Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
Jornada do candidato

Jornada do candidato: quais são as etapas?

O processo de seleção e recrutamento envolve a jornada do candidato, um conceito que ajuda cada vez mais empresas a melhorarem a contratação de novos talentos e profissionais para comporem seus quadros e setores.

Hoje separamos especialmente para você um manual completo do que é essa jornada e como ela se desenvolve. Continue lendo para entendê-la e ver como atentar-se a ela pode melhorar enormemente os seus processos de contratação!

O que é jornada do candidato?

Essa jornada nada mais é do que os passos que um profissional dá enquanto candidato para preencher uma vaga na sua empresa. Da mesma forma que a jornada do herói, os talentos também têm a sua.

E se chama jornada justamente porque esses passos se repetem em todas as situações e em todas as contratações. Cada acontecimento segue uma ordem natural e que sempre se impõe.

A jornada é o caminho desde que o candidato conhece a empresa ou vaga até o final do procedimento de recrutamento e seleção, com sua contratação ou não.

Entre esse ponto inicial e o final o trajeto inclui inúmeros detalhes que não uma constante em candidaturas.

Abaixo, conheça o quais são essas etapas, como a empresa pode utilizá-las e como a jornada de candidatura se tornou um conceito inafastável dos procedimentos de seleção de novos profissionais para a empresa.

Etapas da jornada do candidato

Jornada do candidato

A candidatura de um candidato passa por várias fases, de forma que a jornada se dá apenas com a superação desses passos. Abaixo, conheça cada um deles e como a empresa pode aproveitá-los.

Descoberta da vaga

A jornada do candidato somente se inicia quando o profissional toma conhecimento da vaga de emprego que existe em uma empresa. Antes disso sequer há a chance de ele se tornar um candidato.

A descoberta da vaga é o conhecimento de que aquela empresa possui um cargo vago que procura profissionais para preenchê-lo.

E o que isso significa para a empresa? Que essa fase da jornada pode fazer com que chegue ou não aos talentos.

Para que a descoberta da vaga seja possível a empresa deve:

  • Divulgar a vaga em diversos canais, como no site institucional, em newsletter, nas redes sociais e no LInkedin;
  • Contar com seus próprios colaboradores para fazerem indicações, utilizando-os também como uma forma de divulgar a empresa e os cargos. Isso nada mais é do que o aproveitamento corporativo do networking dos seus empregados.

Interesse em se candidatar

O segundo passo da jornada do candidato é quando ele desenvolve o interesse por se candidatar. Nesse caso ele já pode ou não estar empregado em outra instituição, isso não importa.

O despertar do interesse depende de uma série de questões, como:

  • Descrição chamativa da vaga;
  • Oferecimento de benefícios e vantagens aos profissionais;
  • Imagem da empresa perante o público e o mercado de trabalho;
  • Criação de políticas diferenciadas e que realmente permitam à empresa se destacar das demais enquanto empregadora.

Todos esses pontos devem ter a atenção do RH e dos responsáveis por divulgar a vaga. Em caso contrário a empresa poderá não obter sucesso ao atrair bons profissionais.

Candidatura

Continuando a jornada do candidato temos a candidatura, efetivamente, em si. Ela se dá pela inscrição do profissional a uma vaga específica. Nesse caso, geralmente há adoção de envio online de currículo ou de portfólio profissional.

Outras opções requerem o preenchimento de dados e formulários no site de empresas e até mesmo a realização de testes prévios de avaliação. As opções são inúmeras.

São duas questões que devem ganhar a atenção do RH nesse momento. A primeira delas é a confirmação do recebimento da candidatura ao candidato que a fez. Isso evite que o RH perca tempo com ligações e e-mails recorrentes quanto a isso.

A resposta com confirmação de recebimento da candidatura também demonstra que a empresa tem respeito pelo profissional, o que ajuda na criação da corporação de sua imagem enquanto empregador.

O segundo fator relevante da candidatura se refere, para o RH, à análise de currículos e de candidaturas. Aqui é imprescindível que haja a listagem prévia de quais são requisitos cruciais à vaga e quais são as habilidades superiores desejadas.

Nesse caso, os requisitos correspondem ao mínimo que o candidato deve apresentar para que possa preencher a vaga em aberto. Já as habilidades superiores são os conhecimentos e capacidades adicionais.

Caso as habilidades superiores não estejam presentes, tudo bem. Caso estejam presentes, elas demonstram um ponto de destaque daquele candidato.

Tudo isso deve ficar bem claro a todos que estão trabalhando no processo de seleção. Outra forma de fazê-lo é com um software de seleção que ajuda na análise dos currículos e os seleciona de acordo com predefinições.

Triagem

O penúltimo passo que compõe a jornada do candidato é a triagem. Ela nada mais é do que o processo em que a empresa conhece o candidato e começa a selecionar aqueles que mais se destacam.

A triagem se dá após a seleção inicial de currículos. Ela continua com o uso de dinâmicas, entrevistas, testes e outros exercícios. Detalhe bem a importância de cada fase aos candidatos e seja claro com ele.

Outro ponto interessante é que a triagem deve, preferencialmente, acompanhar um feedback. Caso um candidato seja descartado após alguma das ações, informe-o que isso aconteceu e o motivo.

Isso o ajuda enquanto profissional e nada impede que ele, no futuro, candidate-se novamente à empresa, agora com os requisitos que lhe faltava anteriormente.

Contratação

O último ponto que compõe a jornada de candidatura é a contratação. Ela fecha essa jornada, eis que depois dela não se tem mais um candidato e sim um colaborador. A efetivação do contrato requer acompanhamento da equipe jurídica e dos gestores.

Importância da jornada do candidato

Jornada do candidato

A jornada de candidatura de um profissional é de extrema importância e os principais fatores disso já devem ter ficado claros ao longo da leitura.

Ao considerar caso passo de um candidato entre o conhecimento da vaga e contratação sua empresa pode:

  • Melhorar os canais de divulgação de vagas;
  • Procurar sempre se colocar onde os melhores profissionais estão;
  • Utilizar-se do networking dos seus colaboradores;
  • Saber como atrair candidatos;
  • Melhorar a divulgação dos cargos e suas descrições;
  • Usar melhores ferramentas de seleção de currículos;
  • Notar quais são as capacidades imprescindíveis em cada setor e atividade;
  • Tornar os processos de seleção mais objetivos;
  • Melhorar a imagem da empresa perante os profissionais;
  • Estreitar relações com os talentos do mercado e da sua empresa.

Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau