Foto de 4 pessoas em uma reunião corporativa. 3 estão sentados ao entorno da mesa de reunião, e um está em pé. O homem que está em pé apresentá um gráfico e aponta para ele, o gráfico representa os índices de produtividade.

Indicadores de produtividade: quais são e como mapeá-los no dia a dia?

Conheça os principais indicadores de produtividade e como os utilizar no dia a dia da sua empresa.

A produtividade é uma medida que indica a capacidade de uma empresa, equipe ou pessoa de transformar materiais em produtos e serviços, sendo considerada uma produtividade alta quando a entrega é considerada de valor pelos clientes.

Mas como saber se a produção da sua equipe possui a produtividade necessária para não só fazer as entregas dentro do prazo, mas também satisfazer os clientes? Para isso existem diferentes indicadores de produtividade que podem ser utilizados para coletar e mensurar esses dados.

Saiba o que é e como calcular índice de produtividade a partir dos seus principais exemplos. Boa leitura!

O que é um indicador de produtividade?

Indicadores de produtividade são os KPI – Key Performance Indicator, Indicadores-chave de performance, voltados para a produtividade.

New call-to-action

Ou seja, pequenas fórmulas feitas a partir de dados coletados pela empresa que indicam o seu sucesso ou não com relação à gestão de produtividade.

Como calcular índice de produtividade?

Para calcular o índice de produtividade você precisará utilizar um dos indicadores de qualidade e produtividade, que você verá logo abaixo.

As fórmulas são simples de serem utilizadas, porém, os dados devem ser coletados corretamente para que elas apresentem um resultado satisfatório.

É importante também lembrar que nem todas as fórmulas podem ser utilizadas para todas as ocasiões, dependendo da forma de atuação da empresa e se ela oferece um produto ou serviço para os seus clientes.

Como medir indicadores de produtividade?

Para medir um indicador de produtividade você deve coletar dados sobre a sua produção, como produtos produzidos, o tempo que eles levaram para serem entregues e quais foram os profissionais responsáveis pela produção.

Com esses dados em mãos, eles devem ser colocados em uma fórmula, que apresentará um resultado, logo, um indicador de produtividade.

Indicadores de produtividade X indicadores de produção

Antes de saber como calcular índice de produtividade a partir dos seus principais exemplos, você deve conhecer a diferença entre os indicadores de produção e os de produtividade.

Apesar de serem parecidos, os termos possuem as suas diferenças e não devem ser confundidos. 

A produção é uma medida que indica a quantidade de saídas de uma empresa, seja de produtos ou serviços, seus exemplos de indicadores são: o número de produtos produzidos, a quantidade de clientes atendidos ou número de serviços prestados.

Já a produtividade indica a eficiência dessa produção, ou seja, o quanto é produzido por hora, quanto colaborador produz e quantos recursos estão sendo utilizados para que a entrega seja feita.

Por conta disso, optar por aumentar a produção sem antes observar a capacidade produtiva de uma equipe pode não ser uma boa ideia. E para saber de quanto é e como está essa capacidade produtiva você pode recorrer aos indicadores de produtividade.

Quais são os principais indicadores produtividade?

Agora que você já sabe o que é, é hora de aprender a calcular o índice de produtividade a partir dos principais indicadores de produtividade.

Produtividade por hora

Mede a quantidade de produtos ou serviços que uma pessoa ou equipe produz em uma determinada quantidade de tempo.

Produção por hora = Quantidade de produto ou serviço produzido / Horas trabalhadas.

Tempo de ciclo do produto

Calcula o tempo que leva para completar um ciclo de produção, desde o início até o fim.

Tempo de ciclo do produto = Tempo total necessário para concluir um ciclo de produção.

Utilização de recursos

Mensura a quantidade de recursos (materiais, equipamentos, etc.) utilizados para produzir um produto ou serviço em relação ao tempo.

Utilização de recursos = Quantidade de recursos utilizados / Tempo

Taxa de retrabalho

Mede a porcentagem de trabalho que precisa ser refeito por causa de erros ou problemas identificados durante a produção.

Taxa de retrabalho = Número de horas gastas em retrabalho / Número total de horas trabalhadas.

Tempo médio de resposta

Calcula o tempo que leva para responder a uma solicitação de um cliente ou colega.

Tempo médio de resposta = Tempo total para responder a todas as solicitações / Número total de solicitações

Qualidade da entrega

Mensura a qualidade do produto ou serviço em relação às expectativas do cliente, ou padrões do setor.

Qualidade da entrega  = (Número de unidades de produto que atenderam as expectativas do cliente / Número total de unidades de produto produzidas) x 100

Faturamento por colaborador

Apresenta a receita gerada por colaborador em um determinado período.

Faturamento por colaborador = Faturamento total da empresa / Número de funcionários

Valor agregado

Mede o valor que é adicionado a um produto ou serviço durante o processo de produção.

Valor agregado = Valor final do produto ou serviço – Valor dos insumos utilizados para produzi-lo.

Outras dicas para aprimorar a produtividade da sua equipe

Além de utilizar os indicadores de produtividade para analisar os dados de produção da sua equipe, outras técnicas podem ser utilizadas para fazer com que esses índices alcancem melhores resultados, confira alguns deles.

Utilize um sistema de Timesheets

Um sistema de Timesheets é uma planilha de horas automatizada, onde os colaboradores registram o horário de início e término de cada uma de suas atividades.

New call-to-action

A partir desses dados, o gestor pode colher dados sobre a produtividade de cada profissional e do projeto em geral, além de analisar com maior precisão os gastos totais da tarefa.

Forneça o material necessário

Para que os colaboradores de uma equipe tenham produtividade e a mesma alcance índices satisfatórios, é fundamental que todos contem com os materiais necessários.

Em metodologias ágeis como o Scrum, o Scrum Master – aquele que faz o papel do gestor, é responsável por negociar e fornecer todo material necessário à equipe, atingindo assim uma maior produtividade.

Dê espaço para equipe produzir e invista em novas técnicas de promoção a produtividade

Cada colaborador pode ter a sua própria maneira de atingir um bom índice de produtividade, principalmente quando se tratam de equipes que atuam remotamente.

Dentro do possível, a atuação deve ser flexibilizada, permitindo que os profissionais atuem conforme a maneira que se sintam mais produtivos.

Outra forma de aumentar os índices de produtividade é investir em novas técnicas que tendem a garantir esse aumento, entre elas, podemos citar a adoção da semana de trabalho de 4 dias, que já obteve resultados comprobatórios a seu favor e relacionados ao aumento da produtividade.

Aprimore o seu conhecimento sobre a gestão de pessoas

Os indicadores de produtividade são uma excelente maneira de saber se a produção entregue por uma equipe representa o máximo de sua capacidade e se ela satisfaz os clientes.

Para continuar se aprimorando com relação à gestão de pessoas, não deixe de conferir outros artigos como esse no blog da Oitchau.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau