Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
sprint de projetos

Sprint de projetos: Você sabe o que é? Veja aqui!

Sprint de projetos é um importante conceito que auxilia na gestão de projetos. Ele se relaciona com a organização e com o cumprimento de prazos. E por isso vem sendo cada vez mais adotado nas empresas.

Conheça, hoje, o que é Sprint e como ele pode ajudar a sua empresa nos projetos, seja na concepção deles, na execução e na entrega do produto de acordo com o planejado.

O que é Sprint de projetos?

sprint de projetos

O Sprint faz parte de um outro conceito, que se refere ao Scrum de projetos, que é uma metodologia de organização, gestão e planejamento de projetos.

Dentro desse conceito o Sprint trabalha como período pré-definido dentro do qual as atividades devem ser executadas. Nesse caso os projetos seguem a periodicidade mensal.

“Sprint” é um nome que vem da área de corridas de curta distância e a curto tempo. Isso se reflete nos projetos que usam essa metodologia. Eles têm um período curto para seu desenvolvimento.

Outra questão importante do Sprint de projetos é que ele sempre segue o período máximo de um mês. Cada fase pode ter duração máxima de 04 semanas de mínima de 01 semana. Isso ajuda na organização e na gestão do tempo.

O Sprint corresponde a uma fase do projeto e não ao projeto inteiro. Cada sprint pode ter até 04 semanas, e não o projeto todo. Isso significa que cada fase e suas atividades essenciais possuem um período de 30 dias para se desenvolver.

Outra questão importante é que cada Sprint, por si só, é formado por inúmeras fases e atividades. Abaixo, veremos quais são elas para que o conceito fique claro para você e para a sua empresa.

Em resumo o Sprint de projetos se caracteriza por:

  • Compor a gestão de projetos;
  • Abarca cada fase do projeto que deve ser organizada dentro do período máximo de 04 semanas;
  • O período mínimo da Sprint é de 01 semana;
  • Cada fase terá uma Sprint específica com tempo específico (de 01 a 04 semanas) que possuem executores e responsáveis também específicos.

Para que serve a Sprint de projetos?

sprint de projetos

Ela serve para a gestão de projetos, sendo uma ferramenta desse tipo de cuidado. Isso porque a gestão serve para acompanhar o projeto, garantir o respeito aos recursos e aos prazos e reconhecer erros ou desvios de rota.

É isso mesmo que o Sprint permite. Ao delimitar o espaço em que cada fase do projeto deve ocorrer, ele também dá visão completa sobre cada ponto que compõe o resultado final.

Isso dá segurança às equipes que desde logo possuem toda a orientação necessária. Sabem quem são os responsáveis pela fase e os seus gestores. O que se espera dessa fase e em quanto tempo ela deve ocorrer.

Outro ponto em que isso influencia é no trabalho das próximas equipes que assumirão as próximas Sprints. Isso dá maior sensação de responsabilidade e de pertencimento à empresa, o que ajuda no engajamento das equipes.

A Sprint de projetos serve para:

  • Delimitar o que será feito naquela fase;
  • Entender quais são as necessidades desse ponto do projeto;
  • Estipular responsáveis;
  • Determinar prazos específicos;
  • Engajar os colaboradores;
  • Melhorar as possibilidades do resultado final do projeto.

Como é a Sprint de projetos?

sprint de projetos

Agora que você já sabe o que é esse conceito e como ele auxilia nos projetos das empresas, conheça as fases que compõem cada Sprint. Da mesma maneira que ela é uma fase do projeto, possui diversas fases e passos internos.

Reunião de planejamento de Sprint

Para colocar a Sprint em ação comece promovendo a sua reunião de planejamento. Nela devem estar o time de desenvolvimento (equipe responsável pela fase), o gestor dela e o gestor do projeto.

Esse é um passo prévio à Sprint em si e serve para programá-la, o que ajuda na gestão do projeto em cada uma de suas fases.

Aqui se define o que será entregue até a próxima Spring (prazo máximo de 04 semanas e mínima de 01 semana). Outro fator que é definido aqui é como serão as atividades para entregar o resultado que se espera dessa fase.

É importante esclarecer que o prazo não deve ser indefinido, entre 01 e 04 semanas. É necessário estipular um específico (01, 02, 03 ou 04 semanas), somente respeitando os limites mínimos e máximos e levando em consideração a realidade.

Desenvolvimento

O Sprint de projetos tem continuidade no desenvolvimento, que é a execução dele e das atividades que lhe compõem. Esse é o trabalho, em si, de acordo com o planejamento e com o que é preciso para o resultado final dessa fase.

Reunião diária

O bom desenvolvimento do Sprint e da gestão de projetos em si depende da realização de reunião diária. Nela devem participar os integrantes do time de desenvolvimento e não os gestores de projeto e da equipe.

Deve-se tratar a equipe como um grupo de colaboradores capazes de se auto-gerir de acordo com um projeto pré-delimitado. Ela tem autonomia para analisar o avanço do projeto, enquanto as decisões mais importantes dependem do gestor.

Essa reunião é importante para a equipe entender se está avançando no projeto de acordo com o planejamento do Spring e do seu prazo. Outro ponto é que ela analisa cada atividade e se elas estão de acordo para o resultado final.

Uma reunião desse tipo não deve demandar mais do que 15 minutos diários. É importante que haja objetividade para que não se perca tempo.

Revisão de Spring

O passo seguinte corresponde à revisão. Essa é a parte do gerenciamento de projetos em que há a comparação entre o planejamento e o resultado que a equipe obteve. Nesse caso podem ser necessárias adaptações e alterações.

Nessa fase da Spring de projetos é que ocorre a análise sobre eventuais atividades que ficaram pendentes e que não cumpriram os prazos. Tudo deve ser visto com cuidado, procurando-se o porquê dos erros e dos acertos.

Isso auxilia em projetos futuros e mesmo no conserto e adaptação deste que já está em curso.

Ao final dessa fase pode ocorrer a atualização do Blacklog do Produto, que corresponde ao planejamento inicial. Isso dependerá de alterações na execução do projeto ou de novas decisões que foram tomadas no meio do caminho.

Retrospectiva

A última fase é a avaliação do produto e junto a ela a apresentação, pelos gestores, de modos de melhoria dos próximos projetos e de instruções. Aqui ocorre o engajamento dos colaboradores e a reflexão para melhorias no futuro.


Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau