controle de ponto

5 Sinais para se preocupar com o controle de ponto

O controle de ponto é obrigatório às empresas. O que ocorre é que muitas vezes ele possui problemas que podem ilustrar perdas financeiras às empresas, condenações e multas ou falhas na gestão de pessoas.

New call-to-action

E tudo isso é prejudicial a qualquer empresa, o que faz imprescindível a análise de alguns detalhes para reconhecer esses problemas. Abaixo, separamos alguns sinais de que a sua gestão de ponto está em risco e algumas soluções para acertá-la!

Sinais para se preocupar com o cartão ponto: Perigos e soluções

Controle de ponto

O controle da jornada de trabalho dos colaboradores é uma obrigação legal às empresas. E não é só isso, eis que ela é essencial para a gestão de pessoas, controle de projetos e execução de atividades.

Confira agora 05 sinais de que o seu controle de horário dos colaboradores não está adequado e oferta perigos à sua empresa. Junto a isso confira algumas possíveis soluções para evitar problemas e garantir o correto funcionamento corporativo.

1. RH Sobrecarregado

Um dos principais sinais de que o controle de ponto possui problemas é um departamento de recursos humanos sobrecarregado. Esse é o setor que se volta à gestão de pessoas e ao desenvolvimento de programas e regras internas.

Hoje os departamentos dessa natureza se voltam em maior grau às atividades de desenvolvimento de projetos internos e externos. E para isso precisam se livrar de ações burocráticas que se ligam ao seu setor.

Isso envolve o desenvolvimento dos cartões ponto. Analise:

  • Como é o processamento deles ao final do mês?
  • Ele necessita de atividades manuais ou cálculos humanos?
  • Como é feita a organização e o colhimento dos dados de jornadas?

A solução para isso é apostar em um sistema de jornada automatizado. Nesse caso ele faz uso de inteligência artificial para reunir, processar e organizar as informações. Os cartões ponto e o banco de horas têm atualização automática e exata.

2. Excesso de horas extras

Outra questão que pode demonstrar problemas no seu controle de ponto é o excesso de horas extras. Isso se reflete nos enormes gastos com pagamentos de labor extraordinário em que cada hora recebe adicional de ao menos 50%.

É imprescindível que as empresas tenham regulamentos internos sobre as horas extras. Eles devem determinar:

  • Situações em que são permitidas horas extras;
  • Necessidade de autorização de horas extras;
  • Número máximo de horas extraordinárias por limite de tempo, entre outros.

E o controle de jornada é essencial para observar se essas regras estão sendo cumpridas. Outra questão é que ele ajuda a notar, mesmo na ausência de um regulamento, o exagero de labor extraordinário sem que isso se reflita em produção.

Caso o seu controle não permita isso, ele oferece problemas.

A solução, nesse caso, é apostar em um controle digital de ponto. Diferentemente dos tradicionais e antigos relógios de ponto, eles apresentam em tempo real as marcações de horas e as organizam, atualizando banco de horas e horas extras.

E o gestor e o RH podem acessar essas informações a qualquer momento, o que lhe dá todas as informações relevantes e permitem a real gestão da jornada.

3. Atrasos constantes na entrega de projetos

controle de ponto

As suas equipes sofrem com atrasos constantes na entrega de projetos, mesmo sem variação no controle de jornada de trabalho e com a reorganização das atividades para que rendam mais?

Isso pode ser um problema do seu registro de ponto, especialmente quando ele aceita manipulação, marcação por terceiros ou anotação manual da jornada, em que se pode escolher qualquer horário que se deseja.

Nessa hipótese, é preciso apostar em um controle de poento moderno que não dê espaço para manipulações de qualquer natureza. Hoje existem alguns que possuem reconhecimento facial, o que impede qualquer alteração.

4. Riscos de fiscalização

Se a sua empresa recebesse uma fiscalização do Ministério do Trabalho hoje em relação às jornadas e ao controle de ponto, como estaria? Seria capaz de apresentar dados completos, organizados e claros?

Caso você tenha ficado em dúvida quanto a isso, temos mais um sinal de que o seu controle de jornada merece revisão.

Mais uma vez a solução aponta para os controles digitais que se organizam automaticamente os dados e que os processam. Essas informações ficam organizadas em um sistema de Nuvem que não necessita de servidor físico.

5. Incompatibilidade do controle com os novos formatos de trabalho

O quinto ponto que deve chamar a sua atenção quanto ao controle da jornada é quando ele é incompatível com os novos formatos de prestação de trabalho. O home office é o principal deles.

O seu controle deve acompanhar os seus colaboradores e se adaptar à modernidade. Caso o seu não consiga fazê-lo é a hora de revisá-lo.

A solução é apostar nos registros de jornada que permitem acesso ao sistema pelo celular ou tablet, preferencialmente. Nesses aparelhos é possível comprovar biometria digital ou facial e garantir a idoneidade da informação em tempo real.

Controle Oitchau é a solução para todos os seus problemas com cartão de ponto

controle de ponto oitchau

Caso você tenha identificado um ou mais dos problemas acima no seu controle de jornada, é hora de revisá-lo. E a melhor opção para substituí-lo e solucionar todos os problemas é o controle digital de ponto Oitchau.

Controle de funcionários externos

O controle Oitchau é compatível com o acesso pelo tablet ou celular. Isso permite o registro por biometria facial em poucos segundos e em tempo real, em qualquer lugar.

Para os colaboradores presenciais há um quiosque que também usa a biometria digital e evita qualquer tipo de contato. O controle ocorre em apenas 0.3 segundos e tem ativação por comando de voz.

New call-to-action

Informações em tempo real e controle o número de horas extras

Acesse as informações organizadas e com atualização em tempo real em relação ao banco de horas e ao número de horas extreas.

Organização de informações e clareza delas

Tenha todas as informações claras em um só local.

Dê tempo ao RH com a automatização do controle de ponto

O sistema Oitchau desenvolve automaticamente o controle de jornada, atualizando em tempo real todos os dados de horas extras. Ao final do mês, gera a folha de ponto sem erros e personalizado para cada tipo de escala e jornada.

Sistema em nuvem seguro

O sistema Oitchau salva as informações em sistema de Nuvem, o que dispensa um servidor físico e dá todas as condições de segurança.

Conclusão

Existem diversos sinais de que o seu sistema de controle de jornada está defasado, improdutivo e aberto para ameaças. Nesses casos, é preciso trocá-lo e a melhor opção é o controle Oitchau, digital, automatizado e seguro.

 

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau