2 pessoas preenchendo uma folha com um plano de ação sobre uma mesa, uma delas está com uma caneta na mão.

Diagnóstico organizacional: o que é? Saiba como fazer

Uma empresa é constituída por diversos processos executados por seus colaboradores a fim de garantir que os objetivos da marca sejam atingidos. Uma das formas de verificar se esses processos estão funcionando é através do diagnóstico organizacional.

Realizado através de um ciclo que envolve pesquisa, levantamento de dados, a análise das informações e a identificação de problemas internos, o diagnóstico tem grande serventia na hora de unir os colaboradores e ajustar a rota do negócio.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo, para que você entenda o que é a metodologia do diagnóstico organizacional de uma empresa, qual a sua importância e as etapas para que ela seja colocada em prática. Boa leitura!

O que é diagnóstico organizacional?

O diagnóstico organizacional é uma forma de verificar se os processos, recursos e estratégias estabelecidos em uma empresa correspondem aos seus objetivos.

Pela definição do dicionário, o diagnóstico é a prática médica em que o profissional da saúde procura a natureza e causa de uma doença.

Trazendo essa definição para o âmbito empresarial, temos a identificação de um problema, a realização do seu diagnóstico e elaboração de planos de ação, para que esses problemas internos possam ser “curados”.

Qual a importância do diagnóstico organizacional?

A realização da metodologia do diagnóstico organizacional é de extrema importância para:

Identificar gargalos e falhas na comunicação

Dentro do ambiente organizacional, os gargalos são etapas que estão atrasando os demais processos, custando mais que o estimado e atrapalhando o andamento dos demais setores.

Eles podem ser gerados por falhas na comunicação, identificadas através do diagnóstico organizacional.

Melhorar o clima organizacional

Se você deseja melhorar o clima organizacional, não deixe de realizar um diagnóstico apurado para descobrir os acontecimentos que fazem com que os colaboradores não vejam a empresa com tanto apreço.

Implementar novas metodologias

O diagnóstico organizacional apontará quais processos e metodologias estão obsoletos, permitindo que a empresa que deseja se aprimorar, se abra para novas formas de trabalho, como as metodologias ágeis.

Auxiliar no crescimento da empresa

Uma empresa que sabe quais são os seus problemas e traça planos de ação para os contornar tem um caminho ordenado para focar em seu crescimento.

Estratégias ultrapassadas e que travam o negócio são um grande inimigo do crescimento, já que a empresa tende a ficar estagnada quando se apega a eles.

Otimizar a tomada de decisões

O diagnóstico organizacional é elaborado a partir de dados, ao entrar em contato com eles, os gestores podem tomar as suas decisões de maneira facilitada, sabendo como eles devem conduzir as estratégias e comandar os profissionais da sua equipe.

Facilitar o direcionamento de esforços e o estabelecimento de prioridades

Assim como a tomada de decisões por parte dos gestores é aprimorada, quando problemas são apontados pelo diagnóstico, toda a empresa acaba entendendo para onde os esforços devem ser direcionados para haver melhora nos processos.

O estabelecimento das prioridades também fica bem mais claro após a definição daquilo que deve acontecer para que a marca retome o caminho rumo aos seus objetivos.

Ajudar a descobrir o nível de maturidade do negócio

Quanto mais dificuldade uma empresa possui para conduzir os seus processos, implementar as suas estratégias, estabelecer uma boa comunicação com os seus colaboradores, mais isso indica que o seu nível de maturidade ainda é baixo.

E isso, não é um grande problema, na verdade ajuda a marca a identificar os seus próximos passos e focar em sua melhora.

Com o tempo, o diagnóstico organizacional passará a identificar menos problemas e gargalos, o que indica que os processos estão amadurecendo e o negócio encontrou o caminho para um modelo de gestão sólido.

Reter talentos

Sem realizar o diagnóstico organizacional a empresa corre o risco de perder os seus talentos.

Como os erros podem estar envolvidos ao modelo de gestão e a comunicação da marca com os seus profissionais, representando uma cultura fraca, bons profissionais podem decidir não continuar sua atuação.

Melhorar a imagem interna e externa da empresa

Por fim, as melhorias feitas após o diagnóstico organizacional ajudam a empresa a melhorar tanto a sua imagem externa quanto a interna, fazendo com os seus processos sejam vistos com bons olhos.

Como fazer um diagnóstico organizacional de uma empresa?

Agora que você já sabe o que é, confira quais são as etapas do diagnóstico organizacional:

1 – Coletar dados

O diagnóstico começa com a coleta de dados, e neles que a construção de todas as próximas etapas deve se pautar.

Isso pode ser feito através de dados que a empresa já possua, ou coletando eles exclusivamente para o diagnóstico.

A maneira mais efetiva de se fazer isso é por meio de pesquisas com os próprios colaboradores, são eles que irão apontar os problemas existentes nos processos internos do negócio.

2 – Analisar as informações

Com a coleta de dados realizada, é hora de analisar todas as informações. Isso inclui o cruzamento de dados, identificando aqueles que são similares.

Por exemplo, acima citamos a pesquisa com os colaboradores como uma das formas de coletar dados para o diagnóstico, logo a análise pode incluir a reunião de respostas comuns, que indicam a maior percepção para um problema, e também a sua gravidade.

3 – Identificar os problemas

Com as informações cruzadas, é hora de identificar e descrever os problemas propriamente.

Cada gargalo encontrado pelo diagnóstico deve receber uma descrição completa, como o que ele é, quais setores ele impacta e porque ele acontece.

4 – Traçar planos de ação

O quarto passo do diagnóstico organizacional é traçar planos de ação para resolver os problemas encontrados no diagnóstico.

Esse plano de ação pode ser feito em formato de projeto, com um tempo determinado para durar e indicando os indicadores próprios para verificar a implantação de cada plano.

New call-to-action

Função do diagnóstico para os diferentes setores

As etapas do diagnóstico organizacional podem atingir diferentes setores da empresa. Separamos alguns deles para que você entenda como essa metodologia impacta cada área.

Financeiro

Ajuda a entender e encontrar problemas relacionados aos gastos da empresa, podendo encontrar despesas infladas e maiores oportunidades para lucro que estão sendo desperdiçadas.

Marketing

O diagnóstico organizacional também pode ser realizado com o público externo da empresa, isto é, as pesquisas serão realizadas com os consumidores.

A partir das informações levantadas, será possível identificar a eficiência das estratégias implementadas pelo setor de marketing.

Operacional

O desenvolvimento sustentável deve ser o foco das operações, o diagnóstico ajuda o setor operacional a identificar os processos que estão pressionando a operação, trazendo riscos para a empresa.

Vendas

O setor de vendas também pode estar investindo em estratégias obsoletas, que não funcionam com o público específico do negócio, e o diagnóstico organizacional pode ajudar na identificação desses problemas.

Recursos Humanos

O diagnóstico organizacional de recursos humanos auxilia que o setor olhe para todos os aspectos que podem ser melhorados para que os profissionais tenham o seu potencial utilizado ao máximo. Ele pode ser feito em 3 fases:

Relacionamentos

Ao focar nos relacionamentos, o diagnóstico organizacional de recursos humanos vai procurar por problemas que estejam afetando o dia-a-dia no trabalho, afastando os colaboradores um dos outros.

Uma vez identificado um problema de relacionamento, a empresa pode utilizar eventos, como happy hours, para fortalecer a cultura e manter os colaboradores unidos.

Comunicação

A forma como os colaboradores recebem a comunicação de seus gestores também é um dos problemas que o RH pode investigar através do diagnóstico, chegando a indicar para os líderes treinamentos e metodologias para que eles reforcem seus métodos de comunicação.

Liderança

O setor de RH também pode realizar pesquisas focadas nas lideranças, fazendo um diagnóstico organizacional sobre as diferentes formas de liderar presentes na empresa e determinando aquelas que possuem maior eficiência. 

Ferramentas de diagnóstico organizacional 

Para realizar um diagnóstico de qualidade, você pode recorrer a algumas ferramentas de diagnóstico organizacional, confira as principais delas:

Análise SWOT

A análise SWOT é ideal para fazer uma leitura do ambiente interno de forma clara e objetiva. 

Ela envolve o preenchimento de tabela, que identifica as fraquezas, as oportunidades, as forças e as ameaças que a empresa está exposta.

Matriz BCG

A matriz BCG tem como foco observar e analisar o ciclo de vida de um produto que já foi lançado pela empresa.

Dentro da matriz estão quatro sessões que representam a proximidade do produto com a sua oportunidade de crescimento no mercado e com a sua participação já existente.

Matriz de Porter

Já a matriz de Porter, visa verificar o funcionamento da empresa a partir de 5 “forças”:

  • O poder de barganha dos clientes;
  • O poder de barganha dos fornecedores;
  • A ameaça de novos concorrentes no mercado;
  • A ameaça de produtos substitutos;
  • e a rivalidade entre concorrentes.

Adquira mais conhecimento sobres os processos de gestão empresarial

O diagnóstico empresarial é uma importante metodologia para as empresas que desejam se fortalecer a partir da identificação e da extinção de seus erros, podendo ser aplicada em diferentes setores.

Se você deseja continuar aprimorando os seus processos de gestão empresarial, não deixe de conferir outros conteúdos como esse no blog da Oitchau.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau