ilustração de homem com megafone, representando ações de engajamento dos colaboradores

Engajamento de colaboradores: como fazer? Entenda o papel do time de RH

O engajamento de colaboradores é uma tarefa crucial que cabe ao RH das empresas. Com ele, é possível atingir uma série de objetivos, tais como aumento da produtividade.

Equipes não engajadas tendem a apresentar uma série de problemas, tais como rotatividade alta e dificuldade na entrega de resultados.

Por isso, políticas e estratégias neste sentido são indispensáveis, pois afetam diretamente a saúde empresarial.

O que é engajamento de colaboradores?

Quando falamos em engajamento, referimo-nos ao grau de comprometimento e envolvimento que os colaboradores possuem com a realização de suas tarefas e com os objetivos da empresa.

Colaboradores engajados tendem a apresentar maior produtividade, bem como qualidade na realização de suas atividades.

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O engajamento de colaboradores é útil na redução da rotatividade da empresa, no cumprimento de prazos e no controle do absenteísmo.

Quando ele está presente, há uma conexão entre os colaboradores e a empresa, tanto em relação ao compartilhamento de interesses quanto de valores e cultura.

Além disso, ele tem um fator importante na atração de novos talentos. Afinal, quando uma empresa apresenta colaboradores felizes e satisfeitos, outros profissionais tendem a se interessar por trabalhar nela.

Por isso, desenvolver práticas que aumentem o engajamento de colaboradores e sejam capazes de mantê-los é essencial para qualquer empresa, independentemente do tamanho dela.

O papel de engajar os colaboradores cabe ao RH, que é responsável pela gestão de pessoas. Abaixo, confira ações úteis neste processo!

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Confira 7 ações comprovadamente úteis para engajar colaboradores e equipes e obter produtividade, satisfação interna e comprometimento!

Conheça as demandas dos seus colaboradores

Uma das ações mais importantes para o engajamento de colaboradores é conhecer quais são as suas demandas. Assim como a empresa possui objetivos, os funcionários também os têm.

Isso é útil, por exemplo, no momento de determinar quais são os benefícios que a empresa oferecerá para eles.

De nada adianta a corporação possuir diversos benefícios se eles não forem compatíveis com as demandas dos colaboradores.

Por isso, é necessário incluí-los nesses processos e saber exatamente o que eles esperam. Em caso contrário, os esforços do RH poderão ser em vão.

Para tanto, é possível:

  • Criar um canal de comunicação interno, no qual os colaboradores podem fazer sugestões e reclamações de forma anônima;
  • Realizar pesquisas de satisfação recorrentes;
  • Fazer uso de políticas de feedback em que os colaboradores tenham liberdade para avaliar a empresa.

Invista em tecnologia para melhorar o engajamento de colaboradores

Investir em tecnologia também é uma maneira de engajar os colaboradores, especialmente quando ela é capaz de tornar o trabalho deles mais ágil e menos maçante.

Por exemplo, o próprio trabalho do RH pode ser facilitado com o uso de ferramentas específicas e modernas. Este é o caso do ponto digital, como o Oitchau.

Um ponto digital dispensa os colaboradores do RH de fazerem cálculos manuais em relação à jornada e às horas extras.

Igualmente, ele é útil para os demais setores na medida em que permite que todos acompanhem as horas de trabalho, oferecendo transparência.

Existem diversos softwares úteis nos mais diferentes setores. Conhecê-los é uma obrigação da empresa, uma vez que isso desburocratiza atividades e aumenta a produtividade e a satisfação interna.

Treinamento e capacitação

Treinar e capacitar os colaboradores é uma maneira de engajá-los na medida em que a empresa demonstra cuidado com eles e investimento sobre suas carreiras.

Mesmo para aqueles trabalhadores que já possuem formações específicas, é possível direcionar cursos de atualização que os coloquem a par das novidades do mercado.

Além disso, quando os dados indicarem queda na produtividade ou problemas na execução delas, é possível usar a capacitação para contornar os obstáculos que levaram até esse ponto.

A capacitação é um investimento que retorna em pouco tempo para a empresa. Afinal, ela é quem se beneficiará do aumento de conhecimento e experiência dos colaboradores sobre as atividades que realizam no dia a dia.

Fortaleça o diálogo

A comunicação é a base de uma boa relação. Isso também é verdade nas relações trabalhistas, entre empresa e colaboradores, gestores e equipes.

O diálogo é essencial para o engajamento da equipe. Ele demonstra que a empresa está aberta para melhorias que reflitam no bem-estar dos colaboradores.

A partir dele, também, os colaboradores tendem a se sentir à vontade para fazer sugestões, seja sobre políticas internas ou quanto a novas soluções aplicáveis na execução de tarefas.

Mais uma vez, isso é algo que beneficia não apenas os colaboradores, mas especialmente a empresa.

Além disso, uma boa comunicação evita problemas que poderiam levar ao aumento da rotatividade. Ela auxilia na retenção de talentos e no desenvolvimento deles.

Compartilhe e reforce os objetivos e a cultura empresarial

A cultura empresarial é um fator importante para a empresa, assim como seus objetivos (expansão de mercados, criação de novos produtos, parcerias, etc.).

Portanto, é essencial que os colaboradores os conheçam. Em caso contrário, poderão não contar com os elementos que poderiam conectá-los à empresa, bem como fazê-los atuar de acordo com o esperado.

Assim, é muito importante que os objetivos, os valores e a cultura empresarial sejam claros para todos os colaboradores, independentemente do cargo que ocupam.

Flexibilidade

A flexibilidade se mostra cada dia mais importante, especialmente com a chegada de novas gerações ao mercado de trabalho.

Ela, aliás, demonstra confiança da empresa em seus colaboradores. É possível praticá-la no horário, no formato de prestação de serviços (home office ou presencial), etc.

Política de metas

Por fim, a política de metas também é uma aliada do engajamento de colaboradores. Todavia, elas devem ter contrapartida, como prêmios.

Ela permite aos colaboradores saberem onde devem chegar e o que podem conquistar com isso. Assim, eles têm a chance de crescer junto com a empresa.

Para que a política de metas surta resultados neste sentido, é essencial que seja justa e compatível com jornadas e com os cargos ocupados pelos funcionários.

Como mensurar o engajamento de colaboradores?

Existe uma série de métricas que permite aos gestores mensurar e entender como anda o engajamento das equipes e dos colaboradores.

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Elas auxiliam, então, a compreender se as ações para engajá-los estão realmente surtindo resultado. Desse modo, é possível mantê-las, abandoná-las ou adaptá-las, de acordo com os dados obtidos.

Dentre os indicadores que são úteis, aqui, estão:

  • Turnover;
  • Absenteísmo;
  • Retenção de talentos;
  • Produtividade.

Além disso, o RH também pode fazer uso de outros elementos que ajudam nessa mensuração. Por exemplo, pesquisas de satisfação internas e políticas de feedback.

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