Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
qualidade de vida no trabalho

Qualidade de vida no trabalho: como promover na sua empresa?

O empregador é responsável pela qualidade de vida no trabalho, que influencia sobre a saúde física e psíquica dos trabalhadores. Para além da questão obrigatória, isso tem influência sobre a qualidade dos serviços e o clima organizacional.

Hoje separamos algumas dicas essenciais para promover a qualidade dentro da sua empresa, com conforto e segurança aos colaboradores. Veja como fazer e as vantagens em apostar nisso!

O que é qualidade de vida no trabalho?

qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida se refere o bem estar e à saúde que se promovem no ambiente de trabalho. Ela inclui o bem-estar, o sentimento de satisfação, de pertencimento e o equilíbrio entre trabalho e tempo de descanso.

Essa qualidade se refere ao cumprimento das leis trabalhistas, de acordo com a CLT, no que diz respeito à segurança e ao bem-estar do colaborador, junto à concessão das ferramentas necessárias para cumprir as tarefas que estão sob a sua responsabilidade.

Outro ponto muito importante sobre essa qualidade de vida se refere à pressão excessiva, às metas inalcançáveis e à cobrança por colaboradores workaholics. Isso não é benéfico e na verdade tende a ser bastante prejudicial.

Em um primeiro momento essas ações até podem parecer que têm contrapartida e encontram um bom rendimento e crescimento da produtividade. O que ocorre é que isso não se mantém por muito tempo e tende a trazer outros revezes.

Um ambiente de trabalho que se pauta na pressão excessiva lida com trabalhadores estressados e que ficam cada vez mais desestimulados ou invés de estimulados. A fadiga, o desinteresse e o cansaço extremo tendem a aparecer.

E eles muitas vezes se revelam em doenças diversas e na tentativa de fuga e evasão do ambiente de trabalho.

Tudo isso influencia na qualidade de vida. Ela é o equilíbrio entre a realização correta das atividades e da produtividade da empresa sem que isso se baseie na exaustão física e mental do colaborador.

Quais os pontos que envolvem a qualidade de vida no trabalho?

Esse tipo de qualidade de vida é medido por diversos aspectos importantes, veja os principais:

  • Saúde e bem-estar dos colaboradores: envolve alimentação, exercícios físicos e de saúde laboral, incidência ou não de doença do trabalho – todos os fatores que podem influenciar na saúde mental e física;
  • Facilidade e eficiência: se revelam pela existência de fatores que auxiliem o colaborador a fazer um trabalho de qualidade. Envolve a existência de ferramentas adequadas às atividades;
  • Reconhecimento: a qualidade de vida no trabalho é influenciada pelo reconhecimento. E ele nada mais é do que os elogios e incentivos (que podem ser financeiros e em prêmios) a um trabalho bem feito;
  • Interação social: o ambiente de trabalho tem grande importância sobre a vida social dos colaboradores e a qualidade de vida, nele, é influenciada pelos vínculos interpessoais e em como a empresa promove isso;
  • Conhecimento pessoal: se revela na concessão de cursos e treinamentos para que o colaborador possa aumentar seus conhecimentos pessoais e tenha chances de melhorar a qualidade de suas atividades e sua colaboração interna;
  • Ambiente físico: outro fator que afeta a qualidade de vida laboral é o ambiente físico, como não poderia deixar de ser. Ele precisa ser confortável, ter materiais ergonômicos, espaço suficiente para o número de pessoas que circula ali, etc.

Esses são os principais fatores que influenciam na qualidade de vida laboral.

Esses pontos demonstram que esta se revela na manutenção da saúde e da segurança, na possibilidade de crescimento profissional e chances justas de realizar suas atividades.

Quais as vantagens de promover a qualidade de vida na organização?

qualidade de vida no trabalho

Para ficar claro nós listamos todos os benefícios que adotar estratégias para aumentar a qualidade de vida no ambiente de trabalho trazem às empresa. Confira quais são e depois veja algumas dicas de como colocar isso em prática:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria na qualidade das atividades;
  • Engajamento dos colaboradores;
  • Diminuição do turnover;
  • Evite afastamentos;
  • Seja referência mediante os profissionais;
  • Atraia os melhores profissionais do mercado de trabalho.

Abaixo, confira algumas dicas de como promover isso no seu ambiente de trabalho. Isso é essencial para alcançar os benefícios que listamos acima e para garantir uma empresa saudável e que promova o bem-estar de todos.

Como promover a qualidade de vida no trabalho?

Existem diversas formas de colocar em prática a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Nós listamos algumas das principais junto a alguns detalhes. Com elas você pode ter sucesso nessa empreitada.

Organize as atividades diárias

Muitas vezes a pressão, o estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho, vilãs da qualidade de vida nesse ambiente, nascem da simples desorganização das equipes e dos gestores.

Atividades e prazos que são repassados aos colaboradores em cima da hora tendem a deixar oi ambiente tenso, eis que a pressão é clara e os colaboradores se sentem desrespeitados pela ausência de distribuição prévia da responsabilidade.

Ter uma organização com a agenda, o que é necessário cada dia, o que é e o que não é urgente e ter prazos mínimos são essenciais à qualidade de vida no trabalho e é por isso que sua empresa deve colocá-los em prática.

Tenha metas claras e atingíveis

Outro ponto muito importante para a qualidade de vida é que ela depende de que as metas sejam claras, objetivas e alcançáveis. Muitas empresas exageram nas metas e as desenvolvem de uma forma inalcançável.

Isso causa estresse, ansiedade e pode levar os colaboradores a desistir das metas e diminuir a qualidade dos serviço, eis que ele já não conseguiria alcançá-las de qualquer jeito.

Outro perigo é que o trabalhador desgaste sua saúde, relações familiares e sociais por tentar alcança essas metas, que requerem mais tempo de trabalho para que sejam alcançadas.

Tenha uma boa estrutura

A última dica para promover a qualidade de vida laboral é com o investimento na estrutura do local. Os móveis devem ser ergonômicos, o espaço deve ser suficiente ao número de trabalhadores e deve ser organizado.

Os trabalhadores devem ter em mãos ferramentas como computadores, tablets e sofwares que lhe permitam e ajudem a fazer as atividades de trabalho.

Com a intensa adoção do home office considere deslocar essa estrutura à casa do colaborador, como com a concessão de cadeira ergonômica e computador da empresa para que ele use em seu lar.

Conclusão

É possível melhorar o bem-estar dos seus colaboradores com a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Para isso considere sempre a pressão, os prazos, as relações internas e a valorização do colaborador.


Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau