Equipe em reunião de Sprint, uma das funções organizacionais do Scrum Master

Soft Skills de um Scrum Master

Confira quais são as Soft Skills que compõem o trabalho de Scrum Master, além de suas responsabilidades, habilidades e das aptidões que não fazem parte de seu cargo.

As metodologias ágeis têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo. Apesar de terem o seu surgimento relacionado ao desenvolvimento de Softwares, elas podem ser aplicadas em diversos segmentos que realizam a gestão de projetos.

New call-to-action

Uma dessas metodologias é o Scrum, que prioriza uma gestão não engessada e que realiza mudanças a todo tempo, permitindo que a entrega da equipe seja o mais próxima possível daquilo que o cliente espera.

Para aplicar o Scrum, as empresas designam um profissional que será o líder do projeto, chamado Scrum Master. Saiba quais são as responsabilidades e habilidades que a pessoa que ocupa esse cargo deve ter, e as Soft Skills que ele deve dominar.  

O que é um Scrum Master?

É chamado Scrum Master o gestor de projetos indicado para liderar um projeto aplicado e desenvolvido conforme a metodologia Scrum.

Para entender melhor o que é e qual é a função do Scrum Master, devemos entender primeiro o que é o Scrum.

A metodologia Scrum é um método ágil que tem como propostas a divisão de um projeto em diversos e pequenos ciclos de atividades. As tarefas indicadas dentro de cada divisão são conhecidas como Sprint.

Dentro dessas divisões, pequenas equipes serão formadas e terão um tempo pré-determinado para a realização da tarefa, enquanto participam de reuniões frequentes para alinhar as ideias o que será feito a cada dia.

O objetivo do Scrum é que cada etapa seja acompanhada de perto não só pelo Master, mas por todos que compõem e assumem a responsabilidade por sua aplicação.

Isso faz com que o projeto passe por diversas alterações e a todo tempo, de forma livre e flexível, visando sempre o melhor resultado para os consumidores.

O Scrum Master é a pessoa designada a ajustar esse projeto, auxiliando na divisão de equipes, fornecendo as ferramentas necessárias e auxiliando para que todos os colaboradores consigam cumprir suas tarefas.

Qual a responsabilidade do Scrum Master?

A principal responsabilidade do cargo é auxiliar na divisão das equipes, e a liderança delas, para os Sprints, determinar o tempo de realização para essa tarefa e acompanhar os números e os resultados.

Porém, além dessas responsabilidades, o Scrum Master deve ter em mente que ele é o responsável por realizar a ponte entre três opiniões, a da gerência da empresa, da sua equipe e do cliente.

No final é ele quem vai convencer a gerência do que está sendo feito, manter os colaboradores satisfeitos e engajados no trabalho e se comprometer a entregar exatamente o que os consumidores desejam.

Quais as habilidades de um Scrum Master?

Além das Soft Skills, que iremos abordar mais a frente, o Scrum Master deve possuir algumas habilidades para ocupar o cargo, que são:

  • Ser expert em gestão de pessoas;
  • Ter conhecimento teórico e prático sobre o Scrum e os métodos ágeis;
  • Ser um excelente analista de dados;
  • Ter familiaridade técnica com o produto que a empresa desenvolve;

O que o Scrum Master não faz?

Por ser um cargo novo, principalmente no Brasil, algumas dúvidas podem surgir sobre o real trabalho do Scrum Master, pensando nisso reunimos algumas tarefas que não competem ao designado a ocupar o cargo;

  • Não delega funções, mas sim chega em um consenso com o seu time sobre quais equipes serão necessárias para a realização dos Sprints, e dentro de cada uma dessas equipes os próprios profissionais dividirão as tarefas;
  • Não é gestor de projetos ou chefe, portanto não tem a última palavra, a decisão de toda a equipe é soberana e não a dele;
  • Não gera competição entre as suas equipes.

Como descrever Soft Skills?

As Soft Skills são competências comportamentais, aquelas que desenvolvemos ao longo da nossa vida e estão relacionadas ao bom convívio com as pessoas.

No caso desse cargo, mesmo que com um conhecimento técnico excelente, o Master não conseguirá desempenhar o seu papel sem possuir essas habilidades.

Soft Skills fundamentais para um Scrum Master

Sabendo o que são as Soft Skills, selecionamos as 6 principais e que mais impactam o dia-a-dia do Scrum Master com as suas equipes:

Ensinar e treinar

Para que o Scrum e as suas ferramentas sejam adotadas, como o Sprint, o Scrum Master deverá, além de possuir o conhecimento sobre elas, saber transmiti-las.

Parte do trabalho desse cargo envolve dia após dia estar ensinando e transmitindo conhecimento para os colaboradores.

Por tanto, o Scrum Master deve ser um ótimo professor e ter em mente que toda sua sabedoria será compartilhada com a equipe.

Se comunicar

As habilidades de comunicação separam o profissional bom, daquele que não serve para estar em um cargo de exposição.

O Scrum Master é um exemplo para todos da equipe e assim também deve ser sua comunicação, clara, mas principalmente sabendo também escutar.

Facilitar o trabalho

Ser um facilitador significa conduzir reuniões e discussões com o máximo de neutralidade possível, mantendo as pessoas envolvidas naquilo que realmente é importante e fazendo com que as decisões sejam tomadas rapidamente.

Resolver problemas

Resolver quaisquer problemas que atrapalhem a execução do trabalho da equipe também é função do Scrum Master, para isso é necessário unir a Soft Skill do resolutor com a proatividade.

Liderar servindo aos outros

Como você já viu, a função do cargo não é delegar funções, mas sim de permitir que toda a equipe trabalhe com eficiência. 

Essa alteração da sua função com o do gestor tradicional, também altera a visão de que o chefe deve ser servido, já que o Scrum Master, pelo contrário, serve as pessoas para que o trabalho seja o melhor possível.

Ser empático

Para que a equipe dê o seu máximo, o Scrum Master precisará entender o que cada colaborador está passando, se colocando no lugar do outro e desenvolvendo um relacionamento profundo com os profissionais, conhecendo aquilo que os motiva.

Continue desenvolvendo a sua gestão de projetos

O Scrum é uma ferramenta que veio para facilitar a gestão de projetos, mas sua aplicação depende de um Scrum Master, que além de possuir domínio técnico, domina diversos Soft Skills que permitem que o trabalho seja entendido e desenvolvido mais facilmente.

New call-to-action

Continue em contato com outras ferramentas que se relacionam com as metodologias ágeis através do blog da OiTchau, e aprimore a sua gestão de projetos.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau