Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
team building

Team building: aprenda tudo sobre a técnica!

Team building é o processo de transformar um grupo de colaboradores individuais em uma equipe coesa. Isso porque a sinergia desse time pode definir o seu sucesso em projetos e realizações.

Este trabalho em conjunto favorece a produtividade, o cumprimento de prazos e reforça a criatividade dos profissionais.

A seguir, neste artigo, vamos tirar mais dúvidas em relação ao assunto. Acompanhe!

  • O que é team building?
  • Como funciona o team building?
  • Por que o método é importante?
  • Passo a passo para aplicar o team building na sua empresa?

O que é team building?

A tradução em inglês significa consolidação de equipe, em que são aplicadas técnicas para tornar o relacionamento interpessoal mais resistente e com conexão.

Na prática, o team building pode ser definido como um estilo de treinamento baseado em atividades dinâmicas, que podem ser feitas dentro ou fora do ambiente de trabalho, e têm como principal objetivo melhorar a relação entre os colaboradores da empresa.

Entretanto, ao invés de se concentrar no desenvolvimento técnico do trabalho, o conceito é focado em aprofundar e aperfeiçoar as funções em equipe e o cenário de relacionamentos das áreas.

Isso porque, em alguns momentos durante a carreira profissional, pode acontecer das pessoas se sentirem desmotivadas, o que vai refletir diretamente na qualidade do seu trabalho, os profissionais acabam se tornando pouco produtivos. 

Sob este contexto, é fundamental que os líderes da empresa estejam cientes de que a situação descrita é perfeitamente normal, o processo é totalmente reversível e colaborativo.

Tomando algumas medidas e adotando treinamentos diferenciados, é possível mudar esse quadro e inovar dentro da equipe, é neste momento que entra o team building.

Como funciona o team building?

A técnica vai muito além do que uma ação isolada de motivação. A partir desse modelo de treinamento, a área de RH consegue desenvolver aspectos ligados ao emocional dos colaboradores, como o entusiasmo, o autoconhecimento e as limitações.

Assim começa a investir na criação de vínculos entre os times de colaboradores, tornando mais fácil o desenvolvimento de projetos dentro da empresa  e da equipe.

Por meio dessas práticas, é possível perceber o clima e a cultura organizacional, o espírito de equipe, a comunicação e o planejamento.

Em geral, quem propõe as tarefas de team building é o setor de RH, que espera melhorias para adquirir resultados como:

  • Aumento da moral e das habilidades de liderança das equipes;
  • Identificação de barreiras que frustram a criatividade;
  • Clara definição dos objetivos da organização;
  • Otimização dos procedimentos internos;
  • Evolução da produtividade organizacional;
  • Identificação dos pontos fortes e fracos de uma equipe;
  • Elevação da capacidade de resolução de problemas.

As atividades são planejadas para motivar os colaboradores a desenvolverem os seus talentos individuais ou em equipe. A gestão de conflitos se torna fundamental para a realização do team building.

Essa intervenção pode ser feita em todos os modelos de equipes e em diferentes fases de evolução. Por exemplo:

Caso estejam formando as equipes, passando por problemas, por período de reorganização; ou ainda, mesmo em uma equipe que esteja totalmente entrosada.

Em todas essas situações os colaboradores de cada equipe precisam estar com as conexões mais resistentes, pois todas as decisões serão tomadas em equipes, toda a parte de execução também.

A equipe precisa estar alinhada, motivada  e totalmente preparada para lidar com os desafios rotineiros que irão aparecer.

team building

Por que o método é importante?

Saiba os principais benefícios da aplicação do team building comprovados pela adoção da prática:

1. Aumento da produtividade

Como mencionamos, é comum, na maioria das corporações, os gestores buscarem técnicas e maneiras para aumentar a motivação e melhorar a produtividade das pessoas.

As tarefas dinâmicas do team building consegue aprofundar o relacionamento dos colaboradores, a ponto de fazer com que eles sejam mais produtivos e habilidosos em suas funções.

2. As áreas passam a interagir de forma eficaz graças o team building

Sem dúvidas, uma das características mais relevantes para uma organização é a comunicação. Ao exercitá-la, os profissionais são capazes de melhorar a troca de informações e o sentimento de pertencimento a um grupo, processo responsável por aumentar a produtividade e a união das equipes. A construção de equipe desenvolve a oralidade, o espírito de liderança e a agilidade.

3. Todos conhecem qual é o seu papel na empresa

Esta é uma reclamação constante nas corporações, especialmente nas maiores. Muitas vezes os colaboradores sentem dificuldade de entender quais são as verdadeiras funções das áreas da empresa, o que dificulta o seu próprio desempenho. As técnicas permitem uma boa troca de informações capazes de fazerem com que as equipes consigam designar as responsabilidades que cada profissional vai ter dentro de uma equipe.

4. O team building gera engajamento

O compartilhamento de experiências é uma das maneiras de aumentar o engajamento dos profissionais da empresa. As técnicas de team building permitem que as pessoas consigam entender que a criação de laços e a troca de informações vai fazer com que elas fiquem cada vez mais engajadas. Esse processo permite maior interação e aumento da produtividade.

5. Colaboradores satisfeitos

Com certas atividades dinâmicas, é possível desenvolver algumas habilidades dos colaboradores e até dos líderes. Isso vai fazer com que todos os profissionais consigam trabalhar com mais motivação, empenho e agilidade. A consequência de todo esse processo é o sentimento de satisfação de toda a equipe e, consequentemente, da empresa.

Passo a passo para aplicar o team building na sua empresa

  • Defina qual é a meta 

Antes de qualquer ação, uma das primeiras e principais etapas da técnica é que o líder da equipe precisa estabelecer um propósito coletivo. A organização e seus colaboradores devem estar cientes de onde precisam chegar para que esse processo faça com que todas as pessoas remem na mesma direção para que possam alcançar os resultados necessários.

  • Invista em ações fora do ambiente de trabalho

Ter o contato com os colegas fora da empresa é uma maneira de fazer com que as pessoas se enxerguem de outra forma e estabeleçam outro tipo de relação. Essa atitude renova a sua saúde mental e abre a mente para novas possibilidades. Além disso, sair um pouco da rotina pode ser muito benéfico para todos os profissionais que fazem parte do negócio e para a produtividade da empresa.

  • Pratique team building com gamificação

Em linhas simples, gamificação é o processo de inclusão de elementos lúdicos ou de jogos em atividades diárias do trabalho. Em alguns exemplos, ferramentas, aplicativos e execução de tarefas profissionais passam a contar pontos para as equipes. O acúmulo desses pontos faz com que os colaboradores possam trocar por brindes ou até prêmios maiores.

  • Fortaleça a comunicação interpessoal

No team building, é fundamental privilegiar a comunicação interpessoal. É muito importante dar atenção para o processo comunicativo entre os próprios funcionários, para que todos encontrem a melhor maneira ou o melhor canal para a troca de informações. É possível disponibilizar um espaço criativo e amplo para esse processo ter ainda mais sucesso.

  • Capacite as lideranças para que ofereçam uma alta performance

Pode ser praticamente impossível acreditar que um processo de melhora da produtividade e dos resultados seja feito com êxito sendo gerido por um líder descompromissado. Por isso, é muito importante que a liderança da equipe e responsável pela técnica seja uma pessoa com alta performance, comprometida com seus profissionais e totalmente motivada em melhorar seu desempenho.

Veja também: Cultura organizacional: como identificar na sua empresa?

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Blog da Oitchau para receber novos.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau