Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

3 Maneiras de reduzir o excesso de horas extras na sua empresa

Desde dezembro de 2017, o Tribunal Superior do Trabalho decidiu que as horas extras feitas pelos trabalhadores entram como base de cálculo para o pagamento do 13º salário, aviso prévio, entre outros.

A decisão pode complicar a saúde financeira das empresas que permitem a realização de horas extras em excesso. Além disso, o trabalho além da jornada de trabalho também pode trazer malefícios aos colaboradores.

Neste artigo, você vai entender que malefícios são estes e o que fazer para reduzir a prática de trabalhar horas extras em excesso.

 

Consequências da realização excessiva de horas extras

Permanecer no trabalho além do expediente resulta em uma série de problemas tanto para os colaboradores como para os gestores.=

A seguir, listamos algumas consequências da realização excessiva de horas extras.

Para os colaboradores

Redução da qualidade de vida

Quem passa mais tempo no ambiente de trabalho do que fora dele está mais propenso a desenvolver problemas físicos e emocionais.

A pessoa deixa de ter uma vida social saudável, a qualidade do sono começa a se deteriorar e condições como obesidade, problemas cardíacos, ansiedade, depressão,  e até Síndrome do Pânico podem surgir.

Para a empresa

Aumento de afastamento do trabalho

O esgotamento mental resulta em visitas ao médico com mais frequência e, muitas vezes, o afastamento do trabalho por alguns dias.

Maior incidência de acidentes de trabalho

O colaborador que não descansa como deveria tende a ficar mais desatento durante o expediente. Isso pode colocar sua integridade física em risco e aumentar a incidência de acidentes de trabalho, além de gerar despesas.

Alta rotatividade de pessoal

Uma empresa que não se preocupa com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores está mais inclinada à rotatividade de pessoal.

Tanto os processos de seleção com os de desligamento são bastante onerosos para as empresas. Além disso, a empresa corre o risco de ganhar a reputação de não proporcionar um ambiente de trabalho bom e ser desvalorizada pelos profissionais.

 

Como reduzir o excesso de horas extras na sua empresa

Agora, conheça três maneiras de alcançar essa meta e proteger colaboradores e empresa.

Limites para a realização de horas extras com o Oitchau

O Oitchau é um sistema de controle de ponto que permite, entre outras coisas, controlar em tempo real a quantidade de horas extras que podem ser realizadas em um determinado período.

Ao criar uma jornada de trabalho, o Oitchau permite definir regras de hora extra para a empresa, que será aplicado a todos os colaboradores. Quando um colaborador ultrapassar essas regras, o supervisor é imediatamente alertado. Além disso, é possível consultar relatórios de hora extra sempre que quiser, com dados atualizados em tempo real.

Defina metas individuais e coletivas para a diminuição de horas extras

Defina e implante metas individuais e coletivas juntamente com seus colaboradores. O ideal é que eles recebam algum tipo de gratificação, mesmo que sejam simbólicas, ao baterem as metas. Lembre-se de permitir que o acompanhamento do progresso das metas possa ser feito por todos.

Além da redução da necessidade de realização de horas extras, as metas podem servir como uma maneira de engajar e motivar os colaboradores.

Acabe com a burocracia

No mundo corporativo moderno, a burocracia é sinônimo de atraso de progresso. Portanto, avalie honestamente a maneira como os processos internos da empresa são feitos e, caso seja possível, simplifique-os.

Uma boa dica é estender a avaliação para todos os processos da empresa e identificar as possibilidades de mudanças para facilitar a vida de todos. Outro ponto importante é que há sempre a possibilidade de terceirizar o que não pode ser modificado para que seus colaboradores possam utilizar a jornada de trabalho para focar no que realmente importa.

Dica bônus: invista na capacitação dos colaboradores

A capacitação de colaboradores exerce um impacto positivo na empresa. As atividades passam a ser feitas com maior objetividade e em menos tempo, descartando a necessidade de realização de horas extras. Além disso, a empresa ganha pontos por investir em seu capital humano.

 

Reduzir o excesso de horas extras na sua empresa é algo que pode ser feito sem maiores obstáculos. De posse das dicas que apresentamos, tudo ficará mais prático e todos ficarão mais satisfeitos.