Duas pessoas se cumprimentando.

Gerente de Recursos Humanos: como se destacar na profissão

Saiba qual é o papel do Gerente de Recursos Humanos e quais as habilidades que o profissional que ocupa esse cargo deve desenvolver para se destacar na profissão.

Nos últimos anos, o setor de Recursos Humanos tem sido cada vez mais valorizado dentro das empresas, afinal ele representa um importante elo para os negócios, com a valorização dos talentos e a manutenção de um ambiente de trabalho saudável.

New call-to-action

Um departamento de tamanha necessidade para o bom andamento do ambiente interno, deve ser gerido com muita cautela e precisão, evitando falhas e prezando pelo bom tratamento de todos os colaboradores.

Para isso, o setor deve contar com um Gerente de Recursos Humanos qualificado e apto para assumir os desafios que fazem parte do dia-a-dia do setor.

Conheça um pouco mais sobre essa profissão e como uma pessoa que almeja desempenhar ou que já ocupa esse papel pode ser um profissional de destaque. Boa leitura!

O que faz um Gerente de Recursos Humanos?

Como o nome já diz, o Gerente de Recursos Humanos gerencia o setor de RH. Sendo o responsável por comandar os colaboradores que fazem parte do RH e determinar as estratégias a serem implementadas pelo departamento.

Sabendo disso, entre as principais tarefas designadas ao Gerente de Recursos Humanos estão o planejamento e o desenvolvimento de estratégias ligadas às seguintes situações:

  • Recrutamento e seleção de novos colaboradores;
  • Treinamento e desenvolvimento do público interno;
  • Plano de cargos e salários;
  • Administração da carreira dos colaboradores, junto ao controle das relações trabalhistas e sindicais;
  • Implementação de pesquisas de satisfação interna;
  • Apoio aos líderes para a implementação de políticas de feedbacks e incentivos;
  • Proporção de uma atmosfera positiva de trabalho para que as metas possam ser atingidas.

Quem pode ser Gerente de RH?

Idealmente uma pessoa que almeja ocupar o cargo de Gerente de Recursos Humanos deve possuir formação em gestão de RH, mas isso não é uma regra, um vasto conhecimento prático na área junto ao domínio de Soft Skills também podem garantir a sua ocupação.

Porém, em ambos os casos a experiência deve ser considerada, mesmo que formado em gestão de RH, um profissional deve possuir profundo conhecimento sobre a vivência prática da área, saindo do campo teórico e comprovando através de tempo de trabalho esse conhecimento.

As já citadas Soft Skills também são fundamentais, sem elas, mesmo uma pessoa que possui um excelente conhecimento sobre o departamento não conseguirá ser um Gerente de Recursos Humanos fora da curva, já que o sucesso no cargo está ligado também a boas habilidades de comunicação.

6 Dicas para se destacar como Gerente de Recursos Humanos

Agora que você já sabe qual é o papel desempenhado pelo Gerente de Recursos Humanos, confira as dicas que separamos para otimizar o caminho de quem deseja ser um profissional de destaque no cargo:

1 – Saiba se comunicar

Como você já viu anteriormente, uma das principais habilidades que determinam o sucesso de um Gerente de Recursos Humanos é a comunicação.

Essa importante Soft Skill é traduzida como a capacidade de entender e se fazer entendido de maneira clara, sem gerar ruídos na mensagem que deseja passar e considerando que do outro lado também existe outra pessoa.

Para isso, é necessário saber se comunicar de maneira compreensiva e empática, procurar gerar conversas produtivas e que façam com que os profissionais que estão fazendo parte dela se sintam valorizados.

2 – Lidere pelo exemplo

O profissional que ocupa o cargo de gerente de RH certamente já esteve em outra posição anteriormente, sendo essa subordinada a outra liderança.

Para alcançar o bom desempenho, é necessário relembrar os exemplos que impactaram a sua carreira e, quando positivos, tentar replicá-los, fazendo com que os colaboradores que dependem de sua atuação se sintam incentivados.

A liderança pelo exemplo ocorre não só através de grandes atitudes, mas também nos pequenos atos, como na responsabilização pelos problemas do setor e cumprimento dos horários.

3 – Esteja antenado às novidades do setor

O setor de Recursos Humanos, assim como outros, tem se reinventado com o tempo, contando cada vez mais com recursos oriundos de diferentes áreas para aprimorar o seu andamento.

Por conta disso, é fundamental que o seu gerente participe ativamente de discussões que envolvem o setor e o desenvolvimento de novidades impactantes.

Para estar antenado dessa maneira, o profissional pode acompanhar blogs especializados no setor e participar das feiras que tem como fim a apresentação dessas novidades, como é o caso da CONARH.

4 – Domine as ferramentas tecnológicas

Ao decidir quais ferramentas tecnológicas irá aplicar para facilitar o dia-a-dia do RH, é importante que o Gerente de Recursos Humanos seja o primeiro a dominar o seu uso, facilitando a sua explicação e ensino para os demais profissionais.

Por exemplo, ao adotar um sistema de ponto eletrônico, o gerente deve aprender a utilizá-lo da maneira correta e elaborar junto a sua equipe o manual interno de boas práticas para o seu uso.

5 – Conheça a atuação e os setores da empresa

Somado a todos os tópicos abordados anteriormente, que dizem respeito a atuação do gerente de RH no ambiente interno do setor, temos também a necessidade dele possuir conhecimento amplo sobre a atuação da empresa.

Ao estudar e até mesmo participar do dia-a-dia de outros setores do negócio, o profissional terá uma visão mais clara sobre as necessidades que ela tem e podem ser solucionadas pelo RH.

6 – Continue se aprimorando

Por fim, o gestor de Recursos Humanos de destaque deve sempre buscar o aprimoramento constante tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Visando ser uma pessoa melhor para que a sua capacidade de liderança melhore e continue ligado ao desenvolvimento de novas tecnologias e abordagens do RH.

Se você deseja continuar se atualizando sobre o setor e conhecendo outros componentes fundamentais para o seu andamento, não deixe de conferir outros conteúdos como esse no blog da OiTchau.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau