SIPAT – Prevenindo acidentes no ambiente de trabalho

A preocupação com o bem-estar dos colaboradores não é novidade aqui em nosso blog! Felizmente, as empresas brasileiras estão caminhando para modelos de gestão em que a qualidade de vida dos colaboradores é prioridade, além de vantagem competitiva em seus segmentos.

A prevenção de acidentes no ambiente de trabalho é um dos fatores mais importantes quando se fala em proporcionar um local seguro em que os colaboradores se sentem protegidos!

New call-to-action

Por esse motivo, eventos como a SIPAT são essenciais para que todos, empresa e colaboradores, compreendam seus deveres e direitos na manutenção da segurança no ambiente organizacional.

O que é SIPAT e quais seus objetivos?

A sigla refere-se à Semana Interna de Prevenção ao Trabalho. Como o próprio nome sugere, a SIPAT educa colaboradores e gestores sobre a saúde e segurança no trabalho, bem como prevenir acidentes dentro da empresa, afinal de contas, todos têm responsabilidades no assunto.

De acordo com a NR 5, a SIPAT é um evento obrigatório nas empresas e deve ser organizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), grupo de colaboradores formado para fiscalizar os ambientes e prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

De acordo com a legislação trabalhista, é dever da CIPA desenvolver ações com o intuito de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A intenção da SIPAT é a conscientização sobre a prevenção de acidentes e o engajamento dos colaboradores para tornar a empresa um local seguro.

Planejando a SIPAT

Todas as vezes em que a CIPA solicitar, uma SIPAT deverá ser organizada para esclarecer dúvidas, rever procedimentos de segurança e implantar medidas que visam eliminar possíveis causas internas de acidentes. Portanto, não há uma época específica para que a SIPAT ocorra, apenas a necessidade!

Um ponto importante é que, durante a SIPAT, os colaboradores possam ser orientados por especialistas no assunto que poderão ser trazidos especialmente para o evento. Um ciclo de palestras com o objetivo de implantar pequenas medidas de segurança para prevenir acidentes é uma ferramenta valiosa para contribuir para o bem-estar dos colaboradores.

Além disso, eles se sentem mais engajados ao compreender que a empresa se preocupa genuinamente com a qualidade de vida deles.

Planeje uma semana com atividades que envolvam os colaboradores para promover a conscientização: treinamentos, workshops, avaliações com médicos do trabalho, atividades lúdicas em que os colaboradores precisam atuar, entre outras.

New call-to-action

A organização da SIPAT é uma maneira eficaz de proteger os colaboradores e evitar afastamentos por doenças ou tratamentos médicos, bem como impedir ações trabalhistas futuras.

Aposte na segurança do seu ambiente de trabalho!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau