O empregador é responsável pela qualidade de vida no trabalho, que influencia sobre a saúde física e psíquica dos trabalhadores. Para além da questão obrigatória, isso tem influência sobre a qualidade dos serviços e o clima organizacional.
Hoje separamos algumas dicas essenciais para promover a qualidade dentro da sua empresa, com conforto e segurança aos colaboradores. Veja como fazer e as vantagens em apostar nisso!
- O que é qualidade de vida no trabalho?
- Quais os pontos que envolvem a qualidade de vida no trabalho?
- Quais as vantagens de promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho?
- Como promover a qualidade de vida no trabalho?
- Conclusão
O que é qualidade de vida no trabalho?
A qualidade de vida se refere o bem estar e à saúde que se promovem no ambiente de trabalho. Ela inclui o bem-estar, o sentimento de satisfação, de pertencimento e o equilíbrio entre trabalho e tempo de descanso.
Essa qualidade se refere ao cumprimento das leis trabalhistas, de acordo com a CLT, no que diz respeito à segurança e ao bem-estar do colaborador, junto à concessão das ferramentas necessárias para cumprir as tarefas que estão sob a sua responsabilidade.
Outro ponto muito importante sobre essa qualidade de vida se refere à pressão excessiva, às metas inalcançáveis e à cobrança por colaboradores workaholics. Isso não é benéfico e na verdade tende a ser bastante prejudicial.
Em um primeiro momento essas ações até podem parecer que têm contrapartida e encontram um bom rendimento e crescimento da produtividade. O que ocorre é que isso não se mantém por muito tempo e tende a trazer outros revezes.
Um ambiente de trabalho que se pauta na pressão excessiva lida com trabalhadores estressados e que ficam cada vez mais desestimulados ou invés de estimulados. A fadiga, o desinteresse e o cansaço extremo tendem a aparecer.
E eles muitas vezes se revelam em doenças diversas e na tentativa de fuga e evasão do ambiente de trabalho.
Tudo isso influencia na qualidade de vida. Ela é o equilíbrio entre a realização correta das atividades e da produtividade da empresa sem que isso se baseie na exaustão física e mental do colaborador.
Quais os pontos que envolvem a qualidade de vida no trabalho?
Esse tipo de qualidade de vida é medido por diversos aspectos importantes, veja os principais:
- Saúde e bem-estar dos colaboradores: envolve alimentação, exercícios físicos e de saúde laboral, incidência ou não de doença do trabalho – todos os fatores que podem influenciar na saúde mental e física;
- Facilidade e eficiência: se revelam pela existência de fatores que auxiliem o colaborador a fazer um trabalho de qualidade. Envolve a existência de ferramentas adequadas às atividades;
- Reconhecimento: a qualidade de vida no trabalho é influenciada pelo reconhecimento. E ele nada mais é do que os elogios e incentivos (que podem ser financeiros e em prêmios) a um trabalho bem feito;
- Interação social: o ambiente de trabalho tem grande importância sobre a vida social dos colaboradores e a qualidade de vida, nele, é influenciada pelos vínculos interpessoais e em como a empresa promove isso;
- Conhecimento pessoal: se revela na concessão de cursos e treinamentos para que o colaborador possa aumentar seus conhecimentos pessoais e tenha chances de melhorar a qualidade de suas atividades e sua colaboração interna;
- Ambiente físico: outro fator que afeta a qualidade de vida laboral é o ambiente físico, como não poderia deixar de ser. Ele precisa ser confortável, ter materiais ergonômicos, espaço suficiente para o número de pessoas que circula ali, etc.
Esses são os principais fatores que influenciam na qualidade de vida laboral.
Esses pontos demonstram que esta se revela na manutenção da saúde e da segurança, na possibilidade de crescimento profissional e chances justas de realizar suas atividades.
Quais as vantagens de promover a qualidade de vida na organização?
Para ficar claro nós listamos todos os benefícios que adotar estratégias para aumentar a qualidade de vida no ambiente de trabalho trazem às empresa. Confira quais são e depois veja algumas dicas de como colocar isso em prática:
- Aumento da produtividade;
- Melhoria na qualidade das atividades;
- Engajamento dos colaboradores;
- Diminuição do turnover;
- Evite afastamentos;
- Seja referência mediante os profissionais;
- Atraia os melhores profissionais do mercado de trabalho.
Abaixo, confira algumas dicas de como promover isso no seu ambiente de trabalho. Isso é essencial para alcançar os benefícios que listamos acima e para garantir uma empresa saudável e que promova o bem-estar de todos.
Como promover a qualidade de vida no trabalho?
Existem diversas formas de colocar em prática a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Nós listamos algumas das principais junto a alguns detalhes. Com elas você pode ter sucesso nessa empreitada.
Organize as atividades diárias
Muitas vezes a pressão, o estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho, vilãs da qualidade de vida nesse ambiente, nascem da simples desorganização das equipes e dos gestores.
Atividades e prazos que são repassados aos colaboradores em cima da hora tendem a deixar oi ambiente tenso, eis que a pressão é clara e os colaboradores se sentem desrespeitados pela ausência de distribuição prévia da responsabilidade.
Ter uma organização com a agenda, o que é necessário cada dia, o que é e o que não é urgente e ter prazos mínimos são essenciais à qualidade de vida no trabalho e é por isso que sua empresa deve colocá-los em prática.
Tenha metas claras e atingíveis
Outro ponto muito importante para a qualidade de vida é que ela depende de que as metas sejam claras, objetivas e alcançáveis. Muitas empresas exageram nas metas e as desenvolvem de uma forma inalcançável.
Isso causa estresse, ansiedade e pode levar os colaboradores a desistir das metas e diminuir a qualidade dos serviço, eis que ele já não conseguiria alcançá-las de qualquer jeito.
Outro perigo é que o trabalhador desgaste sua saúde, relações familiares e sociais por tentar alcança essas metas, que requerem mais tempo de trabalho para que sejam alcançadas.
Tenha uma boa estrutura
A última dica para promover a qualidade de vida laboral é com o investimento na estrutura do local. Os móveis devem ser ergonômicos, o espaço deve ser suficiente ao número de trabalhadores e deve ser organizado.
Os trabalhadores devem ter em mãos ferramentas como computadores, tablets e sofwares que lhe permitam e ajudem a fazer as atividades de trabalho.
Com a intensa adoção do home office considere deslocar essa estrutura à casa do colaborador, como com a concessão de cadeira ergonômica e computador da empresa para que ele use em seu lar.
Conclusão
É possível melhorar o bem-estar dos seus colaboradores com a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Para isso considere sempre a pressão, os prazos, as relações internas e a valorização do colaborador.
Enviar comentário