tabuleiro de xadrez com uma mão vindo pro cima, segurando uma das peças e realizando uma jogada.

O que você sabe sobre gestão estratégica?

A estratégia é uma palavra que permeia diversas áreas em nossa sociedade, seja nas estratégias militares, naquelas que assumimos para organizar nossas vidas ou dentro do ambiente empresarial, onde a gestão estratégica é aplicada.

Permitindo que a empresa se veja em um ambiente de otimização de processos e maior alcance de seus resultados, essa maneira de gestão prioriza o movimento cíclico de planejar, executar e controlar as tarefas internas.

Sabendo disso, elaboramos esse conteúdo, para que você entenda o que é a gestão estratégica, quais são as suas etapas para que ela possa ser colocada em prática e os seus principais tipos. Boa leitura!

O que é gestão estratégica?

No dicionário, a estratégia é conceituada como o ato de formular planos e métodos para alcançar um objetivo ou resultado específico, logo a gestão estratégica busca:

  • Fazer o planejamento relacionado às metas;
  • Preparar e colocar em prática os métodos que dão vida a esses planos;
  • Controlar os resultados obtidos e repetir o processo a cada ciclo.

Mais à frente você verá como a gestão estratégica pode ser implementada em diferentes áreas da empresa, mas antes é necessário que você saiba a diferenciar de um conceito similar, o planejamento estratégico.

Relação entre planejamento e gestão estratégica

Você pode até pensar que planejamento e gestão estratégica são a mesma coisa, mas na verdade, eles são conceitos distintos que se unem quando o assunto é definição das estratégias.

Como você viu, na gestão estratégica temos as etapas do planejamento, da execução e do controle, que juntas formam uma administração voltada ao alcance dos resultados e a otimização dos processos.

O planejamento estratégico está englobado nesta fórmula, sendo um de seus componentes, nele são definidos de maneira geral as metas que a empresa possui para alcançar o seu objetivo maior, sem considerar a parte da execução e monitoração. 

Como implementar a gestão estratégica

Agora que você já sabe o que é a gestão estratégica e qual a sua diferença para o planejamento, saiba como implementar esse formato de administração na sua empresa a partir de 5 passos.

Realizando a análise

A gestão estratégica começa com uma análise da empresa, de seus processos e de sua concorrência. 

Nesse momento o foco é em reconhecer as fraquezas e as forças do negócio, encontrando o seu diferencial competitivo.

Essa etapa pode ser feita a partir do uso de ferramentas como a análise SWOT e 5W2H – você verá mais sobre elas um pouco à frente no texto.

O principal objetivo aqui é encontrar os pontos de maior necessidade do negócio, que devem culminar em uma grande meta que guiará a empresa em seu próximo período, que pode ser de um ou mais anos.

Definindo os objetivos

Com a análise feita é a principal direção que a empresa deve seguir determinada, é hora de definir os objetivos.

Essa etapa é considerada o planejamento estratégico em si, onde os líderes e acionistas da empresa definirão quais vão ser as metas repassadas aos setores para que o negócio alcance o resultado esperado.

Elaboração de planos de ação

Após a elaboração dos objetivos, que devem ser feitos com base em dados, é hora de pensar nos planos de ação.

Esses planos podem se dividir por setor, estando sempre subordinados às metas estratégicas definidas pela gestão.

Lembre-se que eles devem sem realistas, planos de ação difíceis de serem executados, por conta da falta de recursos, por exemplo, dificultam a gestão estratégica e irão na contramão de seus objetivos.

Simplificando os processos

Essa etapa engloba parte do que deve ser feito após a elaboração dos planos de ação. Na prática, a gestão estratégica deve priorizar a simplificação dos processos.

Todos os processos considerados obsoletos devem ser eliminados, aqueles que atrasam a produção devem ser fragmentados e os processos que não fazem parte daqueles que garantem a entrega do produto ou serviço fim da empresa podem ser terceirizados.

Avaliando

Com a gestão estratégica implementada, chegamos ao último tópico, sua avaliação.

Cada plano de ação específico de cada setor deve incluir as suas métricas de avaliação, através delas será possível saber se a área está caminhando na direção correta e os seus processos estão otimizados.

Tipos de gestão estratégica

A gestão estratégica pode se dividir em diferentes tipos dentro da empresa ou negócio, confira alguns deles:

Gestão estratégica de custos

Voltada para o setor financeiro, a gestão estratégica de custo tem como finalidade melhorar e aperfeiçoar os processos de criação de valor, visando formular planos estratégicos para diminuir os custos de operações e aumentar a lucratividade.

Para otimizar os custos, a gestão da empresa deve tomar conhecimento de todos os processos do negócio e entender como cada um deles funciona, para que então possam ser tomadas medidas que levem à economia aliada à produtividade.

Gestão estratégica de Recursos Humanos

Já a gestão estratégica de Recursos Humanos visa otimizar os processos do setor utilizando principalmente a tecnologia e metodologias bem consolidadas.

Etapas como por exemplo o recrutamento e a solução são elaboradas a partir de estratégias que visam contratações com maior eficiência enquanto facilitam o trabalho do RH.

Nesse caso, podem ser utilizados sites que filtram os candidatos com maior contabilidade e posteriormente as entrevistas bem ordenadas são realizadas.

Outro exemplo da gestão estratégica de pessoas é o uso do controle de ponto eletrônico, que otimiza o trabalho dos profissionais do setor e entrega melhores resultados, facilitando a estratégia.

Gestão estratégica da informação

A gestão estratégica da informação envolve a aquisição, o processamento, o armazenamento, a identificação e a publicação de dados internos e externos da empresa.

Gerir de maneira estratégica os dados da empresa também a envolve a maneira que eles são armazenados ou eliminados.

A ideia aqui é possuir um plano de ação voltado à facilidade da leitura e do encontro das informações da empresa por todos os envolvidos com elas, tanto o seu público interno, os gestores, os investidores e os consumidores do produto ou serviço da marca.

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Ferramentas que podem auxiliar a gestão estratégica

Como você viu, a gestão estratégica de empresas pode ser realizada em diferentes setores, para isso, diversas ferramentas também podem ser utilizadas, como as já citadas análise SWOT e a 5W2H.

Confira mais sobre elas e outras ferramentas que auxiliam a gestão estratégica de negócios.

Análise SWOT

Chamada também de análise FOFA, a análise SWOT é uma ferramenta facilitadora para a definição dos objetivos dentro da gestão estratégica.

A sigla SWOT representa as iniciais de 4 palavras:

  • Strenghts (forças);
  • Weaknesses (fraquezas);
  • Opportunities (oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

Para colocar a análise em prática basta dividir uma folha ou um documento em 4 partes, cada um representado por uma das palavras.

A partir da análise da empresa e de seus concorrentes, esse quadrante é preenchido, trazendo maior clareza sobre quais são os objetivos que a empresa deve ter para manter as suas forças, abraçar as oportunidades, se afastar das ameaças e se fortalecer perante as fraquezas.

5W2H

Utilizado em diferente áreas e etapas da gestão ou do trabalho comum da empresa, a ferramenta 5W2H também pode fazer parte da gestão estratégica de empresas, ela organiza os passos a serem dados pelo negócio a partir das respostas de 6 questionamentos:

5W:

  • What (o que será feito?)
  • Why (por que será feito?)
  • Where (onde será feito?)
  • When (quando será feito?)
  • Who (por quem será feito?)

2H:

  • How (como será feito?)
  • How much (quanto vai custar?)

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é uma metodologia que se aplica perfeitamente a gestão estratégica de negócios, uma vez que as suas siglas representam de certa maneira as etapas desse formato de gestão:

  • Plan (planejar);
  • Do (executar);
  • Check (verificar);
  • Act (agir).

A última etapa do ciclo PDCA também pode ser definida como “adjust” (ajustar), já que ele é a responsável por corrigir os erros que podem ter sido cometidos nas etapas anteriores.

Matriz BCG

A matriz BCG é uma ferramenta que o tem o seu uso voltado a gestão estratégica de custos, a sigla BCG, ao contrário das ferramentas anteriores, não representa aquilo que faz parte da matriz em si, sendo as iniciais do nome do grupo que criou a ferramenta: Boston Consulting Group.

Dentro da matriz são definidos e comparados diferentes produtos e unidades de negócio da empresa, eles são analisados a partir de seu volume, participação de mercado e crescimento de mercado.

Business Model Canvas

Como última ferramenta para gestão estratégica de empresas temos o Business Model Canvas, uma ferramenta visual que permite a criação de um modelo de negócio ou a planificação daqueles já existente.

Essa visualização acontece quando os nove blocos da ferramenta são preenchidos, sendo eles:

  • Propostas de valor;
  • Segmento de clientes;
  • Canais;
  • Relacionamento;
  • Receitas;
  • Recursos;
  • Atividades;
  • Parcerias;
  • Estrutura de custos.

Continue evoluindo a sua gestão empresarial

Entender o que é e colocar a gestão estratégica em prática é uma excelente maneira de manter a sua empresa organizada, com os processos otimizados, bem definidos e cada colaborador conhecendo o seu papel dentro do negócio.

Se você gostou desse conteúdo e deseja continuar aprimorando os seus processos de gestão empresarial, confira outros artigos no blog da Oitchau.

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