Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
jornada de trabalho

Jornada de trabalho: como gerenciá-la de forma inteligente?

Controlar a jornada de trabalho dos colaboradores de uma empresa pode ser uma tarefa muito desgastante para os profissionais de recursos humanos. Isso porque é um sistema trabalhoso e complexo: cada evento, como atrasos e horas extras, precisa ser registrado e exige muita atenção e conferência constante, deixando o processo muito demorado, pouco prático e passível de erros.

Neste sentido, uma boa alternativa para otimizar a gestão do controle de ponto é a informatização de todo o processo. Para tanto, vamos apresentar, neste artigo, como fazer esse gerenciamento de maneira inteligente. Acompanhe a seguir!

Controle de ponto

Sistema digital: o método mais assertivo para gerir a jornada de trabalho 

Uma excelente execução da gestão de pessoas em uma organização inclui entender que a maioria dos problemas enfrentados é fruto de deficiências em procedimentos simples e corriqueiros, como o controle da jornada de trabalho dos profissionais. Isso explica por que o registro de ponto é um processo que está constantemente sendo aprimorado, à medida que a tecnologia avança.

Desde que as informações relacionadas à anotação sobre o expediente diário de cada trabalhador eram feitas em um livro de ponto, por exemplo, muita coisa no mundo já mudou em termos de tecnologia e influenciou como as empresas realizam essa função no seu dia a dia.

Por conta desses constantes avanços, hoje é possível fazer esse controle de forma totalmente automatizada e, consequentemente, mais segura. As informações podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar, otimizando o trabalho dos gestores e reduzindo drasticamente as possibilidades de falhas nos processos.

Com a gestão digital da jornada de trabalho, dados como a hora de entrada e saída, adicionais noturnos, horas extras e todos os outros eventos relacionados à jornada são contabilizados automaticamente na nuvem. Dessa forma, o acesso às informações é prático e confiável, pois o sistema conta com uma inteligência de ponta e entrega em tempo real todas as interações que ocorrem diariamente.

Além disso, todos os eventos rotineiros podem ser programados previamente, inclusive, alguns documentos, como atestados, podem ser incluídos no momento de uma justificativa de ausência, o que deixa o trabalho muito mais eficiente.

jornada de trabalho

Quais as principais vantagens de adotar um controle por meio de um sistema digital?

O controle de ponto digital atua nos dois lados da relação trabalhista: agiliza muito o trabalho dos gestores e, também, democratiza o acesso à informação por parte dos colaboradores. Vamos apontar quais são alguns dos seus principais benefícios abaixo.

1. Dados acessíveis para todos

A gestão digital da jornada de trabalho pode ser realizada por meio de aplicativos. Isso permite ao gestor e ao trabalhador acompanhar a sua rotina de qualquer lugar. A plataforma ainda emite lembretes e alertas para os colaboradores respeitarem os horários de suas jornadas.

Com esse sistema automatizado, o profissional tem autonomia, fica mais bem informado e adquire plena consciência do andamento da sua rotina na empresa.

2. É fácil de usar

O sistema por aplicativo viabiliza o cadastro e o registro de ponto por procedimentos extremamente simples e intuitivos. Os próprios colaboradores podem instalá-lo em seus celulares e registrar cada entrada e saída do trabalho.

Indo além disso,, o aplicativo oferece a facilidade de poder ser integrado a sistemas comuns de relógios eletrônicos de ponto e de folha de pagamento, já presentes no mercado.

3. Oferece credibilidade ao controle da jornada de trabalho

Uma das principais vantagens de softwares digitais é a veracidade dos dados. Tanto a empresa como o colaborador contam com uma fonte confiável de informações caso precisem consultar essas informações em algum momento.

4. O custo-benefício compensa

Outra grande vantagem é o custo-benefício do sistema. Ele não precisa de grandes servidores já que tudo é feito por meio de uma plataforma online. Ele também requer menos tempo dos profissionais de RH na sua administração, por ser um sistema automatizado, é facilmente implantado.

5. Sua gestão é bem simplificada

A análise da jornada de trabalho também fica muito mais fácil com a utilização do controle de ponto digital, já que todas as informações são processadas em tempo real no sistema. Assim, ficam bem organizadas e facilmente acessíveis.

As praticidades desse sistema beneficiam tanto os trabalhadores, que podem acompanhar sua jornada, banco de horas, faltas, atrasos e ver onde que eles precisam melhorar, quanto os gestores, que podem controlar melhor tudo o que acontece com sua equipe na empresa.

6. Mobilidade no registro da jornada de trabalho

Por fim, o gerenciamento por meio de um sistema de ponto online permite que os profissionais possam acessá-lo de qualquer lugar. Além disso, para realizar o monitoramento, o gestor pode operar o aplicativo de qualquer dispositivo móvel, como smartphone ou tablet, desde que haja internet disponível.

Como implementar um sistema inteligente na empresa?

No caso das plataformas de ponto digital, para implantá-las, não é preciso adquirir nenhum equipamento. Tanto gestores quanto colaboradores podem instalar o aplicativo em seus dispositivos. Esses sistemas online podem também trabalhar de forma integrada com o relógio de ponto, caso a empresa já o tenha.

Portanto, basta que gestores e colaboradores acessem suas contas para fazerem a gestão da equipe e os registros de ponto. O perfil do gestor tem caráter administrativo, com total acesso às informações. Já o perfil dos colaboradores permite a marcação do ponto e o acompanhamento de suas rotinas individuais.

Documentos Admissionais

O Oitchau pode te ajudar com esta tarefa!

Agora que você já sabe como os sistemas inteligentes podem fazer a sua empresa fluir, vale a pena investir no método mais moderno — o controle de ponto digital.

O Oitchau é um sistema de controle de ponto online seguro, disponível via aplicativo e web: a plataforma possui integrações com REP e sistemas de folha de pagamento, que permitem a classificação das marcações de ponto dos colaboradores durante a jornada de trabalho (entrada, saída e pausas), e também disponibiliza o acesso a essas informações em tempo real.

A sua empresa vai perceber que o time de Recursos Humanos terá muito mais poder de ação, principalmente porque as questões relacionadas ao ponto serão resolvidas na hora. Essa atitude promoverá uma melhora não só na agilidade do departamento como também refletirá no bem-estar de todos, aumentando o desempenho e reduzindo problemas com maus hábitos e absenteísmo dos colaboradores.

Fale conosco e tenha a sua disposição o sistema de gestão de jornada mais intuitivo, completo, seguro e econômico do mercado!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau