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Comunicação interna: Como melhorar na empresa?

Uma das principais dificuldades ainda encontradas pelas empresas diz respeito à comunicação interna. Infelizmente as organizações não raro se deparam com percalços em que o diálogo não é efetivo ou a sua ausência causou problemas.

A comunicação é essencial para que os serviços sejam prestados pelos colaboradores com a sintonia necessária. Ele permite o debate, a construção de novas ideias e soluções e o crescimento profissional e pessoal de cada um dos empregados, sejam eles subalternos ou gestores.

Ela é igualmente responsável pela obtenção de dados e informações importantes pelos funcionários de maneira organizada.

Existem algumas formas de melhorar a comunicação dentro de suas equipes e ente elas. Abaixo, confira as dicas que separamos especialmente para você e se livre de problemas causados pela comunicabilidade falha eventualmente existente na sua empresa.

Comunicação interna de uma empresa

Quantas vezes algum problema na sua empresa não decorreu da falha na comunicação entre os colaboradores ao longo da jornada de trabalho? Nesses casos podem ocorrer perdas de prazos, tomadas de decisões não indicadas para a situação e vários outros desentendimentos que poderiam ser evitados de maneira fácil.

O diálogo não é importante apenas nas relações sociais e familiares, sendo imprescindível dentro de uma empresa. É por meio dele que se torna possível o desenvolvimento de novas ideias e a construção de uma verdadeira coesão entre a equipe.

A comunicação é um elemento que deve ser estudado com cuidado para que flua e alcance seus objetivos de compartilhamento de ideias e desenvolvimento conjunto dos colaboradores.

Para ajudar a sua empresa a melhorar ainda mais a comunicabilidade nós separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença para o alcance dos seus objetivos, a produtividade e o sucesso empresarial.

Centralização das informações

Uma medida que é crucial para a qualidade da comunicação interna de uma empresa é centralizar-se as informações referentes às equipes.

Considere que quando as informações se encontram de forma esparsa torna-se muito mais difícil alcançá-las integralmente e aí há o perigo de que algum dado importante não seja considerado na hora da tomada de decisão ou cumprimento de alguma tarefa.

Ao centralizar informações os colaboradores não precisam acessar diversos meios (como sistema interno rede, e-mail e agenda compartilhada) para obtê-las. Basta que ele se dirija a um lugar para obtê-las de maneira completa sem o perigo de incorrer em erro pela ausência de dados.

Transparência é essencial

Conforme já citado a comunicação interna das empresas se refere ao mesmo tempo à organização das informações e ao diálogo dentro das equipes e entre os setores. Ela demanda transparência dos envolvidos para que ocorra de forma a obter o sucesso desejado.

Imagine a hipótese, que já foi tão comum nas empresas, em que o gestor guarda a maioria das informações para si mesmo, apenas delegando tarefas sem esclarecimento.

Nesse caso existem diversos problemas, relacionados à mecanização do trabalho, ao impedimento de desenvolvimento dos funcionários da equipe e do próprio desconhecimento sobre o que realmente se está executando.

Quando a equipe está conectada com seu gestor e não existem medidas e planos sendo feitos por baixos dos panos a chance de que a operação seja bem sucedida aumenta em grande escala.

Todos os trabalhadores têm consciência do que estão fazendo e onde querem chegar e como podem auxiliar a equipe nessa busca.

Outro ponto relevante é que essa transparência permite que os funcionários de uma equipe possam efetivamente participar de decisões e de desenvolvimento de ideias.

Muitas vezes eles têm experiência e conhecimentos que podem trazer uma nova visão à equipe com novas soluções visando o mesmo fim.

Elimine a burocracia para a troca de informações

Considere informações que os colaboradores necessitam para realizar seus trabalhos diariamente. A partir disso é importante que haja a facilitação do acesso delas, diminuindo a burocracia para isso.

Essa é uma ação que leva à diminuição da perda de tempo com processos burocráticos e desnecessários. Não é possível deixar de considerar igualmente que a forma de comunicação deve ser pensada em relação à burocracia que ela demanda.

Um bom exemplo se refere à troca de e-mails. Dentro de um ambiente formal é normal que haja uma saudação inicial, uso de termos que acabam “enrolando” o assunto e outros tipos de vícios. A sua empresa pode estipular, desde logo, estipular a eliminação deste tipo de formalidade para a comunicação interna.

Pode parecer algo pequeno, mas economiza muito tempo do trabalhador em longo prazo e permite que o diálogo se desenrole de maneira mais rápida e direta.

Torne seus gestores acessíveis

De nada adianta a eliminação da burocracia e formalidade interna se ela se limitar ao meio digital. Tenha em mente que a comunicação com os colaboradores depende de um gestor que se mostre aberto ao diálogo.

E não basta tentar criar o diálogo, é preciso que ele se mostre atento ao que o colaborador tem a dizer independentemente do grau hierárquico.

Uma boa forma de colocar isso em prática é, no mesmo sentido do item anterior, desburocratizar e eliminar formalidades desnecessárias.

 Termos como “doutor” e “senhor” podem ser afastados sem que isso afaste o respeito. Um ambiente em que todos são chamados pelo nome, sem qualquer tipo de prenome, demonstra que todos estão falando de igual para igual.

Os colaboradores tendem a se sentir mais dispostos a puxar conversas e procurar os gestores para oferecer ideias e novas estratégias quando esses cuidados são tomados.

Invista em canais estratégicos de comunicação interna

Nossa última dica se refere aos meios que são utilizados por sua empresa para promover a comunicação entre os colaboradores de uma equipe e entre os próprios setores.

Existem diversos softwares que podem ser contratados pela sua empresa, que permitem o compartilhamento interno de arquivos e as conversas em tempo real. Muitos deles dão acesso a ambientes de trabalho conjunto realizado à distância, com uso simultâneo de uma mesma planilha.

É importante que a forma de comunicação seja ágil e acessível. É possível evitar o uso de telefonemas que podem demandar mais tempo do que uma mensagem em tempo real. E-mails e outros tipos de comunicação do tipo devem ser reservadas para questões específicas.

Considere contratar uma plataforma que ofereça comunicação rápida e que demonstre quais mensagens possuem teor de urgência, dentre outras facilidades que podem ser encontradas nos programas do tipo.

Não deixe de colocar em prática as dicas que listamos acima e garanta a melhoria na comunicação interna da sua empresa!

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