Metodologia ágil

O que é metodologia ágil? Como usar na gestão de projetos?

Você conhece o conceito de metodologia ágil? Pois saiba que a gestão de projetos ganha em muito com a aplicação desse tipo de estratégia. Ela é capaz de transformar a forma como as entregas e os resultados ocorrem, melhorando-os.

Essa, é claro, é apenas um dos tipos de metodologias para gerir projetos. Contudo, tem se mostrado cada vez mais assertiva pelo fato de que dá maior visão sobre os processos, o que melhora sua qualidade.

Para saber mais sobre esse tipo de metodologia, como funciona, quais os seus benefícios e como aplicá-las na gestão dos seus projetos, continue lendo. Abaixo, encontre tudo sobre ela e se surpreenda!

Sumário

O que são metodologias ágeis?

Esse é o nome que se dá às estratégias e modelos de gestão de projetos que não o encaram como uma coisa só. Isto é, um só projeto é visto como uma série de subprojetos. Portanto, aqui há uma divisão das fases.

New call-to-action

Assim elas nada mais são do que métodos que ao analisarem o projeto o entendem como algo segmentado, e não único. Por isso, determina as fases do projeto, quais antecedem ou sucedem quais, bem como os responsáveis por cada uma.

Note, então, que ao invés de um projeto que poderia levar 6 meses para chegar ao fim, temos vários subprojetos menores que podem, por exemplo, durar 2 a 4 semanas cada. Com isso, criam-se projetos dentro dos projetos.

E isso dá maior visão sobre o que está acontecendo, quem são os responsáveis por cada fase e os prazos e recursos disponíveis em cada etapa. Da mesma forma, a metodologia ágil permite maior gestão do projeto e permite a revisão dele, caso necessário.

Confira, na sequência, as principais vantagens no uso das metodologias ágeis – afinal,  existem diversas estratégias e modelos que seguem essa lógica – e, também, como colocá-las em prática na sua empresa para gerir com mais sucesso os seus projetos.

Quais são os benefícios das metodologias ágeis?

Como adiantamos acima, a metodologia ágil para a gestão de projetos traz uma série de benefícios bem interessantes. São diversos deles, cada um importante por seus próprios motivos. Veja, abaixo, quais são. Depois, confira como colocá-las em prática!

Maior gestão sobre as fases do projeto

Primeiramente, é inegável que a aplicação de estratégias baseadas em metodologia ágil permite melhor gestão do projeto. 

E isso é até mesmo um pouco óbvio. Afinal, quais são as maiores chances de enxergar as coisas em destalhes: quando se analisa o todo em um bloco só ou, então, quando ele se divide um subpartes?

Pois bem, é claro que é o segundo ponto que dá maior visão de detalhes e nuances específicas do projeto. Com isso, é possível saber desde logo qual é a necessidade que cada fase tem, seus responsáveis e como facilitar o desenvolvimento dela.

Portanto, apostar em estratégias de metodologias ágeis é uma forma de melhorar a própria gestão e garantir que o gestor tenha à disposição, de maneira clara, todas as informações e dados dos quais necessita para cumprir seu papel.

Melhoria da visão que os colaboradores têm sobre o projeto e necessidades dele

Não é apenas o gestor que passa a ter maior noção do que está acontecendo em um projeto com o uso de metodologia ágil. Esta também auxilia os próprios colaboradores que, por sua vez, são os responsáveis por desenvolver, efetivamente, as fases do projeto.

Desse modo, quando se utilizam estratégias ágeis, os colaboradores desde logo têm conhecimento de:

  • Quem são os responsáveis para cada fase;
  • Qual fase antecede e qual sucede aquela na qual o colaborador está envolvido;
  • De quais fases suas atividades depende;
  • Quais são as ferramentas necessárias e disponíveis;
  • Prazos e recursos para o desenvolvimento do projeto.

Portanto, isso ajuda na organização do trabalho e até mesmo no engajamento do colaborador, que entende onde ele se enquadra no meio de todo o projeto e como a sua fase é importante para a conquista do resultado final.

Facilita a mudança do rumo do projeto, quando necessário

Quando o projeto se subdivide em fases menores (subprojetos) conforme propõe a metodologia ágil, é possível mudá-lo – caso seja necessário, é claro – com mais facilidade. Isto é, tomar novos rumos e decisões.

Não raro o projeto parece completamente estruturado e, no decorrer de sua execução, notam-se pontos não tão claros anteriormente que podem afetá-lo. Nesse sentido, veja que quando se tratam de fases menores, encontrar soluções e desvios que corrijam os rumos é mais fácil.

Evita erros comuns

New call-to-action

É natural que algumas fases e necessidades se repitam em projetos sucessivos da sua empresa. Por isso mesmo, também é possível detectar problemas que normalmente se apresentam e, com isso, desenvolver uma técnica que permita o desvio desses erros desde logo.

Melhoria do resultado final dos projetos

Por fim, é claro que a aplicação de metodologia ágil permite a melhoria no resultado final do projeto, com a maior satisfação do cliente, seja ele a própria organização ou externo.

Como aplicar as metodologias ágeis para gestão de projetos?

Existem alguns pontos essenciais para aplicar as metodologias dita ágeis no dia a dia da empresa. Veja quais são e garanta os benefícios acima!

Conheça tipos de metodologia ágil e escolha a melhor para você

Existem vários tipos dessas metodologias. Por isso, é importante que os gestores saibam quais estão disponíveis e quais as que melhor se enquadram nos projetos da empresa. Dentre as principais podemos citar:

  • Scrum;
  • Nexus;
  • Lean;
  • Kanban.

Treine seus colaboradores

Ainda, é necessário que os colaboradores entendam como usar a metodologia ágil e como ela se fará importante no desenvolvimento do projeto. Isto é, esclareça porque está adotando-a e como melhor utilizá-la.

Inclua o cliente

Ainda, é importante que o cliente tenha conhecimento da metodologia que será aplicada e como serão as entregas de resultado. No caso da metodologia ágil, os resultados são constantes, pois o projeto se torna vários subprojetos.

Isso aproxima o cliente da empresa e faz com que ele se sinta parte do resultado final, o que é interessante para a relação dele com a sua empresa.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau