Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
gerenciamento de projetos

Gerenciamento de projetos: veja as tendências

O gerenciamento de projetos permite que uma empresa acompanhe de perto cada passo de um empreendimento interno. Isso requer algumas estratégias que tornam as tarefas mais efetivas.

Como qualquer outro elemento, as estratégias também se modernizam. E saber quais são as tendências é sair na frente. Elas trazem novos aspectos do gerenciamento ao mesmo tempo em que dão atenção a novas áreas nele. Conheça mais.

Gerenciamento de projetos: conheça as principais tendências

O gerenciamento de projetos nada mais é do que o acompanhamento das fases de um projeto. Ele ocorre desde a concepção da ideia até a finalização dela e apresentação ao público-alvo, que pode ser interno ou externo.

Ao gerenciar um projeto uma empresa fica atenta aos detalhes de cada fase. Quem irá fazer qual tarefa, quais são os prazos e o orçamento disponível. Problemas são percebidos mais rapidamente, soluções são estudadas e adaptações se aplicam.

gerenciamento de projetos

Isso permite que haja controle financeiro e de qualidade do projeto. Instiga as equipes, esclarece as responsabilidades. O gerenciamento entende o resultado final como a soma de várias fases e das atividades que cada uma detém.

Hoje não basta apenas gerenciar os projetos da empresa. É preciso que se esteja atento às tendências e ao que há de mais moderno nessa área. Isso permite sair na frente e sempre usar o gerenciamento da forma mais completa e efetiva.

Para ajudar você, hoje separamos as principais tendências do gerenciamento de projetos. Com elas, você se atualiza sobre o que o mercado irá exigir e como melhorar ainda mais a sua gestão de projetos para esse cenário. Confira quais são elas abaixo.

Home Office

A primeira tendência do gerenciamento de projetos é a sua continuidade à distância. O home office, adotado em larga escala em 2020 por causa da pandemia, veio para ficar. Muitas empresas o adotarão indefinidamente, ao menos em parte.

gerenciamento de projetos

Isso requer que o gerenciamento seja pensado desde logo como algo que deve ocorrer mesmo com a distância e com a prestação de serviços remotos. A empresa deve se adaptar para que a gestão continue sendo efetiva.

Dentre as estratégias que podem ajudar a se alinhar a essa tendência empresarial e da gestão dos projetos estão:

  • Modernização tecnológica (como veremos em detalhes abaixo);
  • Criação de novas regras que se adaptem aos novos tempos e formatos de trabalho;
  • Estabelecimento de uma comunicação efetiva;
  • Uso de programas modernos para compartilhamento de dados e informações;
  • Manutenção dos programas de metas, guardadas as devidas proporções;
  • Reuniões periódicas;
  • Desenvolvimento de treinamentos à distância;
  • Estratégias de socialização.

Transformação digital

Outra tendência do gerenciamento de projetos se revela na transformação digital que já é latente. As empresas devem estar sempre atentas ao que existe de mais moderno nas ferramentas para seu dia a dia.

E isso vai muito além do uso de computadores, tablets ou celulares no dia a dia. Isso porque esses já são considerados normais e indispensáveis, principalmente em um mundo em que o trabalho remoto é uma realidade.

Existem hoje inúmeros softwares que automatizam tarefas burocráticas e que livram seus colaboradores para realizar o que realmente demanda atenção humana. E isso ocorre em inúmeros setores, desde o TI até o financeiro, RH e para trabalhos fabris.

Seja qual for o setor, existem ferramentas que podem aumentar a produtividade e diminuir os erros. As empresas devem se atentar a isso para que o gerenciamento se dê de maneira mais completa e de forma menos complexa.

Isso ajuda na reunião de dados para a gestão dos projetos e para o controle das atividades e fases que o compõem.

controle de ponto

Outras ferramentas modernas e indispensáveis são os softwares de gestão que são capazes de captar informações de outros sistemas, como daqueles para controle digital de jornada, financeiros e outros.

É importante que os seus colaboradores sejam treinados para usarem esse tipo de programa e os aparelhos para acessá-los. A mesma coisa se aplica aos gestores. A transformação digital deve ser completa para a melhoria da gestão de projetos.

Dentre os softwares que você deve considerar estão:

  • Geradores de holerites;
  • Cartão de ponto digital;
  • Softwares para gestão;
  • Aplicativos para conversas em tempo real;
  • Sistemas em nuvem para armazenamento de documentos e informações dos projetos;
  • Automatização de tarefas.

Soft Skills

Outra questão que é uma tendência do mercado de trabalho que influencia diretamente sobre o gerenciamento de projetos se refere às soft skills. Esse é o nome que se dá às habilidades interpessoais.

Essas habilidades estão ganhando destaque no mercado de trabalho. Elas se referem aos comportamentos e competências subjetivas, de tratamento, socialização e controle que cada profissional possui.

gerenciamento de projetos

Elas não são características que ficam claras em um currículo profissional. Elas demandam que a seleção de candidatos se direcione para conhecê-los nesse sentido. A valorização desse tipo de habilidade requer atenção dos gestores.

A gestão de um projeto depende dos colaboradores e da capacidade que eles possuem de realizar um projeto conjuntamente. Quanto maior a interação e a capacidade deles de dialogarem, maiores as chances de sucesso do projeto.

E as soft skills incluem justamente características que fazem com que um indivíduo seja mais suscetível a se dar bem em trabalhos de equipe, sejam eles presenciais ou à distância, no caso do home office.

Veja quais são as principais habilidades subjetivas e interpessoais. Elas devem ser valorizadas para que permitam o melhor resultado dos projetos e ajudem na gestão deles:

  • Boa capacidade de comunicação;
  • Empatia;
  • Flexibilidade e capacidade de adaptação;
  • Pensamentos criativos;
  • Capacidade de relacionamentos interpessoais;
  • Autocontrole;
  • Ética.

Gerenciamento de pessoas

A última tendência do gerenciamento de projetos que trazemos é a gestão de pessoas. Ela já é operada por muitas empresas. O que acontece é que é uma tendência que ela tome cada vez mais lugar central na empresa.

O papel do RH se torna mais importante diante da valorização do capital humano, que se revela nos colaboradores. A gestão deles é muito importante, especialmente em um mercado de trabalho competitivo em que há disputa dos melhores profissionais.

gestão de pessoas

A gestão de projetos deve aproximar os gestores dos colaboradores e mostrar aos trabalhadores como eles compõem parte importante dos processos. Para isso é preciso:

  • Comunicação clara e efetiva;
  • Políticas de metas e premiações;
  • Adicionais que vão além dos que estão em lei e que inovam;
  • Acompanhamento dos colaboradores.

Isso deve ser pensado tanto para o trabalho presencial quanto para o remoto.

Todas as tendências indicadas acima, são oriundas de um processo de evolução natural das empresas, e na maturidade de processos. E com a pandemia, algumas das tendências já se tornaram realidade em muitas organizações.

Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau