ilustração de habilidades e competências

Habilidades e competências: o que são, quais as diferenças e como desenvolver?

As habilidades e competências que os colaboradores possuem são de suma importância para o exercício de diferentes atividades e cargos.

Por isso, entender como elas funcionam, como se caracterizam e alguns tipos é essencial para o RH.

O setor de recursos humanos é o responsável pela gestão de pessoas e, por isso, o saber, a experiência e o comportamento dos trabalhadores impacta diretamente no trabalho da equipe. 

Não por acaso, estão no cerne das entrevistas e daquilo que uma empresa busca em profissionais.

Veja como diferenciar habilidade e competência, exemplos delas, como se diferenciam e porque a avaliação delas é crucial.

O que são habilidades e competências?

Ambos os termos representam importantes capacidades que uma pessoa pode ter. Embora sejam bastante semelhantes e a diferença entre eles seja tênue, eles não são sinônimos.

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As habilidades também são conhecidas como “skills” e podem ser subjetivas ou objetivas. Elas se referem às capacidades específicas e técnicas que uma pessoa tem, seja ela um estudante ou um trabalhador.

As habilidades são, na maioria das vezes, adquiridas por treinamento, experiências e pelo próprio ensino.

Por isso, elas são bastante diversas e podem ir desde a escrita de um código de programação até a fala de idiomas estrangeiros ou cozinhar.

Elas são essenciais no dia a dia profissional. São elas que permitem a uma pessoa realizar atividades que o seu cargo exige.

Portanto, são importantes nos processos de seleção e de recrutamento e, também, nas avaliações e nos projetos.

As habilidades se caracterizam pela especificidade, pois se referem à possibilidade de realizar uma tarefa específica.

Elas costumam envolver a aplicação de técnicas específicas e podem ser desenvolvidas por meio da prática.

Ainda, elas costumam permitir a medição. Ou seja, podem ser mensuradas de modo objetivo e com métricas específicas.

Além disso, elas podem ser transferíveis para outras áreas e permitem o aprimoramento contínuo.

Por outro lado, as competências são definidas como um conjunto mais amplo de características. Elas envolvem tanto as habilidades que uma pessoa tem quanto o conhecimento e as suas atitudes comportamentais.

As competências, então, correspondem à capacidade que uma pessoa possui de realizar algo com qualidade e agilidade. São cruciais para a eficácia no resultado de tarefas e vão muito além das questões técnicas.

As competências são abrangentes. Nelas estão a capacidade de tomada de decisões e de pensamento crítico.

Também, a possibilidade de se adaptar aos diferentes cenários e, ainda, as habilidades interpessoais, como resolução de conflitos e comunicação eficiente.

Já as capacidades indicam se uma pessoa é eficaz em algo ou não. Elas são consistentes e são passíveis de adaptação diante de diferentes objetivos e situações.

Elas também podem ser desenvolvidas, embora tenham práticas próprias para isso.

Habilidades e competências: Exemplos

Para entender melhor como esses conceitos se caracterizam, como conversam entre si e como se diferenciam, confira exemplos de cada um deles.

Exemplos de habilidades

As habilidades podem ser muito diversas e, como vimos anteriormente, geralmente se referem à possibilidade de realizar alguma coisa. Por exemplo, de cortar cabelos e de realizar penteados.

Nas empresas, elas podem se ilustrar pela possibilidade de realização de soldas, de cozinhar, de desenvolver estratégias de marketing, etc.

Exemplos de competências

Já as competências podem ser exemplificadas com a liderança, que nada mais é do que motivar pessoas em prol de metas comuns.

Igualmente, com a possibilidade de trabalhar em equipe e manter um ambiente em harmonia, onde um soma ao trabalho do outro.

Outros exemplos de competências incluem a comunicação, o pensamento crítico, a adaptabilidade, a empatia e a resolução de conflitos. Portanto, elas têm caráter mais subjetivo do que as outras.

Qual é a diferença entre competência e habilidade?

Enquanto a habilidade se refere às capacidades específicas e técnicas, que são aplicáveis a atividades concretas.

No entanto, as competências são um conjunto mais amplo que reúnem, ao mesmo tempo, as habilidades, o conhecimento e o comportamento.

Avaliação por competências e habilidades: Como fazer?

A avaliação por competências e habilidades é uma boa forma de avaliar os colaboradores. Afinal, cada função possui atividades e responsabilidades que requerem conhecimentos e capacidades específicas.

Por meio de uma avaliação que foque nelas, então, é possível entender se o colaborador realmente é apto para aquela função ou ainda como seria possível aproveitar de melhor forma suas competências e habilidades em outro cargo.

Mas não é só isso. Com uma avaliação que foque nestes pontos, o RH reúne dados importantes que lhe mostram como é possível ajudar o colaborador a desenvolver de melhor maneira suas habilidades e competências.

Isto é, o RH tem a chance de direcionar a capacitação do colaborador de modo que ele realmente tenha à disposição informações que auxiliem no seu aprimoramento.

Isto, ao final, reflete positivamente para a própria empresa, que se depara com mais qualidade.

Criação de uma matriz

Uma ótima maneira de definir quais são as habilidades e competências importantes para um cargo é por meio da determinação de matrizes.

Elas nada mais são do que representações gráficas sobre o que um colaborador deve ter para exercer uma função.

Ou seja, uma matriz de competências e habilidades indica as características que são esperadas ou úteis para o exercício de determinadas atividades.

Portanto, indica o que o colaborador deve saber e como deve se comportar para ser útil naquela função. A matriz de competências (e habilidades) também pode ser aplicada a uma equipe, e não apenas a uma função.

Neste caso, ela procura entender o que um grupo já possui e o que ele precisa para que seus resultados se aproximem do esperado.

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A determinação de competências e habilidades ajuda no direcionamento de diferentes ações da empresa, especialmente em relação à gestão de pessoas.

Por isso, deve ser feita com atenção e com base em dados concretos, que devem ser acompanhados e revistos periodicamente.

Uma vez que a empresa tem em mãos informações sobre quais são os conhecimentos, comportamentos e experiência que são importantes para que um colaborador assuma uma função, ela tem chances de melhorar sua produtividade e a qualidade dos resultados obtidos.

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