Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
gestão de projetos

Gestão de projetos e sua relevância no cotidiano da empresa

Uma boa gestão de projetos pode ser o fator determinante entre o sucesso e o fracasso de uma estratégia empresarial. Ter uma forma estruturada de planejar, executar e monitorar os projetos faz toda a diferença na hora de entregar um resultado de qualidade, e, por fim, satisfazer as necessidades dos clientes internos e externos. 

Ao longo deste artigo, vamos discorrer mais sobre quais as vantagens de aplicar esta gestão na sua empresa de forma assertiva. Veja a seguir!

O que pode ser definido como projeto?

Trata-se de todo esforço temporário empreendido para desenvolver um produto, serviço ou resultado único. Logo, a partir dessa definição, podemos concluir que um projeto:

  • Deve produzir uma entrega exclusiva;
  • Obrigatoriamente, possui início, meio e fim;
  • Não se repete no dia a dia de trabalho, afinal as suas tarefas estão relacionadas a uma entrega específica.

Em relação a este último ponto, um projeto é considerado único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas –  muitas vezes, inclusive, vindas de diferentes organizações.

Ou seja, as empresas organizam projetos para promover as mudanças necessárias à sobrevivência do negócio, que vão desde estratégias de melhoria da operação até medidas para atender o planejamento estratégico. Neste contexto, para garantir que as iniciativas realmente saiam do papel, existe a figura do gerente de projetos, uma peça-chave para implantar a gestão de projetos.

Documentos Admissionais

O papel do gerente de projetos

Este profissional tem a responsabilidade de estar à frente da gestão de projetos, liderando e coordenando todas as atividades envolvidas. Trata-se do líder de estratégia, que conduz a equipe na busca pelo resultado. Fazendo um comparativo, é como se o gerente fosse um maestro que coordena todos os instrumentos de forma harmoniosa, formando uma sinfonia perfeita.

É atribuição do gerente de projetos definir as tarefas, junto à equipe, e buscar a solução mais adequada aos objetivos e metas pré-alinhadas. 

Além disso, para facilitar, separamos em tópicos as funções de responsabilidade do gerente:

  • Desenvolver um plano para o projeto;
  • Motivar sua equipe para executá-lo;
  • Gerenciar possíveis riscos;
  • Elaborar e controlar o cronograma de execução;
  • Definir e monitorar o orçamento do projeto;
  • Comunicar-se com as partes interessadas;
  • Encerrar a iniciativa;
  • Dentre muitas outras atividades.

Gestão de projetos: um overview

O gerenciamento de projetos, praticado antes informalmente, é um conjunto de práticas e competências utilizadas para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos de uma organização. 

A área começou a tomar forma como profissão a partir da ascensão das grandes indústrias, na segunda metade do século 20. 

Esse tipo de metodologia surgiu com a necessidade de se buscar tempos de execução cada vez mais otimizados, para se alinhar os objetivos das empresas e os métodos de trabalho de stakeholders, clientes e patrocinadores. Em outras palavras,  gestão de projetos trata de tudo aquilo que é feito para garantir a realização de um projeto.

Em um trabalho sem gerenciamento, definição de metas, alinhamento entre o escopo e métodos é impossível de se executar a tomada de decisões que tragam benefícios reais para a empresa.

A padronização de atividades e da abordagem em relação aos problemas encontrados, torna mais fácil o ato de delegar funções. Além disso, viabiliza o trabalho em equipe na resolução de conflitos e evolução coletiva, o que tem um impacto significativo no resultado final do projeto.

5 benefícios de uma gestão de projetos eficaz

Agora que já apresentamos quase tudo sobre o tema, é também válido ressaltarmos que a gestão de pessoas, sobretudo, é um ponto tão importante do gerenciamento de projetos —  somente por meio dela é possível criar um método de resolução de conflitos, por exemplo.

Outro aspecto crucial é a presença firme de uma liderança. Um bom líder faz o gerenciamento de recursos, processos e pessoas em conjunto com a equipe, ou seja, delegando funções, estimulando a cooperação e buscando resolver problemas com o fomento às novas ideias.

Executando um bom gerenciamento de projetos, a empresa é capaz de entender quais são os riscos e oportunidades desse tipo de recurso. Isso pode ajudar a canalizar novas oportunidades, ou prevenir-se de ameaças.

Abaixo, vamos citar mais 5 vantagens e relevância deste tipo de gerenciamento na sua empresa. Confira!

1.Redução de impactos negativos

Com boas práticas de gestão de projetos, a equipe se torna capaz de identificar com antecedência quais as principais ameaças às suas atribuições. Isso ajuda a preparar respostas antes mesmo que os riscos aconteçam. O monitoramento contínuo das tarefas e funções executadas, bem como a checagem da qualidade dos processos, por meio de indicadores, torna o projeto mais seguro, ajudando a evitar problemas.

2.Tomada de decisão agilizada

Um projeto que não tem direcionamento definido ou equidade entre escopo e método de trabalho, tem a possibilidade de se tomar decisões acertadas totalmente reduzida. Ao se padronizar as atividades e a forma de abordar as questões encontradas, a adaptação é mais bem sucedida. Além de tornar mais simples o ato de delegar funções, trabalhar em equipe na resolução de conflitos e evoluir coletivamente, o que pode impactar positivamente no resultado do projeto.

3.Comunicação transparente e verdadeira

A base para a gestão de projetos é o trabalho em equipe. Um time que não consegue conectar seus membros, integrar suas atividades e agrupar suas ideias, muito provavelmente não entregará um bom projeto. Investir em criar laços por meio de um canal de comunicação aberto, pode engajar as partes interessadas e estabelecer um contato permanente entre as pessoas.

Controle de ponto

4.Eficiência na utilização de recursos

O principal objetivo de um projeto é trazer benefícios para o negócio. Essa é, inclusive, a primeira exigência de qualquer investidor ou cliente. No entanto, para isso, é preciso que o time responsável esteja apto a desenvolvê-lo com o mínimo de recursos necessários. 

Neste sentido, as práticas de gestão eficiente ajudam a verificar se os recursos certos estão sendo alocados em cada atividade.

5.Custos otimizados

Como já citamos anteriormente, a gestão de projetos inclui um rigoroso processo de controle do orçamento, prazo e escopo. Com uma maior visibilidade para essas questões decisivas no projeto, evitam-se desvios e, consequentemente, o seu encarecimento.

Aliás, muitas vezes é possível até otimizar os custos, à medida que se percebe outras formas de realocar recursos, por exemplo

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau