mulher com cabelo liso preso em rabo de cavalo, de óculos, com mão sobreposta a mesa sorrindo em frente a um computador

Human Experience Management é o futuro do RH

As empresas identificam a importância de implementar ações de bem estar, para o bem estar dos colaboradores, por isso aplicam a Human Experience Management.

O RH humanizado tem ganhado destaque, na medida que as empresas identificam a importância de implementar ações de bem estar, que garantem uma melhora na saúde mental dos colaboradores, assim como a Human Experience Management.

E se trata da experiência que a empresa proporciona aos colaboradores, para que a cultura organizacional se torne sólida, tenha redução de turnover, e descobertas de novos talentos dentro da equipe.


O HMX é uma maneira de desenvolver os colaboradores de maneira interna, para que fortaleça a conexão de gestores e equipe, a fim de gerar mais produtividade e competição saudável sem causar danos à saúde.

Continue a leitura, e veja como pode aplicar a gestão HMX na sua empresa.

 

O que é HXM?

homem sentado, de óculos, cabeça baixa, escrevendo em caderno apoiado em sua perna.

São as siglas de Human Experience Management, significa Gestão da Experiência Humana. Tem como foco principal criar ações que garantem o sucesso da empresa e disponibilização de ferramentas para o aumento da produtividade e motivação dos colaboradores.

A tecnologia é o principal meio de inovação que auxilia na inclusão de HMX, que aumenta a qualidade dos resultados e das soluções estabelecidas no gerenciamento, otimiza melhor os processos do RH que consegue atender mais atividades em menos tempo.

O que também contribui bastante para a Human Experience Management é a redução de burocracia e automatização de processos, mas o ponto está em colocar os colaboradores em primeiro lugar, tornar tudo mais leve e acolhedor a eles, assim todos os processos seguem depois disso.

 

Como aplicar HXM nos Recursos Humanos?


Uma empresa precisa se adaptar às novas mudanças e estar em busca de inovação, para que a sua equipe mantenha o senso de comunidade e busque ser mais ágil durante os processos. E para que consiga adequar isso ao seu RH.

Por isso, separamos algumas dicas de como iniciar esse processo. Confira!

  • Pesquisa de satisfação:

    Estabeleça bem estar no ambiente corporativo, seja com ginástica laboral que são exercícios práticos feitos no local de trabalho ou em conjunto na chamada de vídeo. Se possível ofereça sessão de terapia a todos os colaboradores, para cuidarem da saúde mental. 
  • Simplifique as reuniões:

    Aplique a metodologia scrum, e realize reuniões diárias de até 15 minutos para saber como os colaboradores estão se sentem, se estão com dúvidas ou precisam de ajuda. 
  • Defina as sua estratégias

    Criar estratégias contribuem para alcançar as metas, assim como aplicar KPI’s que são indicadores de desempenho, para saber se as ações estão bem encaminhadas. 
  • Promova competições saudáveis

    Criar campanhas internas, competições com prêmios de maneira saudável e divertida, engajam o time a fazer diferente e se motivar mais. Ações de reconhecimento por ter batido as metas, ou sempre ajudar a equipe também são uma ótima alternativa de Human Experience Management. 
  • Esteja disponível

    Independente do modelo de trabalho híbrido, home office ou presencial é importante estar próximo dos colaboradores. Para troca de feedbacks, ter uma aproximação e conectividade, que passem o sentimento de pertencimento e atenção.

Essa preocupação se tornou ainda maior, segundo a OMS, após o período da pandemia, no qual aumentou em 25% o índice de brasileiros com depressão e ansiedade, o que prejudica a convivência no ambiente de trabalho e também interfere nas entregas.

 

Por que o HXM é o futuro do RH?

menia de cabelo caheado, com um braõ apoiando no queixo, sorri

Porque a Human Experience Management foca na experiência do colaborador, que é o usuário final de todas as aplicações e direcionamentos que o RH planeja, o departamento precisa manter a conexão entre empregador e contratado. 

E a HMX promove mais adaptação e agilidade nos processos, assim o RH pode identificar talentos dentro da empresa, e fornecer um novo plano de carreira para reter eles. Além de incentivar a permanecerem na empresa. 

Com o apoio da tecnologia tudo se torna mais fácil, pois permite mais qualificação na escolha de estratégias, torna o RH mais inteligente e com ações mais promissoras, assim terá mais tempo para promover novas oportunidades, ter processos mais versáteis e mais desenvolvimento interno.

Tudo é possível com a tecnologia, e reunir interesse individuais e comparar ao coletivo, ajuda ao RH a tomar decisões mais consistentes e atender melhor os colaboradores, sem perder a produtividade, ganhos e crescimento que a empresa também precisa.

Você já conhecia o Human Experience Management?
Para mais dicas acesse o Blog da Oitchau

Leia também: Intraempreendedorismo: o que é e quais são os benefícios

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau