metodologia ágil

Metodologia ágil: o que você precisa saber sobre ela

O conceito de metodologia ágil é relativamente novo no mundo corporativo. Ele apareceu paralelamente ao crescimento da área de TI, o qual, devido as crescentes pressões do mercado por inovação, produtividade e mais qualidade dos produtos (softwares), percebeu a necessidade de uma melhoria nas técnicas de desenvolvimento, onde o foco principal é a satisfação do consumidor.

A seguir, neste artigo, vamos discutir mais aspectos sobre o tema. Acompanhe!

O que é metodologia ágil?

A metodologia ágil de trabalho tem como proposta realizar projetos com um funcionamento mais eficiente e acertado, por uma metodologia de gestão que valoriza mais a dinâmica e a interação entre os colaboradores. Procedimentos imutáveis, documentos volumosos e burocracias dão lugar a uma maior produtividade, entregas rápidas, feedbacks e comunicação.

Para entender como surgiu a também conhecida como metodologia agile, vamos voltar um pouco na história, mais precisamente no ano de 2001, quando um grupo de renomados desenvolvedores de softwares, cansados dos modelos engessados e burocráticos de gestão de projetos do setor, lançou o que é conhecido como Manifesto Ágil.

Esse manifesto representava uma reação a um modelo de desenvolvimento de programas que já não gerava as soluções que atendiam às necessidades do público, mas que meramente seguia rígidas regras corporativas ultrapassadas de gestão de equipes.

Neste sentido, os princípios que regem a metodologia ágil são a:

  • Valorização dos indivíduos participantes, mais do que os processos e recursos materiais utilizados;
  • A priorização do funcionamento do software mais que das atividades burocráticas.
  • A cooperação com o cliente é priorizada em relação aos contratos;
  • A capacidade de resposta a mudanças tem maior foco do que os planejamentos fixos.

Esses quatro pontos principais revolucionaram essa área, com consequências que chegaram até os dias atuais.

Essa mudança de um funcionamento convencional das empresas para a ágil, no entanto, demanda uma modificação na mentalidade dos colaboradores, pois a forma de atuar se torna completamente diferente. Os profissionais passam a atuar de forma multifuncional e versátil.

Metodologia tradicional X ágil

Descubra quais são as principais diferenças entre a metodologia tradicional x ágil:

  • Os métodos tradicionais costumam ser menos sucessíveis a alterações, tento como característica a inflexibilidade, já o método ágil pode ter a sua rota recalculada rapidamente;
  • A opinião dos clientes e dos usuários é importante em todas as etapas da metodologia ágil, enquanto nas tradicionais ela é pouco visada;
  • Na metodologia ágil, os colaboradores tem as suas opiniões relevadas, e alguns deles, como a metodologia ágil Scrum, o “chefe” tem o papel de fornecer todo material para que os profissionais executem o seu trabalho e não de dar ordens;
  • Dentro de um projeto que segue as metodologias tradicionais, a extensão do tempo, tornando o projeto infinito, pode ser comum. Já na metodologia agile, os prazos são definidos e uma ação que está demorando muito deve ser eliminada ou desmembrada.

Qual a importância da metodologia ágil na empresa?

Os métodos permitem que as atividades sejam otimizadas, poupando tempo com ações burocráticas e priorizando o diálogo entre o time para o alcance de metas e para a obtenção de sucesso.

Como vimos até então,  o conceito foi a alternativa encontrada quando observaram que a forma convencional de desenvolvimento de softwares estava gerando um grande número de falhas, rejeições e retrabalhos. Além disso, diversas funcionalidades desses programas ficavam sem ser utilizadas, ou seja, muita energia era empreendida sem nenhum retorno.

Sob este contexto, os benefícios da nova forma de condução das ações são diversos. Há mais eficiência, com um número maior de entregas e diversos feedbacks, que auxiliam no aprimoramento contínuo.

Indo mais além, o projeto pode ser alterado ao longo do desenvolvimento do processo. Isso permite a aprendizagem com erros, incrementações de forma o cliente fique realmente satisfeito ao final e também uma maior liberdade de atuação.

Outros aspectos positivos do conceito é a melhoria da comunicação entre os profissionais e também com os clientes e a maior autonomia e disciplina da equipe. Além disso, as tarefas são constantemente revisadas e os problemas são antecipados por meio dessas avaliações.

New call-to-action

Metodologia ágil: exemplos

Existe uma infinidade de metodologias ágeis de trabalho diferentes, por isso vamos apresentar um pouco mais sobre as principais delas e como podem melhorar os resultados das empresas. Confira abaixo.

1. Scrum

A metodologia ágil Scrum, se baseia em ciclos de tarefas denominados Sprints. No início, é montada a Product Backlog, uma listagem com todas as demandas de atividades para que o projeto seja finalizado. A cada Sprint, o grupo se reúne e define as tarefas dessa lista que vão ser executadas no período.

Isso é repetido sucessivamente, até que a atividade seja concluída. No processo a equipe faz reuniões diárias e de revisão dos procedimentos já realizados para garantir o alinhamento das ações.

Essa metodologia ágil pode contribuir com a melhoria dos resultados através da promoção de uma dinâmica de revisões constantes. O manejo do tempo otimiza a realização das tarefas, pois há prazos definidos para a conclusão de tarefas e ciclos iterativos, onde a cada vez se aproveita os resultados da etapa anterior.

Além disso, há um volume maior de entregas, dando a oportunidade de o cliente acompanhar as ações e dar o seu feedback. Com isso, o projeto pode ser constantemente aperfeiçoado.

2. eXtreme Programming (XP)

O eXtreme Programming é uma metodologia ágil que tem como pilares a agilidade, a economia de recursos e a qualidade. A equipe baseia a sua atuação em valores, que são a comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito.

A proposta é a de que o trabalho envolva pequenas reuniões diárias de alinhamento, encontros gerais para a definição do trabalho, integração das tarefas realizadas e entregas frequentes. Além disso, é recorrente o uso de metáforas para facilitar o entendimento e mudanças incrementais ao longo do processo.

O XP permite que seu time tenha mais sinergia e que ele opere de forma ética, devido à orientação pelos valores. Além disso, ele permite uma maior eficiência e o recebimento de feedbacks constantes, devido ao grande número de entregas. Você também terá ótimas oportunidades de revisão e alinhamento do trabalho com as reuniões diárias.

3. Lean Development

A proposta principal do Lean Development é a eliminação de desperdícios e a maximização da qualidade do produto. Documentos numerosos e excessivos e funcionalidades extras que não são utilizadas são eliminados para otimizar o trabalho. Além disso, a equipe se torna multifuncional em vez de trabalhar com revezamentos.

As decisões são adiadas para o momento mais oportuno, de forma que elas possam ser tomadas com base em evidências empíricas. Além disso, essa metodologia ágil se destaca pelas entregas rápidas, para gerar a oportunidade de feedback.

Por meio do Lean Development, é possível otimizar todos os processos. Além disso, existe a possibilidade de maximizar a qualidade do trabalho e de se evitar os desperdícios.

4. Dynamic System Development Model (DSDM)

Por fim, o DSDM é voltado para projetos com prazos menores e orçamentos fixos. As suas funcionalidades podem mudar, mas os prazos no geral não são alterados. O desenvolvimento é iterativo e incremental e o cliente e a equipe constroem uma relação cooperativa.

Outro ponto relevante sobre essa metodologia ágil é que as ações para modular o produto, a concepção, desenvolvimento e implementação são todas interligadas. O DSDM traz como vantagens a efetividade, a possibilidade de o cliente saber os valores desde o início, os prazos fixos e a integração de todas as etapas do processo.

Como implementar metodologia ágil?

Agora que você já sabe o que é e conhece os principais exemplos de metodologia ágil, entenda como a implementar dentro da sua empresa:

  • Faça a sua escolha dentre as metodologias ágeis;
  • Comece a introduzir na cultura organizacional da sua empresa;
  • Prepare a equipe e mantenha ao seu lado os profissionais mais animados e aptos a ensinar os demais colaboradores;
  • Escolha os cliente e projetos que farão parte dos primeiros teste com a metodologia ágil escolhida;
  • Mantenha a disciplina e não deixe a equipe desvirtuar da metodologia;
  • Ao fim do projeto, a análise, identifique os erros e acertos e esteja pronto o implementar em outras ocasiões.

Otimize a sua gestão de projetos

A metodologia ágil veio para facilitar o trabalho de empresa que atuam com a formulação de projetos de curta e longa duração.

Apesar de sua criação ter sido voltada principalmente para a área de desenvolvimento de softwares, ela pode ser utilizada em diferentes setores.

Se você gostou desse conteúdo e deseja continuar otimizando os seus processos de gestão de pessoas, confira outros artigos como esse no blog da Oitchau.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau