motivar sua equipe

5 ideias para engajar e motivar sua equipe!

O sucesso de uma empresa não depende apenas de um bons produtos e atendimento excelente. Motivar sua equipe e o engajar os colaboradores são passos fundamentais para que todos estejam “falando a mesma língua” e dispostos a atingir o mesmo objetivo!

Equipes motivadas são mais produtivas e satisfeitas com seus locais de trabalho, o que para empresa é um grande ganho! Além disso, a motivação e o engajamento tornam os colaboradores mais independentes e proativos.

Os gestores de pessoas têm um desafio e tanto nas mãos quando o assunto é a motivação dos colaboradores. Como fazer para que todos unam forças e trabalhem focados no mesmo objetivo? Como garantir um ambiente de ajuda e crescimento mútuo?

New call-to-action

Vale ressaltar que o papel do gestor como líder é imprescindível para que as estratégias de motivação e engajamento dêem certo. É isso que você verá abaixo com as cinco ideias para motivar e engajar sua equipe. Confira!

1. Defina metas e a importância de cada um para atingi-las

Dificilmente sua equipe se sentirá motivada se não souber onde a empresa quer chegar. Estabelecer metas e objetivos permite que os colaboradores possam definir suas estratégias individuais para que consigam se manter no caminho certo.

Mas, além de definir metas, é fundamental que o gestor mostre a importância que cada colaborador tem no alcance das metas. Assim, cientes de suas funções, responsabilidades e onde querem chegar, os colaboradores estarão prontos para fazerem suas partes!

2. Promova treinamentos

Promover a capacitação contínua, além de workshops que tratem de assuntos relevantes para que as equipes trabalhem harmoniosamente em grupo são importantes para que cada indivíduo possa refletir sobre como se tornar um profissional mais capacitado para a empresa.

Tudo o que for para desenvolver os colaboradores profissional e emocionalmente é importante para a empresa e parte fundamental para motivá-los.

3. Incentive o feedback para motivar sua equipe

O feedback dos colaboradores é uma das partes mais indispensáveis para garantir uma equipe motivada. Mas, atenção, o feedback é para ser ouvido e acatado!

Leve em consideração que o colaborador tem uma visão diferente da sua e pode lhe apresentar soluções e sugestões que um gestor demoraria para dar. Obviamente, não é possível acatar todas as sugestões, mas um bom gestor de pessoas sabe utilizar o que é possível para o bem em comum.

Portanto, incentive a comunicação entre o grupo gestor e os colaboradores para aumentar a confiança entre as partes e motivar ainda mais.

4. Reconheça as boas ideias e os resultados

Tão importante quanto incentivar é reconhecer os resultados e as boas ideias que surgem do feedback. Quem não gosta de se sentir valorizado e ver uma boa ideia sendo aplicada? O reconhecimento (verdadeiro) é uma ferramenta importante para engajar colaboradores.

Por esse motivo, fique atento aos resultados e dê os devidos méritos, mesmo que o resultado ainda não seja o esperado. É das pequenas vitórias que se constrói bases sólidas para um sucesso duradouro.

5. Desestimule a competição que gera conflitos

A competição é algo saudável, mas pode se tornar uma grande fonte de problemas e causar muitos conflitos. Dessa forma, o gestor deve estar atento para eliminar quaisquer tipos de conflitos antes mesmo que aconteçam.

É preciso incentivar o trabalho em equipe contando com o que cada colaborador tem de melhor a oferecer.

Como manter esse engajamento durante a pandemia de Coronavírus?

Atualmente as relações de trabalho enfrentam um importante e desafio que se refere à pandemia de Coronavírus, causador da Covid-19, que já infectou mais de um milhão de pessoas no Brasil e levou à óbito ao menos 50 mil.

Diante desse cenário caótico muitas empresas precisaram tomar atitudes. Embora muitas tenham paralisado as operações, aquelas que com atividades passíveis de serem prestadas à distância optaram pelo home Office como forma de dar continuidade aos trabalhos.

Quando o home Office é uma novidade motivar a equipe pode trazer obstáculos, assim como gerar certa preocupação dos gestores. Como manter os colaboradores motivados durante um período difícil ilustrado por uma pandemia? Como manter a produtividade e as operações sem o controle próximo?

As respostas para essas dúvidas não são tão complicadas. Elas são passíveis de aplicação nos mais diversos tipos de setores e empresas e requerem poucas adaptações.

Com elas é possibilitado ao gestor motivar equipe e manter as operações naturalmente.

1.      Mantenha o controle das atividades

Uma boa maneira de motivar seus colaboradores e as equipes é mantendo o controle das atividades, mesmo quando realizadas à distância.

O home Office, não é sinônimo de impossibilidade de controle de horários e atividades, muito pelo contrário! A modernização das relações de trabalho foi acompanhada pelo desenvolvimento de várias ferramentas, como programas e aplicativos, que auxiliam na realização de trabalho à distância.

Assim, é possível (e indicado!) controlar os horários de trabalho e as atividades que são prestadas. A grande maioria dos aplicativos para computador e celular permite, hoje, o controle em tempo real das atividades remotas.

Esse controle é importante por vários motivos. Demonstra ao colaborador que ele continua sendo controlado e que a qualidade de suas atividades continua sendo importante.

Em segundo lugar é possível citar a possibilidade de, desde logo, corrigir algum comportamento que não condiz com as políticas da empresa. Como exemplo é possível citar a realização de horas extras acima do número permitido ou sem a devida autorização, quando exigida pela organização.

2.      Mantenha o contato

Outra ótima forma de motivar equipes que estão trabalhando à distância é mantendo o contato com elas e entre elas.

Busque contatar com frequência seus colaboradores. Às vezes um simples cumprimento e desejo de bom dia já cumpre esse papel. Isso se deve ao fato de que o colaborador se sente importante, pois foi alvo de atenção mesmo no trabalho remoto.

É possível apostar em algumas estratégias que visam aproximar as pessoas em trabalho remoto. Para isso, por exemplo, é possível organizar um happy hour com os colaboradores, cada qual em sua própria casa, por vídeo chamada.

Use as tecnologias em seu favor nesse momento de trabalho remoto em razão da pandemia e, assim, garanta que seus esforços em motivar a equipe darão os resultados desejados.

New call-to-action

3.      Dê continuidade à política de metas

Nossa última dica para manter as equipes engajadas durante o home Office é mantendo a política de metas. O trabalho remoto se diferencia pelo local em que é prestado e não pelas atividades ou responsabilidades, que permanecem as mesmas, assim como os prazos.

Mantenha as metas para motivar a equipe. Caso elas possam ser atrapalhadas pelo cenário econômico da pandemia é importante que sejam adaptadas e reformuladas com base no momento pelo qual o país passa.

Veja também: Aniversário do funcionário: Como comemorar?

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau