ilustração de matriz de competências

Matriz de competências: o que é, como e por que fazer?

A matriz de competências corresponde a uma ferramenta que pode ajudar empresas em diferentes aspectos. Ela impacta tanto na produtividade quanto na rotatividade e nos processos de seleção e recrutamento.

Ela reúne uma série de benefícios, embora seja um conceito bastante simples. Confira como funciona, porque apostar nela e como desenvolvê-la para utilizá-la de modo eficaz e vantajoso!

O que é matriz de competências?

A matriz de competências corresponde a uma espécie de checklist das habilidades e competências que são interessantes para o exercício de uma função.

Essa é uma ferramenta que permite à empresa e ao RH, especialmente à equipe responsável pela seleção e recrutamento de novos colaboradores, entender quais são os requisitos de um cargo. 

Isso, é claro, aumenta as chances de que haja a contratação de um profissional adequado à função, na medida em que todo o processo se dá em busca de tais habilidades.

New call-to-action

Aliás, não apenas quais são as habilidades cruciais para a ocupação do cargo. A matriz também indica qual é o nível de desenvolvimento suficiente de cada tipo de capacidade do colaborador.

Assim, enquanto algumas habilidades devem ser muito bem desenvolvidas, outras bastam caso sejam intermediárias ou baixas. Afinal, enquanto algumas capacidades são necessárias frequentemente, outras são menos 

Exemplos de matriz de competências e habilidades

As informações presentes na matriz, que representa graficamente as competências ideias para o exercício de uma função, sempre dependerão do cargo. Também, da organização e das atividades promovidas.

Por exemplo, considere o cargo de analista de marketing digital. Neste caso, sua matriz de competências poderia se apresentar da seguinte maneira:

  • SEO – Avançado;
  • Marketing de conteúdo – Avançado;
  • Redes sociais – Avançado;
  • Ferramentas de marketing digital – Avançado;
  • Análise de dados – Intermediário;
  • Gestão de leads – Intermediário.

Para que serve a matriz de competências?

A matriz de competências serve para inúmeras coisas. Ela reúne informações essenciais que podem trazer uma série de benefícios para a organização.

Seleção e recrutamento

Quando os recrutadores possuem em mãos as habilidades importantes para um cargo, eles podem direcionar melhor a seleção de candidatos.

Diminuição da rotatividade

Com escolhas direcionadas por habilidades importantes, a empresa pode diminuir a rotatividade. Isso acontece justamente porque se torna possível a contratação do candidato ideal para cada função.

A diminuição da rotatividade, por sua vez, gera economia. Ela evita gastos decorrentes de processos seletivos e contratações constantes, bem como de verbas rescisórias.

Além disso, também impacta na produtividade, pois cargos não ficam vacantes.

Capacitação de colaboradores

A matriz de competências é útil para a capacitação dos colaboradores. Nem sempre será possível encontrar alguém que possua todas as habilidades necessárias ao cargo nos níveis ideais.

Todavia, é possível aproveitar os conhecimentos e habilidades que o colaborador já possui, e que são igualmente importantes para a função, e ajudá-lo a desenvolver aqueles que não tem. Ou, então, que não tem em grau suficiente.

É importante ter em mente que não existe o candidato perfeito. Mas existe aquele que se aproxima do ideal e que, com a ajuda do RH e da empresa, ele pode se desenvolver e alcançar o modelo, conforme matriz.

Desenvolvimento de carreira

Se de um lado o conhecimento das habilidades ideais é interessante para o recrutamento feito pela empresa, por outro ajuda os colaboradores a saberem o que devem fazer para alcançar um cargo almejado.

Aumento da produtividade

Acertar na contratação de candidatos também é algo que tende a aumentar a produtividade da empresa e a qualidade da execução de atividades. Isso ocorre justamente porque a função passa a contar com alguém que possui as habilidades que ela exige.

Matriz de competências também pode ser aplicada à equipe

Além da aplicação da ferramenta para funções específicas, a matriz também pode ser aplicada sobre equipes. Neste caso, ela analisa quais são as habilidades que uma equipe já possui. A partir disso, pode identificar quais deveria ter.

Ou seja, neste caso a matriz é útil para entender como desenvolver as novas competências ou, então, quais são aquelas que um candidato deve ter para que possa completar a equipe.

Por que desenvolver a matriz de competências para cargos e equipes?

Porque ela oferece diversas vantagens para as empresas. A partir dela, é possível agilizar os processos seletivos e, ao mesmo tempo, fazer boas contratações.

A produtividade, de modo geral, ganha. Isso vale tanto para os recrutadores, que podem focar em outras atividades, quanto para os cargos que serão ocupados a partir da contratação baseada na matriz de competências e habilidades. Além disso, com a matriz é possível reconhecer lacunas existentes nas equipes.

Do mesmo modo, brechas quanto aos conhecimentos ideais para um cargo, o que permite o desenvolvimento e o direcionamento correto de programas de capacitação.

Ao oferecer produtividade, engajamento, economia e capacitação, a matriz de habilidades é capaz de ajudar na criação de equipes de alto desempenho para a sua empresa.

Como desenvolver a matriz de competências?

Veja nos itens que seguem o passo a passo para desenvolver a matriz de competências no RH da sua empresa.

Analise o cargo

Em primeiro lugar, o desenvolvimento de uma matriz de habilidades requer a análise do cargo. Portanto, considere quais são as responsabilidades da função, as tarefas diárias e quais são as metas que geralmente se atrelam a ela.

Além disso, considere situações que já se destacaram na empresa. Por exemplo, um colaborador que ocupou o cargo e que, por certas habilidades, ganhou destaque. Da mesma forma, outros que não exerceram tão bem e os motivos disso.

New call-to-action

Com isso, é possível entender quais são as competências que já se mostraram interessantes na função.

Defina os níveis de proficiência

Além da identificação das habilidades importantes, a matriz de competências também requer a determinação dos níveis de proficiência.

Isto é, se é necessário ter conhecimento/desenvolvimento básico, intermediário ou avançado em cada uma.

Com base nas informações deste e do primeiro item, torna-se possível criar uma tabela que as torne um elemento gráfico e de fácil compreensão.

Depois, basta repetir os passos nas demais funções, desenvolvendo a matriz de cada uma delas.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau