ilustração de presenteísmo

Presenteísmo: o que é, consequências e como lidar

O presenteísmo é uma condição presente em muitas empresas. Ele pode causar muitos problemas, os quais incluem perdas financeiras, aumento do turnover, perdas de prazos, dentre outras coisas.

New call-to-action

Porém, ele é contornável. Para lidar com ele é preciso saber como funciona e quais são os seus sinais. Igualmente, como evitá-lo e remediá-lo, caso você o identifique na sua empresa.

Confira o que é isso e como descobrir se a sua empresa é uma vítima desta condição. Igualmente, saiba como lidar com ela e como evitar que ela torne a se fazer presente.

O que é presenteísmo?

O presenteísmo é uma expressão que comumente é utilizada para ilustrar colaboradores que, embora estejam presentes no trabalho, não estão engajados e não são produtivos.

Este tipo de situação pode acontecer de maneira isolada, em relação a um colaborador. Mas também pode ser coletiva, quando a empresa percebe que a grande maioria das equipes estão desengajadas.

O presenteísmo gera várias consequências negativas às empresas. Dentre elas estão:

  • Baixa produtividade, na medida em que a falta de engajamento leva à dificuldade de realização das tarefas, bem como ao trabalho conjunto. Isso também decorre da 
  • Aumento de riscos e de erros, o que se deve à distração dos colaboradores e falta de foco naquilo em que estão fazendo;
  • Clima organizacional ruim, pois colaboradores estressados e que não têm interesse pelo o que estão fazendo tendem a ter dificuldade de comunicação e de trabalho conjunto;
  • Perdas de prazos, que decorre da soma da falta de engajamento, da distração e do estresse. Isso, por sua vez, reflete em perdas financeiras.

Qual é a diferença entre absenteísmo e presenteísmo?

Ambos possuem as mesmas causas e são capazes de causar os mesmos prejuízos à empresa. Contudo, cada um deles se caracteriza de maneira própria.

O absenteísmo corresponde ao excesso de faltas ao trabalho. Ou seja, nele os colaboradores estão ausentes, apresentam desculpas para não cumprirem suas jornadas e, consequentemente, deixam de realizar suas tarefas.

Por outro lado, no presenteísmo o colaborador não se faz ausente. Ele permanece frequentando a empresa e batendo, diariamente, seu ponto. Contudo, ele o faz sem engajamento, de qualquer jeito, como se ausente estivesse.

O que causa o presenteísmo?

O presenteísmo tem diversas causas. Geralmente ele não se deve a uma única delas, mas a uma soma de diversas.

Estresse

O estresse é uma das causas do presenteísmo. Ele pode ter origem dentro ou fora da empresa, mas raramente deixa de ter relação com as atividades de trabalho.

Problemas pessoais

Os problemas pessoais também impactam diretamente no foco e na produtividade dos trabalhadores.

Problemas financeiros, com a família, de saúde ou mesmo nas relações pessoais são possíveis motivos aqui.

Excesso de cobranças

O excesso de cobranças, não raro, causa o efeito contrário. Ele pode levar à queda da produtividade.

A mesma coisa acontece quando as metas não são justas e se mostram excessivas. Elas tendem a diminuir o engajamento dos colaboradores.

Falta de comunicação interna

Quando a comunicação interna é falha, os colaboradores também tendem a ter dificuldades em manter o foco e a produtividade.

Por exemplo, pela necessidade constante de retrabalhos. Ou por burburinhos e desentendimentos que surgem justamente dessa falta de qualidade na comunicação interna.

Ausência de oportunidades

A falta de oportunidades também é uma porta de entrada para o presenteísmo. Ela ocorre quando os colaboradores não enxergam possibilidades de crescer dentro da empresa.

Condições negativas de trabalho

Condições ruins de trabalho também desestimulam os colaboradores, inegavelmente. Isso inclui questões concretas, como mobiliário, banheiros, local para descanso e alimentação.

Também diz respeito às questões subjetivas, como tratamento dado aos colaboradores, à comunicação, etc.

Como identificar o presenteísmo?

O presenteísmo apresenta vários sinais e é importante que o RH e os gestores estejam atentos a eles. 

Com isso, é possível atuar para eliminar as causas e, consequentemente, os problemas que dele decorrem.

São sinais de absenteísmo:

  • Queda da produtividade;
  • Falta de concentração;
  • Sinais de irritabilidade;
  • Evitação de reuniões, interações sociais e projetos;
  • Feedbacks negativos;
  • Aumento de erros;
  • Excessivos afastamentos curtos;
  • Mudanças comportamentais.

É possível reconhecer alguns destes sinais no dia a dia, enquanto outros requerem algumas ferramentas que possam identificá-los.

Dentre as ferramentas disponíveis para tal fim estão políticas de feedback, bem como indicadores de produtividade.

Como evitar o presenteísmo?

As empresas possuem à disposição diversas estratégias que lhes permitem evitar o presenteísmo e, também, lidar com ele para erradicá-lo.

Políticas de bem-estar e saúde mental

Uma das formas de evitar o presenteísmo é investir no bem-estar dos colaboradores. Isso pode ser feito de diferentes formas.

A estrutura da empresa deve propiciar segurança, saúde e conforto. Garanta instalações sanitárias e alimentares de qualidade e que tenham espaço para todos.

Além disso, garanta o acesso a bons materiais de trabalho. Investir em tecnologia, de modo a eliminar o trabalho burocrático e fomentar o criativo também é uma excelente decisão.

Para combater o estresse, desenvolva programas de saúde dentro da empresa, como acompanhamento psicológico. Fomentar a prática de exercícios também é importante.

Revisão das políticas de metas

Revisar as metas também é importante para evitar o presenteísmo. Desse modo, é possível entender se elas auxiliam no engajamento ou, ao contrário, reduzem-no.

Políticas de benefícios

A empresa pode engajar os colaboradores ao oferecer benefícios que realmente façam a diferença no dia a dia deles.

No combo de adicionais, vá além daqueles tradicionais. Para realmente atingir o público-alvo, convide os colaboradores a opinarem sobre os benefícios que os interessam.

Plano de carreira e gestão de carreira

Desenvolver um plano de carreira concreto é importante para que os colaboradores entendam que os esforços deles na empresa não se dão em vão.

New call-to-action

Demonstre como são feitas as determinações salariais, como se dão os aumentos e o caminho para alcançar outros cargos.

Ainda, auxilie seus colaboradores na gestão de carreira, uma responsabilidade que pode ser assumida pelo RH.

Promova um ambiente seguro

Garanta que seus colaboradores se sintam seguros dentro da empresa. Além das boas estruturas, desenvolva programas internos de denúncias e de educação e conscientização contra os diferentes tipos de assédios.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau