Aniversário do funcionário

Aniversário do funcionário: como comemorar?

Comemorar o aniversário do funcionário é uma forma da empresa demonstrar o valor do colaborador e gerar momentos de descontração entre a equipe.

Muitas empresas têm dúvida de qual a melhor forma para realizar essa comemoração e por isso separamos algumas dicas e ideias de como tornar esse dia especial para o funcionário que completa mais um ano de vida.

Por que comemorar o aniversário do funcionário?

Os aniversários são datas que podem ser aproveitadas pelas empresas para integrar os funcionários de maneira natural e criar um clima festivo na empresa.

A adoção de comemorações, independentemente do seu formato, auxilia a aumentar o sentimento de valorização individual e integração da equipe, que traz inúmeros bons resultados à empresa que demonstra a importância do capital humano que possui.

De um lado, passa a ser demonstrado ao colaborador seu valor perante a empresa. De outro, há a integração dos demais funcionários em um evento descontraído que permite que eles se comuniquem sem as formalidades do dia a dia.

Tudo isso gera mais engajamento e produtividade, por parte do aniversariante que se sente mais engajado, e dos demais colaboradores que aumentam sua percepção positiva sobre o ambiente interno.

Como organizar essas comemorações e quais as melhores maneiras de realizá-las? É o que ensinamos abaixo!

Como organizar a comemoração de aniversário do funcionário?

Criamos uma lista com as principais dicas para que seja possível adotar uma política de promoção de eventos ou ações no aniversário de colaborador na empresa. 

1.      Crie um plano para festejar o aniversário dos colaboradores

Em primeiro lugar é importante que existam estratégias definidas previamente e que são destinadas para a realização das festividades ao longo do ano.

O principal cuidado deve ser em relação à listagem das datas de aniversário de cada um dos colaboradores. Deve-se ter muito cuidado e atenção para que nenhum seja deixado de fora, pois isso pode gerar o sentimento de exclusão ou da ausência de importância do funcionário para a empresa.

Busque mapear todas as datas de aniversários de todos os funcionários, independentemente do setor ou do grau de hierarquia em que ele se encontra na estrutura da empresa.

É necessário que os setores de recursos humanos estejam atentos à atualização dos dados sempre que houve a contratação de um novo colaborador.

2.      Considere o interesse dos funcionários na comemoração corporativa de seus aniversários

Embora muitas pessoas amem o dia do aniversário, no qual se tornam o centro das atenções, outras não lidam com a data tão bem assim e podem até mesmo ser contrárias às festividades e à sua exposição perante terceiros.

Assim, é importante ter um diálogo com cada uma das equipes a fim de descobrir se os empregados que ali trabalham realmente têm interesse em participar de comemorações voltadas a eles no âmbito empresarial.

3.      Organize um orçamento em cima do qual seja possível trabalhar

O setor de recursos humanos precisa realizar planejamentos não apenas quanto às datas de aniversários, mas em relação ao orçamento com o qual pode trabalhar para a realização dessas festividades.

Isso evita que os aniversários de colaboradores na empresa destoem entre si e que um profissional receba mais mimos do que os demais. O orçamento pode ser definido com base em cada um dos aniversários distribuídos pelo ano ou ser geral, devendo ser dividido ao longo do ano e das datas dos aniversariantes.

4.      Estabeleça o formato de comemoração dos aniversários dos funcionários

Essa dica está diretamente ligada à do item anterior. É importante que o formato das comemorações seja estabelecido para não haver tanta diferença entre uma festa e outra. O equilíbrio é essencial para demonstrar que todos os funcionários são importantes para a organização empresarial.

Algumas empresas optam por realizar uma comemoração individual para todos os aniversários ocorridos. Isso, geralmente, ocorre quando ela é pequena e não possui tantos funcionários.

Outras estabelecem pequenas comemorações dentro da equipe, sem que participem da festividade todas as pessoas que trabalham na empresa. A compra de um bolo e outros quitutes para a equipe na qual está inserida o aniversariante, por exemplo, é uma forma de fazê-lo.

É possível organizar aniversários coletivos. Eles podem ser realizados mensalmente ou bimestralmente e até mesmo a cada três meses. Nesse ponto é necessário cuidado para que esses intervalos sejam respeitados e para que todos os aniversariantes do período sejam incluídos como os destinatários da festa.

5.      Escolha o local

O local das comemorações é importante e faz parte do planejamento do aniversário do funcionário. Dentre os locais estão a própria sede da empresa, como sala de conferências e outros espaços ou em restaurantes e bares.

6.      Aposte na decoração

Boa parte do clima de comemoração do aniversário do funcionário é influenciada pela existência de uma decoração que remeta à festividade. Para isso, não são necessários grandes investimentos e gastos.

Uma forma de fazê-lo, por exemplo, é colocando balões e outros elementos decorativos típicos de aniversário na mesa do empregado. O mesmo vale para a festa, onde podem ser comprados itens personalizados ou que remetam a coisas que o colaborador goste.

7.      Pense no cardápio

É importante que a comemoração seja acompanhada do oferecimento de comidas e bebidas que tornam a festividade mais interessante.

Para isso é possível, por exemplo, investir em cardápios que remetam aos pratos favoritos dos aniversariantes. Investir em comidas simples e saborosas como churrascos, hambúrgueres e salgadinhos é uma boa opção.

Caso a comemoração inclua bebidas alcoólicas, é importante que você a deixe para o final do expediente, pois o consumo delas pode atrapalhar na retomada das atividades no mesmo dia ou mesmo fazer com que os colaboradores não aproveitem as coisas que lhes são oferecidas por preocupação com prazos e outras tarefas que devem ser realizados naquele expediente.

8.      Capriche na lembrança

Lembre-se de sempre conceder algum tipo de presente ou lembrança ao funcionário. Isso pode ser feito com a compra de algum objeto que o colaborador tenha mostrado interesse ou mesmo pela adoção de políticas empresariais que concedem folgas aos colaboradores em razão de seus aniversários.

Caso a empresa esteja passando por dificuldades e necessite escolher entre a festividade e o presente, um cartão bem feito e assinado pela equipe e gestores pode demonstrar por si só todo o apreço existente pelo aniversariante.

Comemorando o aniversário do funcionário em Home Office

São necessárias algumas dicas para que seja possível realizar a comemoração do aniversário do funcionário que atua em Home Office, pois ele continua fazendo parte da equipe.

Caso a prestação de trabalho de forma remota seja algo natural ao empregado, que ele tenha sido contratado para essa condição, é possível chamá-lo à empresa para a realização de uma comemoração de forma pessoal e presencial.

Caso o trabalhador que atua em Home Office realize suas funções em outra localidade, há meios de realizar as comemorações de forma remota, de forma que a situação excepcional pela qual estamos passando não afete a possibilidade de comemorar um dia tão especial.

Para isso, é possível realizar uma videochamada com Happy hour ao final do expediente do dia do aniversário do colaborador. A empresa pode optar por enviar à casa do aniversariante um presente, bolo e quitutes.

Os demais empregados da equipe podem receber pequenos kits para realizar uma comemoração à distância que mantém suas características festivas e oferece tudo o que se espera de uma boa festa: comida, bebida e descontração.

Considere essas dicas para garantir a felicidade de seus funcionários, demonstrar a importância ímpar que eles possuem para a sua organização e de quebra gerar mais engajamento e produtividade. Boas festas!

Veja também: Home Office: ideias para a confraternização de fim de ano

Dicas de presentes e ações para o aniversário do funcionário:

Agora que você já sabe como organizar o aniversário de colaborador na empresa, confira um compilado com dicas de ações e presentes que podem ser implementados para que a comemoração dessa data atinja o impacto desejado:

  • Produtos da empresa;
  • Happy Hour no próprio ambiente da empresa;
  • Day off;
  • Brinde personalizado;
  • Almoço especial;
  • Cartão presente assinado pelos demais colaboradores;
  • Festa surpresa ou coletiva;
  • Enfeites na mesa;
  • Bolo de aniversário.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau