Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas
cultura organizacional

Feng Shui: melhore a energia do ambiente de trabalho

Confira dicas da grande sabedoria chinesa para ajudar a circular melhor a energia do ambiente de trabalho!

Cultura organizacional também é zelar pelo cuidado com o ambiente de trabalho. Você já ouviu falar sobre as técnicas de Feng Shui?

Segundo grande sabedoria chinesa, a decoração de um ambiente – seja de trabalho, casa ou lazer – pode influenciar na energia que circula por ele e, com isso, influenciar no comportamento e humor das pessoas.

Cores, objetos, posicionamento dos móveis… Tudo conta na cultura organizacional! Uma mesa mal posicionada, por exemplo, pode bloquear as energias de um colaborador e causar doenças, mal estar ou até mesmo sérios problemas de concentração que vão impactar diretamente na produtividade dele e, lógico, no crescimento e sucesso da empresa.

Foi por isso que criaram na China o Feng Shui: uma ciência milenar que estuda os efeitos das energias nos ambientes sobre as pessoas, sua saúde, relacionamentos e prosperidade.

A moda está começando a pegar também no Ocidente. Especialistas, como Franco Guizzetti, afirmam um Feng Shui bem aplicado pode:

  • Aumentar a produtividade dos colaboradores
  • Trazer mais satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho
  • Solucionar e prevenir possíveis problemas de saúde
  • Melhorar relacionamento com clientes
  • Melhorar o entrosamento das equipes

Se você também achou super interessante e quer saber como aplicar essas práticas na sua empresa, separamos algumas dicas de como aplicar o Feng Shui em todos os tipos de ambientes de trabalho:

 

Limpe tudo já

  • Objetos acumulados e amontoados bloqueiam a energia e deixam o clima pesado!

Nada melhor do que fazer uma bela limpeza em todo o ambiente de trabalho, passando produtos indicados para limpeza e lustração dos móveis. Limpando as janelas, tirando todo o pó de cada cantinho, tirando os móveis de lugar para não esquecer nenhum espaço…

O ar e o ambiente limpos tem poder terapêutico, trazendo maior sensação de conforto para todos, além da sensação de renovação!

E não é só sensação, afinal de contas, um ambiente limpo de fato permite que as pessoas presentes nele consigam respirar com mais qualidade, evitando problemas respiratórios, e proporcionando uma melhor oxigenação do cérebro, o que ajuda a raciocinar, ter criatividade, tomar decisões, basicamente tudo que é necessário para trabalhar.

Com certeza seus colaboradores que são alérgicos também vão agradecer muito!

Aproveite também para jogar fora tudo que não é mais utilizado, tudo que está apenas fazendo volume. Desapegue de tudo que for possível sem dó! Não existe acúmulo desnecessário num ambiente com práticas de Feng Chui e com uma boa cultura organizacional

 

Aproveite a cultura organizacional

  • Organizar o lado externo nos ajuda a organizar o interno!

Já que você está limpando tudo, tirando todos os móveis e objetos de lugar, vamos também reorganizar, livrando-se daquela pilha de papéis e mudando aquela impressora/armário que está incomodando faz um tempão.

Num ambiente organizado, pessoas têm mais facilidade para refletir, raciocinar e tomar decisões enxergando com mais clareza.

Além disso, ajuda na realização de atividades diárias, já que tudo fica mais fácil de ser encontrado e mais difícil de ser perdido. Após essa super limpeza e organização, todos terão certeza de onde está cada coisa importante.

Essa também é uma ótima oportunidade para re-significar as posições dos móveis, objetos e pessoas. Como atender ao pedido daquele redator que gostaria de ficar num ambiente mais silencioso e longe dos telefones.

Cada profissional trabalha melhor de uma maneira, num determinado clima… As pessoas também fazem parte da reorganização.

 

Ponto Eletrônico
Deixe a porta de entrada livre
  • Uma porta fechada não se fecha apenas para aquilo que não queremos, mas também para tudo de bom que poderia entrar!

É pela porta que a energia entra e sai, portanto, ela não pode ficar bloqueada. Colocar mesas, cadeiras, balcões e pessoas de costas para a porta de entrada ou no caminho dela pode impedir que a energia circule, tornando o ambiente pesado com o passar do tempo.

Com a energia do ambiente estagnada, podem surgir consequências como falta de concentração dos colaboradores e até mesmo problemas de saúde.

A energia impedida de entrar, também provoca maus fluídos. Isso bloqueia também a entrada de novos negócios e oportunidade, mantendo apenas aquilo que já está lá dentro, em vez de permitir a circulação tanto daquilo que já está dentro quanto o que pode entrar de novo.

Manter as portas abertas aumenta a fluidez de ar, de energia e de oportunidades de sucesso. Deixe a energia circular!

Nessa imagem, você pode conferir algumas sugestões de posicionamento de mesas, balcões e pessoas que favorecem a circulação de energia, segundo o Feng Shui:

Cultive uma cultura organizacional positiva

  • Nossas ações também fazem parte da prática do Feng Shui!

De nada adianta um ambiente limpo, organizado e bem posicionado, se o comportamento das pessoas presentes nesse ambiente for dominado pelo mau humor, a falta de respeito e o estresse. É importante cuidar da cultura organizacional!

Mais um dos motivos que podem prejudicar a interação entre equipes e o fluxo de trabalho, e provocar problemas de saúde.

Você, como gestor e líder que dá o exemplo, antes de agir deve respirar, refletir, escolher bem as palavras e buscar sempre tratar os colaboradores com respeito e positividade. Sempre buscando compreender o contexto em que eles se encontram e buscar tirar o melhor deles. Principalmente porque uma empresa é feita de pessoas, e pessoas vivem problemas pessoais. Nem sempre sabemos o que está se passando com um funcionário para estar refletindo em sua produtividade.

Quando um líder dá o exemplo, isso passa para os colaboradores, que também devem ser incentivados a manter uma convivência saudável, trabalhando pelo mesmo objetivo e na mesma direção, sem competições, afinal, todos estão ali com o mesmo interesse.

É uma semente que se planta para colher os frutos depois!

Objetos que te motivem

  • Precisamos constantemente lembrar a nós mesmos os motivos pelos quais fazemos aquilo que fazemos!

Ambientes de trabalho de todos os tipos apresentam frequentemente situações de pressão e estresse. E é difícil conseguir manter o foco e ver as coisas por um ângulo positivo nas situações mais complicadas.

Nessas horas, nada melhor do que estar cercado de objetos e imagens que tem o poder de te motivar, lembrar por que você está ali e focar em soluções!

Você pode manter por perto, por exemplo, fotos de família (ou do seu grande amor), troféus e prêmios, aquele objeto da sorte ou obras de arte inspiradoras. Até mesmo a imagem de um animal ou personagem que você admira.

Cercar-se de coisas que te inspiram e motivam trazem resultados inimagináveis.

Incentive seus colaboradores a fazer o mesmo!

Psicologia das cores

  • Ambientes com cores que nos transmitem paz, alegria ou energia trazem melhores resultados no trabalho!

Inúmeras pesquisas científicas estudam e comprovam a importância da Psicologia das Cores. Ou seja, da influência que as cores podem ter sobre as pessoas, situações, ambientes e cultura organizacional.

Muitas marcas e empresas utilizam essa teoria para definir a cor de marcas, logotipos, embalagens, pontos de venda etc. A cor azul, por exemplo, transmite calma. Enquanto a cor laranja transmite energia. Uma cor ideal para o ambiente de trabalho é o Amarelo, que transmite riqueza e fartura!

Você pode adicionar a cor em objetos de decoração, desde uma flor amarela até a moldura de um quadro. Também nos móveis, materiais de escritório… Não há limites para a criatividade.

Plantas para limpar o ar

  • Plantas limpar o ar, tanto literalmente quanto psicologicamente!

Todo local de trabalho, independente do modelo, deveria adotar plantas por um motivo muito simples: elas literalmente limpam o ar! E, psicologicamente, ela torna a energia mais leve por aumentar a sensação de conforto. Tudo isso faz parte sim da cultura organizacional no ambiente de trabalho.

Passar oito horas (ou mais) dentro de um ambiente fechado pode ser difícil para diversos perfis de gestores e colaboradores. Isso causa a impressão de que “a vida está passando lá fora” e a pessoa “nem vê”.

A presença do verde das plantas impulsiona o conforto emocional, deixando a energia mais leve, alegre e positiva!

 

Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo