Pressão no trabalho: Como lidar bem com esta situação?

A pressão no trabalho é uma realidade a qual, independentemente do tamanho da empresa ou do cargo exercido, a maioria dos profissionais já teve que lidar em algum momento da sua carreira.

As “situações de aperto” são diversas, e podem ir desde bater uma meta ou apresentar um projeto que pode impactar a empresa como um todo, até liderar uma equipe que lida com tarefas que envolvem prazos mais curtos.

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Sabemos que é preciso manter a calma ao olhar para esses momentos, para conseguir passar por essas situações sem danos, no entanto, às vezes pode parecer que tudo está prestes a fugir do controle.

Tendo isso em mente, neste artigo, preparamos dicas importantes que certamente vão contribuir para que o equilíbrio seja mantido ao correr atrás dos objetivos no trabalho sob pressão. Acompanhe a seguir!

Dicas para lidar com a pressão no trabalho

Identifique seus gatilhos

Descobrir as ações que provocam estresse no trabalho pode ajudar a antecipar problemas e já pensar em maneiras de resolvê-los. Mesmo que você não possa evitar essas situações, estar preparado pode ajudar.

Reserve um tempo para refletir sobre eventos e sentimentos que podem contribuindo para a sensação de estar em constante pressão . Essa tarefa você pode fazer sozinho ou com alguém em quem confia. Sobre este ponto, é válido considerar:

Problemas que surgem regularmente e com os quais você se preocupa, por exemplo, aquela conta do caixa que nunca fecha, ou a meta da equipe que costuma demorar a ser atingida.

Eventos estressantes em andamento, como problemas de relacionamento com um colega de trabalho ou com o seu gestor;

Aprenda a separar as áreas de sua vida

Se lidar com a pressão não é uma tarefa das mais fáceis, imagine o que acontece quando se traz problemas pessoais para dentro da empresa.

Uma dica valiosa e que funciona para muitas situações é separar as áreas de sua vida. Isso significa que, ao pisar no escritório, se esqueça da conta que não foi paga, da briga com o seu companheiro, do pneu furado do carro, etc.

Mesmo que seu ambiente de trabalho seja harmonioso, se você começar a misturar o profissional e o pessoal, tudo irá desandar. Você perderá o controle e a pressão no trabalho será ampliada nos dois setores.

O oposto também vale aqui. Desconecte-se de sua rotina no trabalho ao chegar em casa. Evite o celular e até a internet, se isso o deixar ausente.

Priorize a sua rotina

É humanamente impossível fazer bem várias coisas ao mesmo tempo. Por esse motivo, dedique-se a uma tarefa de cada vez.

Quando se faz isso, coloca toda a sua atenção em apenas uma meta e consegue cumpri-la, eliminando a necessidade de retrabalho.

Para ajudá-lo a ser mais organizado no trabalho, você pode usar a tecnologia ao seu favor. Aplicativos como o Trello, o Basecamp, entre outros, são fáceis de serem utilizados e otimizam a sua rotina.

Correndo contra o relógio

Se você é uma daquelas pessoas que está sempre atrasado, está faltando organização de tempo. Só depois que conseguir acertar os seus horários, irá perceber que não precisa de um dia com mais de 24 horas.

No trabalho especificamente, a má organização do trabalho se reflete na necessidade de perder inúmeras horas de almoço, na realização de horas extras e até em levar trabalho para casa.

Mantenha uma agenda e negocie os prazos que achar necessário. Pense que prejudicar a sua saúde emocional é um preço alto a ser pago, independentemente de sua posição.

Sua saúde em primeiro lugar

Nada é mais importante que sua saúde. Até porque você precisa dela para fazer tudo o que deseja, não é mesmo?

Sendo assim, não minimize enxaquecas, dores na coluna, mudanças bruscas de humor e outros sintomas que podem indicar que algo não está indo bem.

Tente manter o básico sempre em dia: se alimente bem e com qualidade e tenha uma boa noite de sono. Sempre que possível, tenha um tempo só para você, nem que sejam apenas alguns minutos para saborear um chá durante o expediente.

Organize seu tempo

Fazer alguns ajustes na maneira como se organiza o seu tempo pode ajudar a ter um controle maior sobre as suas tarefas, o que consequentemente, faz você lidar melhor com a pressão de executá-las

Identifique sua melhor hora do dia e execute as tarefas importantes que precisam de mais energia e concentração naquele momento. Por exemplo, você pode pensar em melhores soluções logo no início do expediente, ou vice-versa;

Faça uma lista das coisas que você deve fazer. Organize-as em ordem de importância e tente se concentrar primeiro nas mais urgentes. Algumas pessoas consideram útil a criação de um cronograma para planejar quando podem dedicar tempo a cada tarefa. Peça a um  colega de trabalho ou ao gestor para ajudá-lo a priorizar. Até lá, é válido adiar algumas tarefas até se sentir menos estressado;

Defina metas menores e mais viáveis. Quando você sofre muita pressão, não se deve traçar metas ousadas, as quais geralmente se tornam inatingíveis. Isso pode fazer você se sentir mais estressado e, caso não alcançá-las, com certeza ficará com uma sensação de frustração;

Varie suas atividades. Equilibre tarefas estressantes com atividades mais corriqueiras no trabalho — aquelas que você acha mais fáceis ou que pode desenvolver com mais calma;

Tente não fazer muita coisas de uma só vez. Se você se esforçar demais, poderá achar mais difícil executar bem qualquer tarefa individual. Isso também pode aumentar a sensação de pressão no trabalho;

Faça pausas e desacelere às vezes. Pode ser difícil fazer isso quando você está estressado, mas a atitude vai torná-lo mais produtivo;

Peça ajuda! Por exemplo, você pode perguntar a um colega de trabalho qual seria a visão dele em relação a um assunto que esteja te “tirando do sério”. As pessoas pensam diferente, e por mais que a ideia dele não sirva, ela pode te inspirar a seguir outros caminhos.

Lidar com a pressão pode ser algo mais simples, quando bem planejado. Acima de tudo, lembre-se que ninguém é insubstituível e sua saúde é muito valiosa!

Como lidar com a pressão do trabalho em home Office?

Em razão da pandemia de Coronavírus diversas empresas optaram por alterar a condição de trabalho de seus colaboradores para home Office. Além disso, em razão da modernização das relações sociais e, também, trabalhistas, essa condição já estava se tornando muito mais comum.

Entretanto, muitas pessoas ainda encontram dificuldade em realizar o trabalho em home Office e, também, em lidar com a pressão estando num ambiente diferenciado ao da sede empresarial.

Isso se deve a inúmeros motivos, como, por exemplo, distrações ou dificuldade de concentração. Existem, contudo, algumas dicas para auxiliar na organização do trabalho feito de modo remoto. Confira abaixo.

1.      Estabeleça uma rotina

Primeiramente, é necessário lembrar que o labor prestado em casa não deixa de ser trabalho, assim como as metas não deixam de existir. Nesse sentido, é importante estabelecer uma rotina, como o momento de checar e-mails, mandar relatórios e prazos para tal.

Para isso é possível, deixe marcações na própria tela do celular ou computador ou, ainda, em post-its, demarcando o que é ou não prioridade no dia. Além disso, estabeleça um horário para começar a para terminar.

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Além disso, não caia na tentação de fazer coisas que não faria no momento de trabalho, como o consumo de álcool ou outras coisas que podem atrapalhar no desempenho e aumentar a sensação de pressão no trabalho.

A rotina de trabalho também envolve outras questões. Por exemplo, se você fazia exercícios e tomava banho antes de ir para o trabalho, não o deixe de fazê-lo. Ele diz respeito ao café a manhã, arrumar a cama e outras coisas do tipo.

2.      Vista-se de modo adequado

Largue os pijamas! Crie o hábito de colocar uma roupa que usaria no trabalho ou, ao menos, uma diferente das vestimentas destinadas à hora do sono.

Isso é importante porque auxilia a mente a entender que esse momento não é de lazer ou descanso, mas dedicado ao labor e ajuda a iniciar o dia do modo adequado.

3.      Organize um local para trabalhar diariamente

Além disso, também é interessante que você estabeleça um local específico para prestar as atividades diárias de home Office. Para isso, você pode utilizar uma escrivaninha e cadeira de escritório ou, caso não possua, uma mesa e cadeira normais já auxilia adequadamente.

O importante é não ficar na cama ou no sofá para a prestação de serviços, o que, além de dores nas costas, pode relacionar um local de descanso ao labor, o que não é indicado.

4.      Faça pausas

Estabeleça horários para realizar pausas. Elas condizem tanto ao almoço quanto ao próprio cafezinho, da mesma forma como seria feito, normalmente, no ambiente de trabalho dentro da sede empresarial.

Essas dicas, portanto, podem auxiliar tanto na produtividade quanto na diminuição da pressão do trabalho, mantendo a prestação de serviços da forma mais habitual possível.

Veja também: Gestão de documentos descomplicada e eficaz. Entenda!

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