diferença entre gestor e gerente de projetos

Diferença entre gestor e gerente de projetos: qual é?

Muitas pessoas não entendem que existe diferença entre gestor e gerente de projetos, e mesmo que sejam utilizados como sinônimos, gestor e gerente de projetos não são a mesma coisa.

Isto é, tratam-se de cargos diferentes que possuem atribuições próprias.Mesmo que eles possam ter atividades semelhantes – ou com om mesmo fim ou mesmo objetivo – o dia a dia é diferente para cada um. Ou seja, cada um desses profissionais trabalha de modo diferente.

Para não confundir mais os termos e entender de uma vez por todas qual é a diferença entre essas funções, continue lendo. Abaixo você conhece cada um, a importância que eles possuem e como se diferenciam.

Sumário

Gestor x Gerente: Você sabia que termos não são sinônimos?

Pois é, isso pode pegar muita gente de surpresa, mas os termos não são coincidentes. Por isso, cada um deles se refere a uma profissão diferente que possui, por sua vez, atividades próprias e que se diferenciam do outro.

Uma vez que não são sinônimos e não se atrelam às mesmas atividades, é essencial que os gestores e o RH saibam como diferenciá-los, certo? Em caso contrário, não será possível distribuir corretamente as atividades dentro da empresa.

New call-to-action

Em outras palavras, saber a diferença entre gestor e gerente de projetos faz parte da organização da empresa. Afinal, reflete sobre a distribuição de responsabilidades e papéis no dia a dia da empresa e dos projetos.

Portanto, não deixe de conferir, na sequência, tudo sobre cada uma dessas profissões. Confira o que cada uma realiza, as atividades às quais se relacionam e, com isso, garanta a correta organização empresarial.

Atribuições do gerente de projetos

Primeiramente, é necessário saber as atribuições – isto é, as atividades – que cada um desses profissionais recebe. Assim, comecemos pelo gerente de projetos. Quando falamos em gerência, estamos nos referindo a departamentos específicos.

Ou seja, alguém que gerencia tem o poder de gerenciar um setor bem específico e muito bem determinado. É o caso, por exemplo, do gerente de finanças (do departamento financeiro) e do gerente de marketing (que gerencia o setor de marketing).

O mesmo ocorre com o gerente de projetos: ele é o primeiro superior hierárquico que realmente gerencia de perto o desenvolvimento das atividades de um projeto em específico.

Note que nem sempre a empresa terá um setor de projetos, em si, sendo mais comum que estes se desenvolvam nos setores que já existem.

Agora, considere que a organização desenvolva um projeto de marketing. Nesse caso, o gerente de projetos poderá ser o gerente de marketing ou, então, quem assume as responsabilidades de acompanhar o projeto específico dentro da equipe que o desenvolverá.

São atribuições, então, do gerente de projetos:

  • Organização dos projetos, de modo a determinar questões relacionadas às fases, à ordem delas e às atividades necessárias para cada uma;
  • O planejamento do projeto, com a determinação do escopo e dos passos para que ele se torne uma realidade;
  • Execução de atividades que facilitem o trabalho dos demais membros da equipe de projetos. Por exemplo, a organização das atividades em ferramentas de gerenciamento de projetos, de modo a dar visão dos passos a todos. Ou, então, a apresentação de soluções e a supervisão das atividades.

Portanto, veja que as atribuições do gerente são um tanto quanto administrativas, pois ele administra um setor ou um projeto.

Atribuições do gestor de projetos

Da mesma forma, para saber a diferença entre o gerente de projetos e do gestor de projetos é necessário saber quais são as atividades e responsabilidades que este tem dentro da empresa.

Como vimos acima, o trabalho do gerente é mais específico e se dá dentro de um setor ou departamento determinado. Por isso, ele se relaciona especificamente com uma área.

Por outro lado, o gestor acumula mais atribuições. E isso se dá justamente porque seu trabalho acumula questões em que ele possui maior noção sobre a situação e possibilidade da empresa, influencia sobre isso e ao mesmo tempo precisa criar o ambiente que torne os projetos possíveis.

Portanto, essa é uma profissão que, ao mesmo tempo, responsabiliza-se da administração empresarial – com cuidado de recursos patrimoniais, humanos, financeiros, de marketing, concorrência e produção – e, também, às questões referentes ao gerente.

Note que um gerente de projetos irá gerir o desenvolvimento destes. Porém, ele não tem qualquer poder de mando ou de influência e gestão sobre as finanças que serão aplicadas e os recursos disponíveis.

Contudo, isso não se aplica ao gestor. Ou seja, ele pode se aproximar da equipe no desenvolvimento específico da atividade que faz parte de um projeto final ao mesmo tempo em que dá pitacos e possui poder de mando sobre questões financeiras, humanas ou patrimoniais necessárias.

Assim, o que temos é que um gestor acumula mais atividades e responsabilidades do que um gerente. O trabalho deles pode ser conjunto, mas o primeiro sempre terá mais peso em suas atividades.

Afinal, qual a diferença entre gestor e gerente de projetos?

De modo geral, eles se diferenciam pelo fato de que o gerente de projetos está na atuação de administrar uma equipe. Por outro lado, o gestor deve ajudar no direcionamento da equipe ao criar condições para que seus projetos seja possível.

Considere, por exemplo, de que nada adianta uma boa equipe e uma boa delimitação de projeto caso não haja recurso financeiro disponíveis para os objetivos traçados. 

New call-to-action

Portanto, por mais que o gerente tenha a possibilidade de desenvolver um trabalho bom com a equipe, somente com a atuação do gestor – que reconhece a necessidade de recursos e os libera – é que essa execução será possível.

Desse modo, tem-se que são atividades que se complementam. Ainda, tenha em mente que o gestor pode gerir uma equipe, mas o gerente não pode ocupar as atribuições do gestor, que são maiores.

Assim, tenha isso em mente ao distribuir as responsabilidades na sua empresa e ao constituir equipes para o desenvolvimento de projetos. 

É preferível que o gestor tenha especialização mais profunda em administração e gestão, enquanto o gerente apenas administra as atividades e o dia a dia do setor. Ao final, os trabalhos de ambos se somam para permitir a realização dos projetos.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau