Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
mulheres empresárias

Mulheres empresárias: Conheça as 5 maiores atualmente

Embora ainda haja muito desequilíbrio no mercado de trabalho em relação aos gêneros, existem diversas mulheres que servem de exemplo e inspiração no mundo empresarial, quebrando barreiras e conquistando espaço nesse universo. Confira abaixo as 5 maiores mulheres empresárias atualmente no mundo.

Mulheres empresárias que exercem papel de destaque no mundo

Separamos alguns exemplos de mulheres cuja atuação no mercado de trabalho se dá em posição de destaque para te inspirar. Veja abaixo.

1.     Luiza Heleno Trajano – Magazine Luíza

Essa é, com certeza, uma das maiores empreendedoras e que, inclusive, é brasileira. Luiza Heleno Trajano nasceu e foi criada no interior de São Paulo, na cidade de franca Franca.

Conforme a própria empresária, sua veia empreendedora vem de sua própria família que, segundo ela, seria do ramo, principalmente sua tia e xará e sua mãe.

A empresária começou a trabalhar no ramo de varejo ainda aos 12 anos, com o intuito de fazer compras de Natal naquele ano. Segundo a empresária, ser uma vendedora é motivo de orgulho para ela e o deveria ser também para todos que o são.

Foi Luíza Trajano, a responsável pela transformação da Magazine Luíza, inicialmente correspondente a apenas uma loja na sua cidade natal, para a operação nacional.

Hoje, a rede que conta com Trajano na presidência de 1990, conta com mais de 700 lojas espalhadas por 16 estados brasileiros. Além disso, a empresa possui bens cotados em mais de R$ 1 bilhão, o que torna Luíza Heleno uma das maiores empreendedores de sucesso bilionário.

Por fim, cabe em destaque, o fato de que a empresária de sucesso também é referência pelas suas políticas de inclusão e de incentivo ao empreendedorismo feminino. Seu objetivo é empoderar mulheres.

2.     Sônia Hess – Gestora da Dudalina

A segunda dentre as 5 mulheres de destaque no mundo empresarial é Sônia Hess, que gerencia a rede de camisaria e outras peças de vestimenta Dudalina, criada pelos pais e hoje encabeça a marca.

A história da criação dessa camisaria também é muito interessante. Seus pais, que possuíam uma pequena venda, acabaram comprando mais tecido do que o necessário para o estoque.

Para evitar o prejuízo da possível não saída de vendas desses tecidos, a mãe de Sônia descosturou uma das camisas que tinham à venda para entender a forma como eram feitas. Após, contratou duas costureiras e fez novas três peças com o tecido excedente comprado.

As peças feitas venderam rápido, de forma que a família passou a investir na confecção de roupas, dando início à famosa marca Dudalina em 1957. Esse nome condiz à mistura entre os apelidos dos pais de Sônia: seu Duda e dona Lina.

Sônia Hess assumiu a presidência da camisaria mesmo possuindo 11 irmãos homens com quem disputava a possível gestão da marca. Ela foi responsável por transformar o empreendimento de seus pais na maior exportadora de camisas do país.

A empresária já se manifestou sobre as dificuldades das mulheres na gestão de empresas, declarando que o que importa é o espírito empreendedor, o qual ela teria herdado da matriarca da família.

3.      Alcione Albanesi – FLC

A empresária Alcione Albanesi também é outro destaque quando o assunto é empreendedorismo feminino, sendo que ainda com 17 anos ela já era dona de sua própria confecção de roupas, empregando, à época, ao menos 80 funcionários de maneira direta.

Já em 1992, a empresária já estava se aventurando em outros ramos alheios à moda quando, em uma viagem aos Estados Unidos, encontrou um modelo de lâmpada fluorescente sendo vendido a por um valor relativamente baixo e uma loja.

Na época, esse tipo de lâmpada era novidade no Brasil e comercializada sob altos valores. Contudo, ao invés de simplesmente investir na compra de produtos nas lojas de preço acessível encontradas nos EUA, a empresária foi ainda mais longe.

Ao conferir a etiqueta “Made in China” (Feito na China) no produto, resolveu visitar o país chinês e pesquisar mais sobre a fabricação desse produto. Desde então, a empresária já foi ao menos 70 vezes para a nação oriental, viabilizando o crescimento e popularização da FLC, sua empresa, no mercado nacional.

A empresa encabeçada pela empresária domina, hoje, cerca de 35% do marketing share de lâmpadas.

Finalmente, cabe destacar que além de empreendedora, a empresária Alcione Albanesi é também fundadora da organização Amigos do Bem, cuja atuação se dá na região nordeste brasileira no combate à fome, tendo auxiliado, já, mais de 60 mil pessoas.

4.      Kylie Jenner – Jenner Cosmetics

Algumas pessoas podem estranhar ver uma das integrantes da família Kardashian nessa lista. Contudo, quem acha que Kylie Jenner é famosa apenas por fazer parte de um grupo familiar de socialites se engana.

Isso porque a jovem, no auge dos seus apenas 21 anos, é considerada a mais jovem empreendedora bilionária do mundo.

A empreendedora lançou, em 2015, uma linha de cosméticos chamada Kylie Cosmetics. Deste então, a irmã de Kim Kardashian acumulou um patrimônio estimado em, pelo menos, 900 milhões de dólares, um número surpreendente, principalmente quando se tem em mente a tenra idade da empresária.

De acordo com a revista Forbes, a empresa de Kylie terminou o ano de 2018 com receitas de cerca de 360 milhões de dólares. Cabe ressaltar que Jenner é a única proprietária de sua empresa.

A empreendedora e influenciadora digital credita o sucesso de sua empresa e da sua gestão ao próprio empreendedorismo digital, que se dá no uso massivo da internet para a realização de campanhas de marketing, além das redes sociais e postagens pessoais estratégicas da empresária.

5.       Zica Assis – Instituto Beleza Natural

Finalmente, nosso último exemplo de mulher empresária que se encontra à frente de uma grande empresa de sucesso é Heloísa Helena Assis, mais conhecida apenas como Zica Assis.

A empresária iniciou sua vida profissional trabalhando como babá e, também, empregada doméstica. Porém, sua vida sofreu uma reviravolta ao buscar desenvolver fórmulas destinadas à saúde dos cabelos crespos, como o da própria empreendedora.

Zica realizou um curso de cabeleireira e, durante seu tempo livre, usava esse espaço para testar os produtos que mais geravam resultados nesses tipos de cabelo.

Sabendo da falta de produtos adequados a esse tipo de cabelo no mercado, a empresária abriu, em 1993, o Instituto Beleza Natural junto a outros três sócios. O empreendimento, portanto, era destinado às pessoas com cabelos crespos ou ondulados.

Além de atender pessoas com esse tipo específico de cabelo, a empresária também investiu na formulação de produtos próprios para esse nicho do mercado de cosméticos.

Hoje a empresa já conta com mais de 40 unidades espelhadas ao longo de todo o Brasil. Além disso, a revista Forbes reconheceu Zica como uma das 10 empresárias mais poderosas do país, um título extremamente importante e que demonstra a força da empresária.

Dificuldades das mulheres em ocupar cargos de gestão empresas

Embora todas essas 5 maiores mulheres empresárias sirvam como inspiração e como base para inúmeras mulheres, infelizmente é necessário alertar que o mercado ainda destoa em relação às oportunidades dadas para homens e mulheres.

Além disso, em muitos casos mesmos cargos que incluem as mesmas atividades apresentam dissonâncias em relação ao salário pago com base tão somente no gênero do profissional.

Ainda, cabe citar que as próprias empresas criadas ou presididas por mulheres encontram dificuldade em se manter ante a ausência do número de investidores e condições de negócios dadas, na maioria das vezes, aos homens.

É diante disso que essas 5 empresárias citadas são tão importantes na medida em que inspiram mulheres em continuar a buscar seus sonhos e comprovar de uma vez por todas que as mulheres gestoras são tão ou mais competentes que os gestores homens.

Por fim, medidas de inclusão como aquelas promovidas por Luíza Trajano também são muito importantes dentro de empresas.

Veja também: Mulheres na tecnologia: Como está o mercado de startups?

Gostou das dicas sobre mulheres empresárias? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau