Carreira em W: o que é, vantagens e desvantagens

Saiba o que é a Carreira em W, suas principais vantagens, como aplicá-la na sua empresa e como contribui para o desenvolvimento da sua equipe.

Muito se engana os profissionais que pensam que precisam seguir uma linha de promoções para subir de cargo, o que é conhecido como uma linha contínua e tradicional. E aos poucos vão dando lugar a carreira em W.

É o modelo que mais combina com as jornadas de trabalho atuais, que se tornam mais flexíveis, pois a carreira em W proporciona uma multifuncionalidade de optar por dois caminhos em um.

Isso pode parecer estranho, mas no decorrer do texto explicaremos de maneira mais detalhada como este modelo funciona na prática.

Saiba o que iremos abordar no artigo:

  • O que é Carreira em W?
  • Como ela funciona?
  • Diferenças das carreiras em W e Y
  • Saiba as possibilidades de carreira em W
  • Como criar um plano de carreira em W?
  • Quais são as principais vantagens e desvantagens?

Boa leitura!

O que é Carreira em W?


Normalmente é mais comum que um colaborador decida se quer se tornar especialista em determinado assunto ou se quer se tornar líder de um setor. Na carreira em W não precisam fazer essa escolha.

Porque por ser versátil um profissional que lidere e tenha um conhecimento técnico de expert, é o colaborador ideal para seguir esse modelo de carreira multidisciplinar.

Além de melhorar a produtividade e reter grandes talentos dentro da empresa, gera novas oportunidades aos funcionários que não precisam se limitar a apenas um modelo de trabalho.

Como ela funciona?

Funciona da seguinte maneira, o colaborador precisa desenvolver suas especialidades profissionais de determinada área, e ao mesmo tempo liderar um equipe, podendo aplicar os seus aprendizados na prática.

Não é uma tarefa fácil, já que precisa manter o desempenho e a produtividade individual e também a da equipe, sempre positivas e equilibrar com o aprimoramento pessoal que precisa adquirir cada vez mais.

E não precisa ser um especialista na área que está liderando, a carreira em W também permite que um profissional se aperfeiçoe em áreas distintas para adquirir mais experiência e um perfil mais completo.

Assim a troca de conhecimentos e conexões dentro a equipe, se torna mais ampla e passam a ter profissionais mais completos e qualificados dentro do time, além de terem mais diversidade de conteúdos também.


Diferenças das carreiras em W e Y

Como citamos, a carreira em W propõe a união de duas escolhas, para ter mais pluralidade por parte dos colaboradores que acabam se tornando mais multitarefas e propensos a se atualizarem sempre, provocando mudanças e mantendo a equipe motivada.

Já a carreira em Y, o profissional pode ser promovido, mas só terá duas opções de escolha de trabalho : ser um gerente no seu setor ou se tornar um especialista na área de segmento.


A grande diferença é que a carreira em Y precisa escolher um caminho, já na carreira em W pode unir dois caminhos em um só. Por isso se torna uma das opções mais escolhidas pelos trabalhadores.

A empresa não tem nada a perder em nenhuma delas, a diferença é que um profissional de carreira em W terá mais experiência, vai se adaptar mais fácil e mais rápido do que um colaborador de carreira em Y.

É preciso analisar se a empresa busca tudo em um único profissional, ou se prefere dois profissionais qualificados em que cada um atenda nichos diferentes.

Saiba as possibilidades de carreira em W

Digamos que na sua empresa tem um Analista da segurança da informação, ele se tornou especialista e é um dos melhores nessa área dentro da empresa.

Mas também demonstrou ter um grande potencial de negociação, em conversa com outras empresas e também deu um bom direcionamento para a equipe. Este é um profissional de carreira W.

As possibilidades são de se desenvolver além de uma área e funções específicas, então em diversas áreas e também distintas lideranças.

É possível dar um passo inicial para a carreira em W, de acordo com os conhecimentos do profissional, com as necessidades da equipe e exigências da empresa.

Cabe à empresa oferecer treinamentos e dar oportunidades de desenvolvimento para o colaborador, que mais demonstra ter desenvoltura com o seu time.

Como criar um plano de carreira em W?

É preciso despertar essa vontade nos colaboradores, e para isso precisa implantar programas de motivação e que agreguem na carreira, para que o aprendizado seja efetivo.

As principais ações que as empresas devem aplicar:

  • Investir no incentivo: é preciso separar uma verba para direcionar a esse segmento;
  • Treinamentos: podem ser voltados a liderança, gestão e aperfeiçoamento;
  • Cursos: que propõe atividades práticas, estudos de casos;
  • Bolsas de estudo: podem oferecer uma percentual de bolsa, para um local específico;
  • Qualificações: focar na melhoria dos conhecimentos que o profissional já possua;
  • Levar conteúdos: disponibilizar livros, materiais ou sugerir leitura de artigos, filmes, séries que abordam sobre a temática de carreira em W.
  • Profissionais para bate-papos dentro das empresas: que já atuem na carreira em W, pode ser da própria empresa ou um especialista que fale sobre o assunto;
  • Feedbacks: dar devolutivas positivas e de melhorias aos funcionários;
  • Realizar dinâmicas: para ter momentos de descontração com a equipe, e poder analisar a parte comportamental de raciocínio dos colaboradores;
  • Aceitar sugestões: disponibilizar alguma plataforma online ou caixa de sugestões com a opção de anonimato ou de se identificar, propondo novos caminhos e dando opiniões, os colaboradores também precisam ser ouvidos e os líderes também precisam receber críticas.

Resumindo bem, para iniciar uma Carreira em W, é preciso introduzir essa possibilidade no dia a dia da equipe, para que possam se desenvolver e começarem a ter essa opção como objetivo dentro da empresa.

A partir disso é possível traças diversos planos, que direcionam a uma necessidade da empresa, para gerar mais produtividade e crescimento tanto interno como externo.

Quais são as principais vantagens e desvantagens?

As vantagens se iniciam a partir do que a empresa oferece ao colaborador, precisa motivá-lo e dar oportunidades para exercer a carreira em W, além de adquirir diversos benefícios como ter profissionais mais completos e com diversas habilidades.

Os funcionários vão saber lidar com a gestão de conflitos, vão manter o clima organizacional  e a cultura organizacional, terão mais líderes inspirados, equipes mais produtivas e reter novos talentos.

Já as desvantagens são que não é fácil encontrar um profissional de carreira w, por isso a importância de treinamentos para moldá-lo e auxiliar que construa esse perfil, precisa ter organização para evitar o desvio de função.

Também não pode haver acúmulo de tarefas, se não os colaboradores podem acabar adquirindo muito stress e ansiedade. A grande desvantagem é que precisa estar alinhado o que será feito o tempo todo, para não prejudicar o colaborador e nem a  empresa.

Veja também: 8 dicas para melhorar a gestão do tempo e produtividade

Enviar comentário

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau