo à criatividade;
  • Maior competitividade;
  • Otimização de tempo;
  • Economia de custos;
  • Estratégias mais aprofundadas;
  • Conexão com os clientes;
  • Equipe mais engajada.

Os projetos de inovação entregam facilidade aos clientes e também para as equipes, pois a inovação deve ser investida e aplicada dentro de fora da empresa assim terá processos mais completos, intuitivos e que facilitam a análise final.

Como funciona a gestão de projetos da Oitchau?

A Oitchau  é uma plataforma de controle de ponto eletrônico digital, que aplica inovação em todos os seus processos e entrega aos clientes além de uma jornada de trabalho baseada em registro de horas.

Possui a gestão de projetos, em que pode ser adicionado o cronograma, tarefas, responsáveis e acompanhar todos os processos também de gestão de custos e faturamento. 

Permitindo que sejam emitidos relatórios de maneira automática, com interfaces duplas sendo uma do gestor que visualiza tudo e outra somente do colaborador que vê apenas a própria jornada.

New call-to-action

Tudo de acordo com a lei e a LGPD, mantendo uma segurança de sistema anti-fraude e facilitação de acesso dos arquivos pela nuvem e da plataforma online, podem logar de onde e quando quiser.

Quer saber mais? Agende uma demonstração gratuita e veja na prática o que a nossa plataforma pode fazer pela sua empresa ou se preferir acesse o nosso site.

Veja também: 6 vantagens de fazer uma boa gestão na sua empresa

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau