human experience management

Human Experience Management é o futuro do RH

As empresas identificam a importância de implementar ações de bem estar, para o bem estar dos colaboradores, por isso aplicam a Human Experience Management.

O RH humanizado vem ganhando destaque à medida que as empresas identificam a importância de implementar ações de bem estar, que garantam uma melhora na saúde mental dos colaboradores, que é um dos pilares da Human Experience Management.

A Human Experience Management (HXM) trata da experiência que a empresa proporciona aos seus colaboradores, para que a cultura organizacional se torne sólida, tenha redução de turnover e consiga descobrir novos talentos dentro da equipe.

A HXM é uma maneira de desenvolver os colaboradores de maneira interna, para que fortaleça a conexão entre gestores e equipe, a fim de gerar mais produtividade e uma competição saudável sem causar danos à saúde mental.

Continue a leitura e veja como aplicar o conceito de HXM na sua empresa.

O que é Human Experience Management?

Imagine um cenário onde a gestão de pessoas de uma empresa transcende as métricas frias e se conecta de forma genuína com cada colaborador, de forma específica e individual, e sem deixar de lado a produtividade, os resultados e objetivos da empresa.

Isso é o que a Human Experience Management, ou HXM, busca alcançar.

Mais do que apenas tratar os colaboradores como mão de obra ou recursos produtivos, a HXM visa criar uma experiência completa, na qual as necessidades individuais, aspirações e emoções são levadas em conta.

É a arte de construir um ambiente de trabalho que inspira, engaja e motiva, elevando a relação entre os colaboradores e a empresa para um novo patamar.

Qual é o papel da gestão da experiência humana?

A Gestão da Experiência Humana, que é a tradução para Human Experience Management, é a voz que fala ao coração dos colaboradores. 

Ela reconhece que o sucesso de uma organização está intrinsecamente ligado ao bem-estar, à satisfação de sua equipe e ao sucesso individual de cada um.

Dessa forma, é possível:

  • Reconhecer as necessidades individuais;
  • Promover a saúde mental e o bem-estar;
  • Facilitar o desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Cultivar uma cultura organizacional inclusiva e colaborativa;
  • Valorizar a diversidade e a inovação;
  • Estabelecer canais de comunicação abertos e transparentes;
  • Impulsionar a satisfação e retenção dos colaboradores;
  • Alinhar os valores da empresa com as expectativas dos colaboradores;
  • Criar um ambiente propício ao crescimento e à aprendizagem contínua;
  • Reforçar a identidade e a marca empregadora da empresa.

O que é a Human Capital Management (HCM)?

Diferente da Human Experience Management (HXM), a HCM, ou Human Capital Management, é uma abordagem mais tradicional, que foca na gestão eficaz dos recursos humanos, os colaboradores, entendendo-os como ativos da organização.

Isso acaba envolvendo apenas aspectos mais “frios”,  como recrutamento, treinamento, avaliação de desempenho e benefícios.

Qual é a diferença entre HXM e HCM?

Como você pôde perceber, a HXM é uma evolução da abordagem praticada pela HCM. Assim, elas atuam de forma distinta na prática das empresas.

Confira uma tabela comparativa entre os dois formatos de gestão:

Human Experience Management (HXM) Human Capital Management (HCM)
Foco Experiência e bem-estar dos colaboradores Eficiência operacional e gestão de recursos humanos
Abordagem Centrada no ser humano e nas suas necessidades Centrada em processos e métricas
Visão Colaboradores como seres únicos com necessidades emocionais Colaboradores como recursos para atingir metas
Cultura organizacional Prioriza uma cultura de colaboração, inovação e inclusão Valoriza uma cultura de desempenho e resultados
Desenvolvimento Incentiva o desenvolvimento integral e personalizado dos colaboradores Enfatiza o desenvolvimento de competências específicas
Saúde mental Coloca a saúde mental como prioridade e oferece suporte Tende a focar em aspectos físicos e de desempenho
Flexibilidade Valoriza a flexibilidade no trabalho e equilíbrio entre vida pessoal e profissional Pode ter uma abordagem mais rígida em relação a horários
Comunicação Fomenta a comunicação aberta e transparente em todos os níveis Pode ter uma comunicação mais hierárquica e restrita
Resultados Busca impacto no bem-estar, satisfação e criatividade dos colaboradores Busca impacto na eficiência, produtividade e lucratividade da empresa

Como aplicar HXM nos Recursos Humanos?

Conhecendo melhor a Human Experience Management, vamos explorar como aplicá-lo de forma eficaz nos Recursos Humanos e elevá-lo ao próximo nível.

Compreensão profunda dos colaboradores

O primeiro passo é conhecer profundamente os colaboradores. Assim, é preciso buscar realizar pesquisas de engajamento, de clima organizacional, de cultura e promover conversas individuais.

Desenvolvimento personalizado

Cada colaborador é único, com habilidades, experiências, expectativas e aspirações distintas.

Dessa forma, é preciso oferecer programas de treinamento e desenvolvimento personalizados, que permitam a cada indivíduo explorar seu potencial ao máximo.

Fomento da colaboração

A Human Experience Management valoriza a colaboração como uma força que impulsiona a empresa ao sucesso.

Assim, procure criar e incentivar oportunidades em que os colaboradores trabalhem em equipe, compartilhem ideias e soluções, fortalecendo assim o senso de pertencimento e integração.

Flexibilidade e equilíbrio

Tente proporcionar maior flexibilidade no ambiente de trabalho, permitindo que os colaboradores ajustem suas horas e local de trabalho conforme suas necessidades, mas isso dentro das possibilidades e particularidades da empresa.

Isso vai ajudar a promover o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Feedback constante

É importante estabelecer uma cultura de feedback, onde os colaboradores recebam orientações construtivas e reconhecimento regularmente.

Tão importante quanto ouvir os colaboradores durante a implantação da HXM, é ouvir no dia a dia da empresa, isso contribui para um ambiente de aprendizado e crescimento contínuo.

Promoção da diversidade

Valorize a diversidade e a inclusão em todos os aspectos da empresa, pensando nisso desde a montagem da equipe, no recrutamento e na contratação, até a gestão do dia a dia com os colaboradores.

Procure promover programas que celebrem diferentes culturas, origens e perspectivas, criando um ambiente verdadeiramente inclusivo.

Quais os principais indicadores de Human Experience Management?

Apesar de ser uma abordagem mais holística e que aborda diversos aspectos intangíveis, a implementação da HXM traz resultados práticos às empresas e suas equipes.

Os resultados da aplicação dessas estratégias podem, e devem, ser mensurados por meio de alguns indicadores.

Veja alguns dos principais indicadores a serem considerados.

Engajamento dos colaboradores

O engajamento mede o grau de comprometimento emocional e mental dos colaboradores com a organização e pode ser medido por meio de pesquisas de engajamento, onde os colaboradores respondem a perguntas sobre seu nível de satisfação, motivação e envolvimento no trabalho.

Cálculo: [(Número de Respostas Positivas) / (Número Total de Respostas)] * 100

É importante estabelecer uma meta e, após a pesquisa ser aplicada e ter seus dados mensurados, traçar estratégias que possam melhorar ou ainda manter seus resultados.

Rotatividade (Turnover)

A rotatividade mede a taxa de saída de colaboradores da organização e uma alta neste índice pode indicar insatisfação ou falta de engajamento.

Cálculo: [(Número de Saídas) / (Número Médio de Colaboradores)] * 100

Em linhas gerais, um índice aceitável para a rotatividade fica entre 5% e 10%, mas é muito importante considerar o contexto, as particularidades e o histórico de cada empresa.

Por exemplo, empresas com equipes menores possuem situações delicadas, onde a saída de um único colaborador já supera e muito esse percentual.

Absenteísmo

O absenteísmo mede a frequência com que os colaboradores faltam ao trabalho e um índice alto pode indicar problemas de saúde ou insatisfação.

Cálculo: [(Total de Dias de Ausência) / (Total de Dias de Trabalho Possíveis)] * 100

Aqui se aplica a mesma lógica do acompanhamento da rotatividade, onde devem ser considerados o contexto, as particularidades e histórico de cada empresa.

Net Promoter Score (NPS) Interno

O NPS interno mede a disposição dos colaboradores em recomendar a empresa como um bom local para se trabalhar e é obtido por meio de pesquisas. 

Assim, este pode ser percebido como um indicador de satisfação, onde os colaboradores classificam sua probabilidade de recomendar a empresa.

Cálculo: [(Número de Promotores – Número de Detratores) / (Número Total de Participantes)] * 100

O NPS possui uma métrica própria, onde a pesquisa será realizada através de perguntas de 0 a 10.

  • Notas de 0 a 6: o colaborador é considerado um detrator, aquele que falaria mal da empresa.
  • Notas 7 ou 8: o colaborador é considerado neutro, aquele não falaria mal, mas também falaria bem da empresa.
  • Notas entre 9 e 10: o colaborador é considerado promotor, aquele que normalmente falaria bem da empresa.

Esses resultados são inconstantes, ou seja, mudam o tempo todo. O colaborador que é detrator hoje pode se tornar um promotor amanhã, mas o contrário também se aplica.

O importante é estar sempre acompanhando esses resultados e implementando ações que possam melhorá-los de forma constante.

Participação em programas de desenvolvimento

Esse indicador mede a adesão dos colaboradores a programas de treinamento e desenvolvimento oferecidos pela organização.

Cálculo: [(Número de Participantes em Programas de Desenvolvimento) / (Número Total de Colaboradores)] * 100

Colaboradores motivados costumam aderir com maior facilidade aos programas de treinamento, capacitação e desenvolvimento. Um baixo índice de participação pode indicar uma baixa também na motivação e engajamento da equipe.

Avaliação de desempenho

Avaliações regulares de desempenho podem indicar a percepção dos colaboradores sobre o feedback e a orientação que recebem para melhorar seu trabalho.

Cálculo: [(Número de Colaboradores Avaliados de Forma Positiva) / (Número Total de Avaliações)] * 100

Além da oportunidade de avaliar de forma mais objetiva e perceber a melhora do desempenho, essa cultura também mostra aos membros da equipe, de forma transparente, os pontos que podem e precisam ser melhorados.

Em uma boa cultura de feedback, além da avaliação de desempenho, a empresa se preocupa em construir junto aos colaboradores os planos para melhoria constante no desempenho.

Participação em iniciativas de engajamento

Mede o envolvimento dos colaboradores em atividades de engajamento, como voluntariado, comitês de funcionários e eventos sociais.

Cálculo: [(Número de Colaboradores Participantes) / (Número Total de Colaboradores)] * 100

Aqui podemos aplicar a mesma lógica de acompanhamento do indicador de participação em programas de treinamento e desenvolvimento, tanto na análise dos dados como na aplicação de estratégias de melhoria dos resultados.

Índice de diversidade e inclusão

Avalia a representatividade de diferentes grupos na empresa e a eficácia das iniciativas de inclusão.

Cálculo: [(Número de Colaboradores de Grupos Sub-representados) / (Número Total de Colaboradores)] * 100

Nesse indicador vamos conseguir medir o quanto os programas e iniciativas para promover a inclusão de diferentes culturas, origens e perspectivas, estão gerando resultados e criando um ambiente verdadeiramente inclusivo.

Por que a Human Experience Management é tão importante?

A estratégia da HXM vai além da construção de uma gestão mais empática e humana, mas também foca na sobrevivência das empresas em um mercado que está em constante transformação.

Veja alguns dos pontos principais.

Diversidade nas organizações

A geração Z e os millennials trouxeram consigo uma visão única e nova sobre a vida e o trabalho.

Essa geração não enxerga o trabalho como um objetivo final, mas como um meio para realizar seus objetivos, e busca na atuação profissional por processos que possam contribuir com a realização e alcance de seus objetivos.

Enquanto isso, gerações anteriores focaram de fato na carreira e colocaram o crescimento, desenvolvimento e ascensão profissional como um de seus grandes objetivos.

Nesse contexto, nenhum deles está certo ou errado e a HXM reconhece a importância de uma força de trabalho diversificada, valorizando as diferentes perspectivas e experiências. 

E sim, a empresa pode ter o melhor dos dois mundos ao diversificar sua equipe, Isso cria um caldeirão de criatividade e inovação, impulsionando a empresa rumo ao sucesso.

Saúde mental

Um colaborador saudável mentalmente é mais engajado, produtivo e costuma permanecer e acompanhar a empresa em seus planos de curto, médio e longo prazos.

Pensando nisso, a HXM coloca a saúde mental em foco, proporcionando um ambiente onde os colaboradores se sintam à vontade para abordar suas preocupações e buscar apoio quando necessário.

Isso não apenas beneficia o indivíduo, mas também melhora o clima organizacional como um todo.

E a empresa que consegue proporcionar um ambiente verdadeiramente saudável costuma reduzir seu turnover, ou rotatividade interna, a níveis extremamente baixos.

Desenvolvimento acelerado de novas competências

Em um mundo que se move a uma velocidade vertiginosa, a aprendizagem contínua é essencial.

A HXM promove o desenvolvimento de competências relevantes para as demandas atuais e futuras, capacitando os colaboradores a se adaptarem e prosperarem em meio à mudança.

A construção de uma mentalidade saudável contribui para que o colaborador não se assuste frente a mudança, mas aprenda a reconhecer com mais agilidade quais ajustes serão necessários e que novas competências passam a ser importantes.

E nesse novo contexto global, de mudanças cada vez mais rápidas e constantes, poder contar com uma equipe com essa mentalidade, faz total diferença na busca pelo sucesso sustentável de uma empresa.

Cultura da empresa

A cultura organizacional molda a identidade de uma empresa e isso vai muito além da missão, visão e valores.

Quando falamos de cultura, estamos colocando em mesa todas as atitudes, comportamentos e expectativas dos membros de uma equipe.

  • O quanto as atitudes e expectativas da sua equipe estão alinhadas aos valores e planos da sua empresa?

Justamente para ajudar nesse desafio, a HXM constrói uma cultura que valoriza a colaboração, o respeito mútuo e a transparência. Quando os colaboradores se sentem conectados e alinhados com os valores da empresa, eles estão mais dispostos a dar o melhor de si.

Quando os colaboradores param de enxergar aqueles valores, planos e objetivos como sendo da empresa, e passam a enxergar como sendo seus. 

Por que o Human Experience Management é o futuro do RH?

No cenário empresarial em constante evolução, uma abordagem centrada no ser humano está se tornando cada vez mais crucial. 

Assim, a HXM reconhece a importância de criar uma experiência positiva e significativa para os colaboradores em todas as etapas de sua jornada na organização.

Do mesmo modo, essa nova abordagem traz consigo uma nova percepção da tecnologia aplicada ao RH, onde a automatização de processos, análise de dados e tomada de decisão estratégica passam a ser uma nova constante na rotina dos setores.

Você já conhecia o Human Experience Management?
Para mais dicas acesse o Blog da Oitchau

Leia também: Intraempreendedorismo: o que é e quais são os benefícios

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau