software de contabilidade

Software de contabilidade: Entenda a importância e vantagens!

O uso de um software de contabilidade pode ser uma verdadeira “mão na roda” para os profissionais do ramo. Essa tecnologia é crucial para que o contador possa trabalhar de forma a voltar sua atenção para o que realmente necessita dela e, assim, otimizar seu tempo e rotina de trabalho que se tornam mais produtivos.

O sucesso do trabalho realizado pelo contador pode estar atrelado justamente a esses softwares. Porém, não basta obter uma ferramenta dessa natureza, mas é crucial que o profissional entenda como ele pode impactar a empresa e como escolher o melhor programa do tipo.

Por isso, selecionamos algumas dicas importantes sobre o porquê escolher um software para auxiliar os contadores, assim como fazer a escolha do mais indicado para a sua empresa ou escritório.

Por que usar um software de contabilidade?

A competitividade adentra numa nova etapa quando o profissional contador tem em mãos a disponibilidade de um software. A tecnologia passa a atuar em favor das atividades de contabilidade e a melhorar a produtividade dos seus profissionais.

New call-to-action

Confira as principais vantagens de obter um programa para auxiliar no trabalho do contador.

1.      Redução de custos

Com a aplicação de um software o trabalho do contador não só é facilitado, mas passa a ter menos tarefas, uma vez que muitas delas serão automatizadas.

Assim, é possível realizar a redução dos custos da empresa. Eles serão advindos da possibilidade de limitar custos administrativos, como gastos com pessoal, e com materiais e ferramentas utilizados no dia a dia, como aqueles necessários para a prestação de serviços.

2.      Aumento da produtividade

É inegável que os contadores que estiverem em posse de um software de contabilidade naturalmente aumentarão sua produtividade e, assim, a do setor em geral. Isso porque parte de suas atividades serão realizadas pelo programa, automaticamente.

Assim, a burocracia é afastada ao passo em que as estratégias do escritório ou da empresa podem ser repensadas e reavaliadas pelo contador, assim como outras questões que demandam de forma imprescindível sua atenção.

3.      Redução de erros diversos

Por mais experiente e conhecedor de sua área que seja o contador ele não está livre de cometer falhas humanas como erros matemáticos, atrasos de prazos ou para início da jornada.

O software não tem esse tipo de distração e de obstáculo à realização do seu trabalho, lidando automaticamente e de forma constante com os dados que o alimentam.

4.      Agilidade dos procedimentos

Os melhores softwares de contabilidade realizam diversas atividades de forma simultânea e instantânea. Eles tendem a agilizar os procedimentos que são realizados e permitir que os processos sejam acelerados.

5.      Segurança dos dados

Um software confere muito mais proteção às informações e dados de contabilidade da empresa. Por fazer cópias de segurança; em segundo lugar, por aumentar a confidencialidade dos dados, na medida em que limita o acesso a eles.

6.      Integração entre sistemas

Outra das vantagens de investir em um software de contabilidade para seu escritório ou empresa é o fato de que ele é capaz de interligar diversos processos envolvendo vários setores ou programas.

Consegue captar dados com facilidade, não necessitando de cadastro manual, por exemplo. Ele agiliza mais os procedimentos, uma vez que outros setores, além do contábil, podem utilizar as informações ali existentes.

Tudo isso somente será possível se você investir em um bom software, que seja moderno e ofereça uma boa operacionalidade.

Principais características de um bom software para auxiliar nas tarefas de contabilidade

Existem algumas características que são essenciais para que um software seja colocado entre os melhores e realmente auxilie os contadores.

Dentre eles estão:

  • Capacidade de realizar a conciliação bancária, importando os extratos bancários de forma automática;
  • Possibilidade de adaptação dos modelos de planos de conta com os utilizados pelos clientes das mais diversas naturezas;
  • Integração com outros programas e sistemas a fim de realizar a importação automática e independente dos dados necessários ao seu trabalho;
  • Realização de auditorias nos documentos com base nos dados, buscando inconsistências e corrigindo-as;
  • Promover a importação de planilhas contábeis em formato CSV;
  • Fazer o planejamento automático das despesas de clientes com base nos dados disponibilizados.

Melhores Softwares de Contabilidade

Confira alguns dos melhores programas que podem auxiliar nas suas tarefas contábeis, automatizando aquelas que podem ser realizadas de maneira automática e aumentando a produtividade dos contadores e do setor.

1.      Domínio

O primeiro programa de nossa lista com algumas das melhores ferramentas destinadas à contabilidade é o Domínio. Ele é capaz de facilitar o atendimento operacional, assim como garantir que os processos estão se dando com base na legislação vigente.

Seu sistema de integração online auxilia a fazer o lançamento de notas ao mesmo tempo em que controla as contas a pagar e a receber e realiza a administração das retenções como o ISS, PIS, COFINS, INSS e Contribuição Social.

A ferramenta oferece suporte técnico por 24 horas diárias, assim como possui atualizações imediatas em caso de mudanças de lei.

2.      Nasajon

O Nasajon é um software de contabilidade que se destaca por realizar a integração de todos os sistemas do setor de contabilidade. Assim, ele aumenta a produtividade, sendo eficiente para a agilização das operações.

Isso lhe confere maior segurança, pois protege os dados ali depositados e os processos de emissão de documentos, tais como folha de pagamento e escrituração fiscal.

Assim como deve ser um bom software para a área contábil, ele elimina eventuais erros localizados. Outro ponto de destaque dessa ferramenta é o fato de possuir um sistema de nuvem de dados que permite que dados sejam compartilhados e facilitam a emissão da Nota Fiscal Eletrônica.

3.      Sage

Munido de ferramentas que permitem melhorar o relacionamento com o cliente, na medida em que pode se integrar com sistemas dele, esse software de contabilidade é capaz de gerar automaticamente a folha de pagamento, além de realizar o controle dela. Ele controla as partes fiscais, tributárias e patrimoniais.

Um dos grandes diferenciais desse sistema está no fato de que além de oferecer suporte técnico durante 24 horas ao dia, ele oferece materiais educativos para facilitar seu uso e acesso a todas as suas funcionalidades.

Assim, ele possui uma plataforma de ensino à distância com materiais de apoio e até mesmo vídeo aulas que facilitam no aprendizado pelos contadores e colaboradores sobre como utilizar o software.

4.      Eficiência fiscal

O último software da nossa lista é o Eficiência Fiscal, que realiza de forma rápida e imediata cálculos como os do PIS, COFINS e ICMS automaticamente após a entrada ou saída de mercadorias.

Ele oferece vários demonstrativos mecânicos que explicam e demonstram os tributos que estão incidindo sobre as operações realizadas. Com um sistema inteligente, ele gera os documentos necessários e se integra a outros sistemas, sendo extremamente útil.

Considere investir em um software de contabilidade que pode mudar completamente as operações do setor ou escritório de contabilidade.

Considere que a atenção dos colaboradores estará voltada para traçar novas estratégias contábeis enquanto o software se dedica à realização de tarefas burocráticas e repetitivas ao mesmo tempo em que garante a segurança e a correção de todas as informações e documentos utilizados pelo setor.

New call-to-action

Esse é um verdadeiro investimento que traz frutos a curto prazo. Não se esqueça de direcionar os colaboradores para que a adaptação ao novo sistema ocorra o mais rápido possível!

Veja também: Ordem de serviço digital e seus benefícios para equipes externas

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau