trabalho em equipe

Trabalho em equipe: 5 dicas para incentivá-lo!

O trabalho em equipe é algo essencial dentro das empresas. Ele é que permite que as atividades dos colaboradores se coordenem para chegar ao final proposto e desejado. Ele é a integração entre pessoas diferentes que atuam conjuntamente.

Esse trabalho se dá dentro de uma equipe, estritamente falando, e também em relação a toda a empresa, com integração entre as equipes. Veja, abaixo, como é possível promover essa integração com sucesso e a importância desse trabalho.

Trabalho em equipe: entenda importância para empresa e as principais dificuldades

trabalho em equipe

Dá-se a alcunha de “em equipe” ao trabalho que ocorre pela junção de atividades e ideias de várias pessoas. Nesse caso há a integração entre o trabalho de diversas pessoas que compõem uma equipe.

Ele é importante por inúmeras questões, como:

  • Para melhoria das atividades;
  • Para promoção do clima organizacional;
  • Na diversidade de ideias, conceitos e soluções;
  • Resolução de problemas;
  • Diminuição do turnover;
  • Imagem empresarial, dentre outros.

Não por acaso hoje a capacidade de trabalhar em equipe ganha muita força nos processo seletivos e na valorização de um profissional. Ela compõe as Soft Skills, que são as habilidades subjetivas e que devem ganhar ainda mais relevância com a IA.

O problema é que é relativamente fácil falar em trabalhos feitos em equipe. O difícil é colocá-lo em prática de maneira completa. Dentre as dificuldades que temos atualmente estão:

  • Diferenças de ideias;
  • Polarização política;
  • Diferenças culturais e de hábitos;
  • Competências que se complementem;
  • Dificuldade de comunicação;
  • Distância física.

Quais são os benefícios do trabalho em equipe para a empresa?

São inúmeras as questões que tornam o trabalho em equipe, muitas vezes, algo impossível ou distante. E uma das que cresceu em muito desde o ano passado e que ainda se impõe é a distância física, o trabalho em home office.

Mesmo equipes que já tinham encontrado formas de trabalhar conjuntamente com sucesso encontraram dificuldades em trabalhar remotamente, algo que foi necessário por causa da pandemia.

Imagine o que não acontece com equipes que já tivessem problemas de relacionamento, equilíbrio e trabalho conjunto quando ainda trabalhavam presencialmente.

Seja por um cenário ou por outro, a questão é complicada e merece cuidados específicos. O trabalho conjunto tende a melhorar as relações internas, os resultados finais e diminui a rotatividade.

Equipes que conseguem trabalhar integradas têm benefícios próprios:

  • O estresse interno diminui;
  • O bem-estar aumenta;
  • Desejo de permanecer na empresa aumenta.

Já a empresa se beneficia pelo bom clima organizacional, produção e limitação do turn off.

E como promover essa integração da equipe? Como contornar os problemas que a distância impõe às equipes? Para isso é preciso, antes, entender como o home office afeta a manutenção do trabalho integrado.

Por que o home Office dificulta o trabalho em equipe durante a pandemia?

trabalho em equipe

Como falamos anteriormente, se já existiam problemas antes da pandemia com a integração de equipes, durante ela isso piorou ainda mais. E isso tem inúmeros motivos que ao final atrapalham o clima, relação e trabalho delas:

  • Sentimento de abandono;
  • Falta de condições adequadas para prestar seus serviços em casa;
  • Falhas de comunicação, considerando-se que muitas vezes a comunicação física é essencial para demonstrar intenções de fala e que mensagens escritas podem deixar em dúvida o tom da mensagem (e isso pode desencadear muitos conflitos);
  • Falta de metas bem definidas;
  • Dificuldade de lidar com ideias diferentes.

Como promover o trabalho em equipe mesmo à distância?

trabalho em equipe

É verdade que a distância pode dificultar o trabalho das equipes e a integração entre elas. Isso não impede que haja formas de promovê-la. Existem diversas estratégias que ajudam no trabalho conjunto e de qualidade.

Elas se aplicam tanto para o home Office quanto para o trabalho presencial. Não deixe de conferi-los e de aplicá-los na sua empresa e nas equipes dela.

1. Tenha um planejamento claro e bem definido

O primeiro passo para melhorar o trabalho em equipe é ter um planejamento bem definido dos seus projetos. Isso é o que determina quais são as fases e atividades necessárias para um resultado desejado e determina os responsáveis por cada uma.

Ao desenvolver um planejamento claro, todos os colaboradores sabem quais são as suas atividades e responsabilidades e prazos. Ele sabe que ele possui um dever e uma importância dentro desse projeto total.

Isso também é algo que ajuda o colaborador a trabalhar com os demais colegas, que encara como companheiros da mesma jornada e o vê como importante.

2. Comunique-se com efetividade

Outro ponto essencial é comunicar-se efetivamente. Principalmente no home office, a comunicação durante a jornada de trabalho pode sofrer falhas. Não é mais possível simplesmente ir até a sala ou mesa do colega e tirar uma dúvida, solicitar um auxílio ou discutir uma questão.

É preciso pensar na comunicação seriamente. Veja algumas dicas:

  • Ligações constantes não são desejáveis constantemente por atrapalhar a atividade e concentração de quem precisa a todo momento parar para atender o telefone ou vídeochamada. Elas devem ficar restritas às situações urgentes ou que demandem explicação detalhada;
  • Planeje reuniões por vídeochamada com certa freqüência: isso serve para tirar dúvidas mais complexas e principalmente para que a equipe tenha contato entre si;
  • Estabeleça modelos mais simples e objetivos para comunicação interna e aposte em um sistema de mensagens automáticas, como o WhatsApp, para questões gerais;
  • Para questões mais complexas que precisam de formalização, não deixe de utilizar o sistema de assinatura digital da Oitchau.

3. Os gestores devem estar presentes

Outro ponto importante para o trabalho em equipe é que os gestores devem se fazer presentes. Isso permita que resolvam eventual conflitos rapidamente e de forma objetiva, o que é essencial para o clima organizacional.

São eles também que distribuem as tarefas, acompanham o desenvolvimento e tiram dúvidas. Não só isso, os gestores devem manter contato com os colaboradores para se mostrarem presentes em relação à preocupação e cuidado com o bem-estar deles.

4. Tenha um programa de metas

Manter o programa de metas é essencial para que a equipe trabalhe conjuntamente com sucesso. Ele pode ser individual e nesse caso se volta à soma dos serviços. Cada um tende a dar o seu máximo para que alcance a meta individual.

É interessante também ter um programa de metas coletivas conjunto para que a equipe veja como pode ganhar conjuntamente.

5. Comemore conquistas

Sempre demonstre a satisfação da empresa com o alcance dos resultados e comemore. Isso pode ocorrer de inúmeras maneiras, desde um happy hour (à distância por ora, com envio de produtos para cada um) até um mimo.

Conclusão

Ao promover uma jornada de trabalho colaborativa para as equipes, é possível melhorar a produtividade coletiva, ter gestores mais presentes e participativos, além dos ganhos na organização de processos e atividades diárias.


Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau