Carreira em W: o que é, vantagens e desvantagens

Saiba o que é a Carreira em W, suas principais vantagens, como aplicá-la na sua empresa e como contribui para o desenvolvimento da sua equipe.

Muito se engana os profissionais que pensam que precisam seguir uma linha de promoções para subir de cargo, o que é conhecido como uma linha contínua e tradicional. E aos poucos vão dando lugar a carreira em W.

É o modelo que mais combina com as jornadas de trabalho atuais, que se tornam mais flexíveis, pois a carreira em W proporciona uma multifuncionalidade de optar por dois caminhos em um.

New call-to-action

Isso pode parecer estranho, mas no decorrer do texto explicaremos de maneira mais detalhada como este modelo funciona na prática.

Saiba o que iremos abordar no artigo:

  • O que é Carreira em W?
  • Como ela funciona?
  • Diferenças das carreiras em W e Y
  • Saiba as possibilidades de carreira em W
  • Como criar um plano de carreira em W?
  • Quais são as principais vantagens e desvantagens?

Boa leitura!

O que é Carreira em W?


Normalmente é mais comum que um colaborador decida se quer se tornar especialista em determinado assunto ou se quer se tornar líder de um setor. Na carreira em W não precisam fazer essa escolha.

Porque por ser versátil um profissional que lidere e tenha um conhecimento técnico de expert, é o colaborador ideal para seguir esse modelo de carreira multidisciplinar.

Além de melhorar a produtividade e reter grandes talentos dentro da empresa, gera novas oportunidades aos funcionários que não precisam se limitar a apenas um modelo de trabalho.

Como ela funciona?

Funciona da seguinte maneira, o colaborador precisa desenvolver suas especialidades profissionais de determinada área, e ao mesmo tempo liderar um equipe, podendo aplicar os seus aprendizados na prática.

Não é uma tarefa fácil, já que precisa manter o desempenho e a produtividade individual e também a da equipe, sempre positivas e equilibrar com o aprimoramento pessoal que precisa adquirir cada vez mais.

E não precisa ser um especialista na área que está liderando, a carreira em W também permite que um profissional se aperfeiçoe em áreas distintas para adquirir mais experiência e um perfil mais completo.

Assim a troca de conhecimentos e conexões dentro a equipe, se torna mais ampla e passam a ter profissionais mais completos e qualificados dentro do time, além de terem mais diversidade de conteúdos também.


Diferenças das carreiras em W e Y

Como citamos, a carreira em W propõe a união de duas escolhas, para ter mais pluralidade por parte dos colaboradores que acabam se tornando mais multitarefas e propensos a se atualizarem sempre, provocando mudanças e mantendo a equipe motivada.

Já a carreira em Y, o profissional pode ser promovido, mas só terá duas opções de escolha de trabalho : ser um gerente no seu setor ou se tornar um especialista na área de segmento.


A grande diferença é que a carreira em Y precisa escolher um caminho, já na carreira em W pode unir dois caminhos em um só. Por isso se torna uma das opções mais escolhidas pelos trabalhadores.

A empresa não tem nada a perder em nenhuma delas, a diferença é que um profissional de carreira em W terá mais experiência, vai se adaptar mais fácil e mais rápido do que um colaborador de carreira em Y.

É preciso analisar se a empresa busca tudo em um único profissional, ou se prefere dois profissionais qualificados em que cada um atenda nichos diferentes.

Saiba as possibilidades de carreira em W

Digamos que na sua empresa tem um Analista da segurança da informação, ele se tornou especialista e é um dos melhores nessa área dentro da empresa.

Mas também demonstrou ter um grande potencial de negociação, em conversa com outras empresas e também deu um bom direcionamento para a equipe. Este é um profissional de carreira W.

As possibilidades são de se desenvolver além de uma área e funções específicas, então em diversas áreas e também distintas lideranças.

É possível dar um passo inicial para a carreira em W, de acordo com os conhecimentos do profissional, com as necessidades da equipe e exigências da empresa.

Cabe à empresa oferecer treinamentos e dar oportunidades de desenvolvimento para o colaborador, que mais demonstra ter desenvoltura com o seu time.

 

Como criar um plano de carreira em W?

 

É preciso despertar essa vontade nos colaboradores, e para isso precisa implantar programas de motivação e que agreguem na carreira, para que o aprendizado seja efetivo.

As principais ações que as empresas devem aplicar:

  • Investir no incentivo: é preciso separar uma verba para direcionar a esse segmento;
  • Treinamentos: podem ser voltados a liderança, gestão e aperfeiçoamento;
  • Cursos: que propõe atividades práticas, estudos de casos;
  • Bolsas de estudo: podem oferecer uma percentual de bolsa, para um local específico;
  • Qualificações: focar na melhoria dos conhecimentos que o profissional já possua;
  • Levar conteúdos: disponibilizar livros, materiais ou sugerir leitura de artigos, filmes, séries que abordam sobre a temática de carreira em W.
  • Profissionais para bate-papos dentro das empresas: que já atuem na carreira em W, pode ser da própria empresa ou um especialista que fale sobre o assunto;
  • Feedbacks: dar devolutivas positivas e de melhorias aos funcionários;
  • Realizar dinâmicas: para ter momentos de descontração com a equipe, e poder analisar a parte comportamental de raciocínio dos colaboradores;
  • Aceitar sugestões: disponibilizar alguma plataforma online ou caixa de sugestões com a opção de anonimato ou de se identificar, propondo novos caminhos e dando opiniões, os colaboradores também precisam ser ouvidos e os líderes também precisam receber críticas.

Resumindo bem, para iniciar uma Carreira em W, é preciso introduzir essa possibilidade no dia a dia da equipe, para que possam se desenvolver e começarem a ter essa opção como objetivo dentro da empresa.

A partir disso é possível traças diversos planos, que direcionam a uma necessidade da empresa, para gerar mais produtividade e crescimento tanto interno como externo.

Quais são as principais vantagens e desvantagens?

As vantagens se iniciam a partir do que a empresa oferece ao colaborador, precisa motivá-lo e dar oportunidades para exercer a carreira em W, além de adquirir diversos benefícios como ter profissionais mais completos e com diversas habilidades.

New call-to-action

Os funcionários vão saber lidar com a gestão de conflitos, vão manter o clima organizacional  e a cultura organizacional, terão mais líderes inspirados, equipes mais produtivas e reter novos talentos.

Já as desvantagens são que não é fácil encontrar um profissional de carreira w, por isso a importância de treinamentos para moldá-lo e auxiliar que construa esse perfil, precisa ter organização para evitar o desvio de função.

Também não pode haver acúmulo de tarefas, se não os colaboradores podem acabar adquirindo muito stress e ansiedade. A grande desvantagem é que precisa estar alinhado o que será feito o tempo todo, para não prejudicar o colaborador e nem a  empresa.

Veja também: 8 dicas para melhorar a gestão do tempo e produtividade

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau