6 vantagens de fazer uma boa gestão de projetos na sua empresa

Saiba as principais vantgens de aderir a gestão de projetos junto a tecnologia, e descubra como ela funciona na prática na sua empresa

Todas as empresas possuem metas que devem ser cumpridas pelo seu time de colaboradores, mas realizar o acompanhamento nem sempre é uma tarefa fácil, por isso é importante administrar a gestão de projetos.

Desde o planejamento até o plano de ação, precisam estar registrados para serem realizados comparativos e atualizações em tempo real, assim os imprevistos no decorrer do projeto podem ser resolvidos rapidamente.

Por isso, trouxemos as principais dicas que vão contribuir para as  melhorias na gestão de projetos da sua empresa. Confira:

  • O que é gestão de projetos?
  • Como funciona a gestão de projetos?
  • As 6 principais vantagens da gestão de projetos
  • Qual a sua importância?
  • Como a Oitchau pode te ajudar na gestão de projetos?

Boa leitura!

O que é gestão de projetos?


Como todo modelo de gestão está ligado a ter uma liderança diante a várias equipes que estão atuando com diversos projetos, realizando o acompanhamento, dando feedbacks e fazendo atualizações.

Tem o intuito de fazer os projetos serem concluídos com mais eficiência e em um prazo menor de tempo, além de acompanhamento também precisa participar e colaborar na execução.

Afinal, é melhor analisar na parte prática ao invés de apenas observar, pois é possível identificar problemas e adaptar o projeto para evitar falhas comuns.

Como funciona a gestão de projetos?


A gestão de projetos é responsável por definir custos, recursos que serão utilizados, conhecimentos que serão aplicados e quais as habilidades necessárias para a execução do projeto.

Cada projeto é considerado um empreendimento, pois as habilidades e recursos serão diferentes para cada um deles. Por isso é importante manter uma organização e armazenamento de todos os detalhes.

O que precisa ter para a criação e desenvolvimento de um projeto:

  • Objetivos;
  • Metas;
  • Planejamento;
  • Criação e construção;
  • Tarefas de ações;
  • Responsáveis por cada ação;
  • Acompanhamento;
  • Adaptação ou ajustes;
  • Finalização.

Seguindo essas etapas, elas servem de base para qualquer projeto, a alteração vai de acordo com cada tema ou segmento, mas  já é possível imaginar qual cenário a gestão de projetos se enquadra e criar um direcionada mais adequada.

É o que chamamos de tarefas interdisciplinares, pois essas etapas são comuns a mais de um direcionamento, apesar de partirem dele podem criar formas completamente diferentes.

E a partir disso a empresa pode colocar o seu DNA e padrão no estilo que os projetos são feitos, trazendo mais facilidade e autonomia aos colaboradores que já estão acostumados com o modelo.

O que também contribui muito são as metodologias agéis, conhecidas como scrum, lean, kanban e smart, que fornecem organização em relação a tempo, prazos e também tarefas, listando o que está sendo feito, o que ainda não foi iniciado e o que foi finalizado.

As 6 principais vantagens da gestão de projetos


Sem dúvidas, utilizar ferramentas que facilitem toda a organização e facilite no recolhimento de dados para acompanhamento é uma das maiores vantagens de se adquirir a gestão de projetos, por conta de toda autonomia que oferece.

Mas como já citamos as etapas bases para serem aplicadas a cada projeto, também separamos as 6 principais vantagens da gestão de projetos. Confira:



Controle das etapas

Melhora o monitoramento, sem precisar que o líder olhe um a um e tenha que recorrer todas às vezes para saber em qual etapa os projetos estão.

Com a gestão de projetos é possível que monitore todos os projetos e já saiba em tempo real qual foi a última atualização e o que está em atraso. 

Mantendo um maior controle das ações, e poder intervir a qualquer momento que for necessário. Além de poder realizar as cobranças e feedbacks na própria ferramenta.

Cumprirem os prazos

Com a organização e planejamento, já se estabelece um cronograma com todas as atividades, datas de entregas e seus devidos responsáveis. A gestão de projetos otimiza o tempo acelerando o cumprimento dos prazos.

Assim os atrasos são evitados e o cronograma segue corretamente para finalização, até que recebam um novo projeto para darem início.

Redução de riscos 


Com o controle das etapas e cumprimento dos prazos, é reduzido as chances de cometerem erros e atrasos durante o desenvolvimento do projeto.

O planejamento também contribui nesta parte, por já prever possíveis riscos e acionar o alerta vermelho, quando algo não está indo conforme o esperado.

Economia de recursos


Quando se tem o controle de todos os projetos, é mais fácil poder reduzir gastos e custos também, pois os valores que seriam utilizados para margem de erros ou atrasos, são retidos para novos projetos.

E essa economia se dá apenas pelo controle e anotações financeiras, que devem constar todas as entradas e saídas do financeiro para cada projeto, direcionado qual precisará de mais recursos e qual sobrou recursos.

Tomadas de decisão

Com a contribuição da equipe, o líder não precisa tomar todas as decisões sozinho, elas podem ser discutidas em conjunto, que é chamada de liderança colaborativa.

Isso gera mais autonomia para a equipe e ajuda a encontrar novos talentos e profissionais promissores internamente.

Aumento de produtividade e engajamento

Quando os colaboradores já sabem exatamente quais são os próximos passos, e como a sua função é importante e indispensável dentro de um todo, se sente mais motivado a realizar as ações e fazer as entregas.

Isso aumenta o engajamento do time, que irá buscar sempre entregar dentro do prazo, mantendo a qualidade e tornando o ambiente cada vez mais produtivo.

Esses benefícios podem ser adquiridos através do uso da tecnologia, que seria englobar todas as informações em uma plataforma de gestão de projetos, para o líder poder acessar todos os projetos e os colaboradores o projeto que faz parte.

Qual a sua importância?

Porque organiza, idealiza e finaliza todas as etapas possíveis de um projeto, desde a ideia até as falhas e as correções, fortalecendo os indicadores bases que dão forma a todos os processos.

Contribui na otimização de tempo, autonomia e cumprimento de metas da equipe, fazendo com que a empresa se desenvolva e melhore no crescimento gradativo, pois mantendo o ritmo e a qualidade irá atrair mais clientes.

Como a Oitchau pode te ajudar na gestão de projetos?

A Oitchau é uma plataforma de controle de ponto que também possui a função de gestão de custos e também a de gestão de projetos. O armazenamento é na nuvem e o acesso é totalmente remoto.

Pode acessar de onde e quando quiser, além de poder colocar todo o seu cronograma, monitorar as ausências e horários de todos os funcionários e saber quais custos foram gerados para o faturamento da empresa.

Atua dentro da lei e das portarias relacionadas a controle de ponto eletrônico do Ministério do trabalho, protege os dados de acordo com a LGPD e possui sistema antifraude através de localização, reconhecimento facial e por chip.

Agende uma demonstração gratuita e conheça na prática essa plataforma que vai mudar a sua gestão de projetos.

Veja também: Guia de Gestão de Projetos do início ao fim

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau