atingimento de metas

Atingimento de metas para o time: qual a importância?

A estipulação de uma política de metas, bem como o atingimento delas, é importante tanto para a empresa quanto para os times que a compõem e seus colaboradores. Não por acaso esse é um tipo de estratégia essencial à gestão de talentos.

As metas muitas vezes são vistas com maus olhos, mas não deve ser assim. Afinal, elas correspondem à concessão de uma possibilidade de maior crescimento e lucro aos colaboradores e, ainda, podem ajudar em uma série de questões.

Para afastar de vez uma compreensão negativa das metas, continue lendo e veja como elas são importantes para os times e como desenvolvê-las de modo a garantir os benefícios que elas ofertam.

Sumário

Metas são importantes para a empresa e para colaboradores, saiba porque

atingimento de metas

As políticas de metas são importantes para ambos os lados da relação trabalhista, pode apostar nisso. A empresa, é claro, beneficia-se do maior engajamento dos colaboradores e estes podem usufruir de prêmios por reconhecimento do alcance delas.

Mas não é só isso. Elas ainda impactam a empresa de outros modos e, por isso, são essenciais à relação de trabalho e à gestão de talentos. Confira os principais motivos abaixo!

Engajamento

Primeiramente, é claro, para a empresa fica nítido o maior engajamento dos colaboradores para atingir metas. Afinal, a perspectiva de alcançar um prêmio por isso é um potente combustível para o desenvolvimento das atividades pelos funcionários.

Aliás, não se engane: o atingimento de metas uma vez não faz com que as próximas campanhas se prejudiquem. Muito pelo contrário. Ao atingir uma vez as metas, as equipes tendem a sempre se esforçar em favor disso.

E isso é natural! Considere que quem prova do doce quer voltar a se deliciar. E aqui é a mesma coisa.

Já para os colaboradores, esse engajamento é benéfico por ser um “gás” no desenvolvimento das atividades. São as metas que muitas vezes permitem que se saia de um lugar comum e que realmente haja algo que fomente as atividades.

Proposição de novos desafios

Outro ponto interessante para a proposição de metas é que elas são, realmente, novos desafios. Elas impedem o marasmo no dia a dia da empresa e fazem com que os colaboradores sempre busquem se desenvolver melhor em pontos diversos.

Com isso, o trabalho deixa de se tornar algo rotineiro, muitas vezes. Ainda, há um motivo para o aumento do esforço e para a busca de melhoras. E tudo isso se reflete em melhorias do trabalho e até mesmo do clima dentro da organização.

Sentimento de valorização

Quando atingem metas, os colaboradores e os times tendem a se sentir valorizados. E esse valor vem deles mesmos e, também, pelo reconhecimento pela empresa. Por isso, é muito importante no dia a dia corporativo.

Ao atingir metas, as equipes passam a ter direito ao alcance da premiação ofertada, seja lá qual for ela. Esse prêmio, então, representa o reconhecimento da empresa sobre o trabalho que o time promoveu.

Por outro lado, quando os colaboradores percebem que eles e seus colegas foram capazes de atingir tais metas, eles também tendem a se auto valorizar. Ao mesmo tempo, valorizam o próprio trabalho e o do colega que somou esforços.

Aumento da produtividade

Ainda, é claro, a estipulação de políticas de metas – bem como o alcance das metas – é essencial para o aumento da produtividade. Ele se dá de forma automática, uma vez que é necessário para que haja o alcance da meta em foco.

Desenvolvimento de novas estratégias

Outra das importâncias do atingimento de metas para os próprios times é que com isso eles tendem a desenvolver novas estratégias para lidar com os serviços do dia a dia. Isto é, pensam em passos essenciais, quais se repetem e como economizar tempo.

As metas dependem da máxima produção no menor tempo possível. E, saiba: equipes são capazes de operar verdadeiros milagres no seu dia a dia em busca de soluções que agilizem e diminuam seu trabalho em busca da premiação final.

Por isso, a estipulação de metas é uma maneira importante de fomentar a criatividade das equipes, o diálogo e a possibilidade de determinação de novos caminhos – mais seguros e benéficos – para o desenvolvimento das atividades.

Melhoria do clima da organização

Por fim, o alcance de metas ajuda na melhoria do clima organizacional e no relacionamento entre os colaboradores das equipes. Eles passam a se reconhecer enquanto colegas e enquanto parte essencial do processo que possibilitou o alcance da meta e da premiação correspondente.

Dessa maneira, o clima fica mais leve e amigável. Ainda, desentendimentos se tornam menos comuns e a comunicação das equipes tem uma melhoria inegável.

Como montar uma política de metas justa e assertiva

atingimento de metas

Como vimos, quando times alcançam metas a empresa conta com uma série de benefícios que atingem a corporação e os funcionários. Para isso, então, é necessário ter em mãos uma política de metas justa e que seja passível de alcance.

Caso esse cuidado não seja colocado em prática, os benefícios apontados acima atingem efeito contrário. Isto é, ocorre o desengajamento, há reflexos negativos sobre o clima da organização e a produtividade tende a ser prejudicada.

Ter metas inalcançáveis e incompatíveis com o horário de trabalho dos colaboradores, suas responsabilidades e cargos é um tiro no pé. Afinal, isso demonstra uma falta de compromisso da empresa com a saúde do trabalhador, bem como desde logo já se mostra de alcance impossível. Portanto, que não vale o esforço.

Dessa forma, é importante ter em mente, ao desenvolver a política de metas:

  • Quais são as atividades;
  • Como traçar metas que apresentem desafios, mas não sejam impossíveis;
  • Qual o prazo dessas metas, tendo em mente a jornada de trabalho dos colaboradores, as responsabilidades e a real situação da empresa;
  • Quais são as premiações que realmente se fazem atrativas (consulte seus colaboradores!);
  • A necessária concessão dos materiais e ferramentas que tornem possível aos times atingirem as metas;
  • Orientação dos gestores para otimizar esses serviços que levarão ao atingimento das metas.

Com isso, é possível aumentar a produtividade da empresa, melhorar o clima organizacional e satisfazer tanto a corporação quanto os colaboradores. Lembre-se sempre: a política de metas somente será benéfica quando justa.

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau