Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Como lidar bem com a pressão do trabalho?

Independentemente do tamanho da empresa ou do cargo exercido, todos nós temos que lidar com a pressão no trabalho em algum momento.

Seja para bater uma meta, apresentar um projeto que pode impactar a empresa como um todo ou liderar uma equipe com prazo apertado, há maneiras de driblar a pressão no trabalho e poder passar por ela sem danos.

Separamos abaixo quatro dicas importantes que vão contribuir para que você possa lidar bem com a pressão do trabalho!

 

Aprenda a separar as áreas de sua vida

Se lidar com a pressão do trabalho não é uma tarefa das mais fáceis, imagine o que acontece quando você traz seus problemas pessoais para dentro da empresa!

  • Uma dica valiosa e que funciona para muitas situações é separar as áreas de sua vida. Isso significa que, ao pisar no escritório, se esqueça da conta que não foi paga, da briga com o seu companheiro, do pneu furado do carro, etc.

Mesmo que seu ambiente de trabalho seja harmonioso, se você começar a misturar o profissional e o pessoal, tudo irá desandar. Você perderá o controle e a pressão será ampliada nos dois setores.

O oposto também vale aqui. Desconecte-se de sua rotina no trabalho ao chegar em casa. Evite o celular e até a internet, se isso o deixar ausente.

 

Priorize a sua rotina

É humanamente impossível fazer bem várias coisas ao mesmo tempo! Por esse motivo, dedique-se a uma tarefa de cada vez.

Quando você faz isso, coloca toda a sua atenção em apenas uma meta e consegue cumpri-la, eliminando a necessidade de retrabalho.

  • Para ajudá-lo a ser mais organizado no trabalho, você pode usar a tecnologia ao seu favor. Aplicativos como o Trello, o Basecamp, entre outros, são fáceis de serem utilizados e otimizam a sua rotina.

 

Correndo contra o relógio

Se você é uma daquelas pessoas que está sempre atrasado, está faltando organização de tempo. Só depois que conseguir acertar os seus horários, irá perceber que não precisa de um dia com mais de 24 horas.

No trabalho especificamente, a má organização do trabalho se reflete na necessidade de perder inúmeras horas de almoço, na realização de horas extras e até em levar trabalho para casa.

  • Mantenha uma agenda e negocie os prazos que achar necessário. Pense que prejudicar a sua saúde emocional é um preço alto a ser pago, independentemente de sua posição.

 

Sua saúde em primeiro lugar

Nada é mais importante que sua saúde. Até porque você precisa dela para fazer tudo o que deseja, não é mesmo?

Sendo assim, não minimize enxaquecas, dores na coluna, mudanças bruscas de humor e outros sintomas que podem indicar que algo não está indo bem.

  • Tente manter o básico sempre em dia: se alimente bem e com qualidade e tenha uma boa noite de sono. Sempre que possível, tenha um tempo só para você, nem que sejam apenas alguns minutos para saborear um chá durante o expediente.

 

Lidar com a pressão no trabalho pode ser algo bem administrado. Acima de tudo, lembre-se que ninguém é insubstituível e sua saúde é muito valiosa!