Squad: saiba as vantagens de ter um time para cada projeto

Saiba o que precisa fazer para aplicar essa metodologia dentro da sua empresa, as principais características e como funciona

Quando se trata de projetos, encontramos diversas metodologias, técnicas e maneiras de organizar a equipe para alcançar bons resultados e uma delas é conhecida como squad.

Consiste na divisão de equipes por determinadas expertises, cuidando de partes diferentes do mesmo projeto, com uma precisa organização e direcionamento para todas as etapas serem cumpridas por cada uma delas.


Não é uma tarefa fácil definir quais habilidades e competências são melhores para desenvolver o processo de estruturação e identificar quais colaboradores atuam melhor com as habilidades isoladas em um squad único.

Separamos os principais assuntos para te informar, quais os aspectos a serem seguidos para implantar o squad na sua empresa.

  • O que é squad?
  • Como funcionam?
    • Objetivos e entregas
    • Competências ou interesses
    • Principais características
  • Como desenvolver um squad na sua empresa?
  • Quais as principais vantagens do Squad?
  • Como a Oitchau pode te ajudar a gerenciar o Squad?

Boa leitura!

O que é squad?

Squad na tradução em inglês significa esquadrão, mas a metodologia squad está relacionada na divisão de equipes e subequipes, no qual cada um tem objetivos e tarefas multidisciplinares específicas.

Auxilia na organização interna da empresa, que acaba por se aprofundar mais nas ações dos colaboradores, por conta da divisão por habilidades diferentes e não por áreas ou setores.

O que acontece no squad é que os setores não se interagem, o que mantém a conexão de cada equipe responsável por cada projeto sendo direcionadas apenas ao objetivo determinado à eles.

Como funcionam?


Você pode estar se perguntando, como funcionam as lideranças no modelo squad, essa parte também se difere do modo tradicional em que cada setor tem seu líder ou gerência, no squad os próprios grupos fazem autogestão.

A autogestão funciona da seguinte maneira: tem grupos separados por competências, interesses e objetivos e entregas que são separados por grupos, tribos, capítulos e guildas.


A seguir vamos explicar como funciona essa divisão:

Objetivo e entregas

Onde ficam os squads e tribos, colocados em fileiras verticais. O squad é composto por até 10 colaboradores com competências distintas que vão se somando no decorrer do processo, e o esquadrão é mantido em próximos projetos.

São mantidos para manter a conexão e troca coletiva, focando no aperfeiçoamento das etapas, convivência de equipe e na autonomia para que a autogestão seja cada vez mais aprimorada.

Já as tribos é quando existe uma troca entre squads diferentes que possuem objetivos em comum, basicamente quando são projetos e clientes diferentes mas que buscam alcançar metas similares, ocorre uma troca para impactar melhorias em ambos.

Se tratando de troca, é por parte de aconselhamento ou experiência que deu certo ou errado e não de entregas de informações, pois cada cliente tem a sua individualidade e dados preservados.

Competências ou interesses


Onde ficam os capítulos que ficam organizados em sentido horizontal, o que faz se aproximarem de squads e tribos diferentes, tendo contato com mais de uma através dessa conexão horizontal e vertical.

Mas não vira bagunça, porque não é uma mistura dos squads pro inteiro, mas de pessoas com habilidades comuns que fazem parte de cada squad. Por exemplo: analista de marketing, cada squad terá um.

Os capítulos ficam responsáveis por se conectarem com todos os analistas de marketing, pois apesar de cuidarem de projetos diferentes possuem o mesmo objetivo dentro da marca.

Isso permite que os profissionais se alterem de squad mantendo a mesma habilidade e não desfalcando a equipe, os capítulos unem as competências em comum.

Já as guildas é o agrupamento de interesses em comum, funciona como uma ligação entre squads e capítulos, unindo as competências e interesses em comum para que haja troca de conhecimento.

Para gerar autonomia, desenvoltura e mais produtividade na equipe é preciso desenvolver a aplicar uma cultura organizacional de maneira engajadora, para que os colaboradores se sintam parte da empresa e entendam qual  propósito de estarem na equipe.

Principais características

No decorrer do artigo já citamos que o Squad funciona com equipes multidisciplinares que funcionam através da autogestão e fortalecimento da autonomia, mas existem outras características que compõem essa metodologia. São elas:

  • Ambiente colaborativo;
  • Tomada de decisão feita por cada squad;
  • Times menores de atuação;
  • Alguns profissionais podem trocar de squads, para trocas com outras equipes;
  • Valorização das competências individuais;
  • Ampliação de troca de conhecimentos;

Se a sua empresa atuar com pequenas equipes cuidando de projetos diferentes, mantendo mais atenção e direcionamento detalhado para cada cliente e que cresçam como profissional colaborando no desenvolvimento da empresa, os squads são o caminho.

Como desenvolver um squad na sua empresa?

O primeiro passo é fornecer um treinamento adequado para as equipes conseguirem trabalhar em grupos menores, podem ser feitos alguns dias teste para entenderem melhor o funcionamento, pois precisam estar preparados para a metodologia.

Seguir o com funciona, com as divisões de tribos, squads, capítulos e guildas, focando nos objetivos, competência e interesses seja em comum ou distintos.

Aplicar a cultura organizacional para terem mais transparência sobre a atuação da empresa, clima organizacional para manter o ambiente de trabalho ergonômico e saudável e também a gestão de conflitos para evitar o máximo de atritos possíveis.

Aplicar metodologias ágeis para a gestão de tempo e organização de tarefas, assim a equipe visualizou o que ainda falta ser feito, os prazos de entrega, responsáveis e tempo de reuniões.

Apesar de existir a autonomia e autogestão, é importante que realizem acompanhamento para checar se a metodologia squad está funcionando como deveria, para também fazer análise de dados e métricas por projetos.

A análise de métricas é importante para levantamentos de padrões nas ações e também para avaliar o que está funcionando e o que precisa melhorar, isso pode ser desenvolvido com as OKRs a metodologia de objetivos e resultados chaves.

E sempre verificar se o squad está funcionando para o seu modelo empresarial, vale o RH fazer essas verificações, tentando melhorar os processos ou buscando novas alternativas e metodologias para serem aplicadas em conjunto.

Quais as principais vantagens do Squad?

Com a equipe bem treinada, controlando o próprio poder de decisão e desenvolvendo  o pessoal e profissional a empresa consegue fazer mais direcionamentos de projetos captando mais verba e clientes.

Além de cada projeto receber um olhar e cuidado exclusivo por cada equipe, que podem receber pontos de vistas até mesmo de outros squads, trazendo mais dados para a análise de desempenho e também mais resultados para a empresa.

Além dessas vantagens, também há a possibilidade de realizarem feedbacks e assim fazerem ajustes com mais facilidades e melhorarem o clima organizacional sozinhos também, sem a intromissão de um gestor.

E cada squad pode possuir um gestor para supervisionar e ser responsável pelo acompanhamento, direcionamento e análise dos resultados, podendo notificar outros gestores sobre alterações e melhorias.

Como a Oitchau pode te ajudar a gerenciar o Squad?

Para gerenciamento de times, projetos, acompanhamento de horários, prazos e verbas é preciso ter o auxílio de uma plataforma que reúna tudo o que uma empresa precisa para organização de squad em apenas um clique.

A Oitchau é uma plataforma de controle de ponto eletrônico e que também atua com a gestão de home office, sendo escolha da empresa se utilizará nesse formato ou no presencial. 

Com armazenamento de dados em nuvem e acesso online, pode acompanhar tarefas, horários, emitir relatórios e folha de pagamento de onde e quando quiser, pode otimizar o tempo do RH e fazer gerenciamento de custos e faturamento.

Agende a sua demonstração gratuita e veja na prática tudo o que a nossa plataforma pode fazer pelo seu RH e gestão de projetos.

Veja também: Guia completo de como realizar gestão de projetos na sua empresa

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau