Equipe trabalhando em conjunto, representando o Business Agility

Business Agility

Saiba como o Business Agility pode manter as suas vendas em alta a partir da opinião dos clientes e da flexibilização do trabalho dentro da empresa.

O que aconteceria se um novo concorrente ganhasse força em seu mercado? Como a sua empresa reagiria se novas tecnologias que facilitam a vida dos clientes surgissem? Qual a atitude tomar se o seu modelo de atuação não for mais bem-visto pelos clientes?

Essas perguntas são baseadas em acontecimentos que todas as empresas estão suscetíveis, sejam elas grandes ou pequenas.

Um exemplo de negócio que não respondeu com agilidade às mudanças do mercado, e da experiência dos clientes, foi a Kodak, uma das maiores fabricantes de máquinas fotográficas analógicas, que acabou ficando para trás com a chegada das máquinas digitais.

Mas como se adequar para responder rapidamente às mudanças? É isso que o Business Agility se propõe a resolver.

O que significa Business Agility?

Traduzindo de maneira livre para o português, Business Agility significa Agilidade nos Negócios. 

A estratégia tem como norte a centralização dos clientes e suas vontades, e a flexibilização do trabalho para que métodos ágeis sejam aplicados, e a empresa responda rapidamente às mudanças do mercado em que está inserida.

A finalidade do Business Agility é a resposta rápida para qualquer mudança que ocorra e afete a empresa, seja ela de ordem interna ou externa. 

Essa resposta rápida traz além do benefício de não deixar os clientes desamparados e manter a posição no mercado, as seguintes vantagens:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria contínua em todos os processos;
  • Linearidade de decisões, onde todas as opiniões são consideradas;
  • Promoção de uma cultura inovadora;
  • Desenvolvimento de uma mentalidade ágil que integra todos os setores da empresa.

Para que o modelo de Business Agility é usado?

O Business Agility é utilizado para a identificação de padrões e mudanças no mercado que possam interferir no negócio da empresa e diminuir o tempo de reação do negócio quando essas mudanças ocorrem.

Um exemplo de mudança que pegou todas as empresas desprevenidas foi a pandemia da Covid-19.

Porém, mesmo sem previsão, os negócios que já aplicavam os Business Agility tinham organização e mentalidade necessária para não se desesperar e partir para outras fontes de receita.

Como um exemplo percebido na estratégia de várias empresas durante a pandemia, temos o processo de aceleração para o meio digital, procurando formas inovadoras de se vender e atrair os consumidores.

Quais os domínios do Business Agility?

O Business Agility é dividido em 3 domínios, que a empresa deve ter como norte para passar a implementar o modelo gradualmente, sendo o domínio das operações, dos indivíduos e da liderança.

Conheça um pouco mais de cada um deles:

Operações

O domínio das operações corresponde ao controle de como a empresa vai funcionar conforme os seus processos, para que isso ocorra é necessário unir 3 pilares da agilidade:

  • Agilidade estrutural: facilidade em mudar as estruturas do negócio, conforme as necessidades do mercado e o teste dos modelos;
  • Agilidade de processo: os processos que compõem a empresa devem ser desburocratizadas e ter sua execução voltadas para a flexibilidade de implementação, lembrando que nenhum processo é fixo;
  • Agilidade empresarial: essa agilidade corresponde a comunicação interna dos setores, onde todo o setor deve se esforçar para que a empresa seja ágil, evitando que uma etapa realizada dentro da Business Agility se perca por conta de um setor que não é ágil.

Indivíduos 

Os indivíduos da empresa devem ser guiados para produzirem o melhor para os clientes, visando desenvolver a agilidade através do:

  • Pensamento focado no Growth;
  • Excelência;
  • Autonomia. 

Liderança

O terceiro domínio é o responsável pela implementação do Business Agility na empresa, é a liderança que deve apresentar o modelo para os colaboradores e tirar todas as dúvidas possíveis.

Todo o trabalho para a implementação do Business Agility deve ser feito pensando na:

  • Gestão de pessoas de excelência;
  • Unidade entre todos os colaboradores;
  • Estratégias ágeis durante a implementação.

Como aplicar o Business Agility?

Agora que você já sabe o que é o Business Agility e quais são os domínios que o guiam, confira como fazer a implementação prática do modelo ágil de gestão da empresa como um todo. 

Cultura

O Business Agility, ao contrário do Agile Thinking, é um modelo pensado para englobar toda a empresa e não apenas uma equipe ou projeto.

Para que essa implementação em todos os níveis ocorra, é necessária uma mudança em toda a cultura da empresa, que deve ser voltada para a satisfação plena do cliente, o entendimento de suas dores e agilidade ao resolver os seus problemas.

Equipe

Com a cultura ordenada, o responsável pela implementação do Business Agility deve estruturar a equipe para atuar como um grande time, valorizando a interação e a colaboração. 

As peças que vão fazer parte da equipe, principalmente as lideranças, também devem ser escolhidas conforme suas aptidões de manter a união e participação de todos.

Lembrando que a flexibilidade é uma das principais características do modelo, por tanto os métodos e processos empregados não devem ser engessados, assim como a tarefa designada a cada colaborador.

Velocidade acima dos acertos

Você não entendeu errado, no Business Agility a velocidade de adaptação deve vir acima dos erros.

Todas as empresas passam por erros durante o lançamento de produtos e a gestão de pessoas e é importante sempre agir com transparência sobre eles, mas também saber que eles podem ser corrigidos.

Um exemplo desse caso é desenvolvimento de softwares, um dos embriões da metodologia ágil, onde o lançamento de um produto para o público é a primeira etapa do processo e não a última, assim todo o trabalho se molda conforme a percepção dos usuários.

Continue o seu caminho para a agilidade

O Business Agility é modelo que deve ser aplicado gradualmente, permitindo que a empresa atue com flexibilidade, mas principalmente com agilidade perante as mudanças.

Seguindo todas as etapas listadas, o seu negócio estará pronto para enfrentar as alterações de mercado e do mundo de frente, analisando aquilo que o público quer e desenvolvendo novas ideias rapidamente.

Continue aprimorando a gestão da sua empresa e dos seus projetos a partir de outros conteúdos como esse no blog da OiTchau.

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