indicadores de projetos

Indicadores de projetos: conheça os principais

Os indicadores de projetos são parte essencial da gestão destes mesmos projetos. São eles que permitem que se tenha em mãos dados corretos e completos sobre cada fase e atividade do desenvolvimento deles.

New call-to-action

Esses indicadores se prestam à análise das fases que são necessárias para o alcance do resultado final. Eles demonstram rendimento, questões financeiras e uso de recursos.

Para conhecê-los e saber como funcionam, continue lendo.

O que são indicadores de projetos?

Os indicadores também levam o nome de KPIs, o que corresponde a “Key Performance Indicators”, as chaves de indicadores de performance. Eles são responsáveis por monitorar cada fase de um projeto.

A gestão de projetos por si só já envolve esse monitoramento. O que diferencia os indicadores é que eles são ferramentas que melhoram a forma de monitorar. Isso porque eles colhem dados e criam métricas com eles.

indicadores de projetos

Essas métricas servem para medir como está o avanço de um projeto e se ele se enquadra com as previsões primeiras. Aqui há a análise se ele está se dando no tempo de planejamento e seguindo as diretrizes esperadas.

Com isso o controle do desempenho das atividades de cada fase e do projeto, em si, se torna mais próximo. Ele conta com dados que não são frutos de achismos e sim de análises concretas de várias informações que constituem o projeto em si.

Em resumo os indicadores de projeto servem para mostrar se um projeto está caminhando de forma negativa ou positiva. Se ele está bem ou não de acordo com o planejamento inicial e com o objetivo final.

Para que servem os indicadores de projetos?

Esses indicadores servem para uma série de questões que se interligam com a qualidade do projeto e com o cumprimento de prazos e respeito aos orçamentos e disponibilizações de recursos.

São eles que dão maior visão sobre cada uma das fases e sobre as atividades que elas abarcam. A gestão de projetos serve justamente para que se tenha maior atenção e compreensão de cada uma faz fases que os compõem.

Não basta acompanhá-las, é preciso também saber o que se deve observar e quais são os dados relevantes. Um bom gerenciamento de projetos depende das métricas que lhe dêem o que analisar.

Em caso contrário não há a efetiva gestão, apenas a ciência das fases em que o projeto se encontra.

indicadores de projetos

Os indicadores servem justamente para que se veja a fundo o que está acontecendo em cada atividade, se ela correspondeu ao planejado, quais são seus erros ou falhas e no que ela surpreendeu ou indica a possibilidade de sucesso.

Tudo isso permite à empresa direcionar melhor seus recursos e corrigir desde logo erros que possam levar o projeto por água abaixo. Isso inclui a qualidade do produto final, o respeito aos prazos e a limitação aos orçamentos das atividades.

Em resumo as métricas e indicadores servem para:

  • Visibilidade de resultados;
  • Análise de cada atividade e fase do projeto;
  • Otimização das tomadas de decisão, tornando-as mais rápidas e assertivas;
  • Melhor aplicação dos recursos;
  • Reconhecimento de erros e correção.

Quais são os principais tipos de indicadores de projetos?

Existem algumas modalidades de indicadores e cada uma delas inclui métricas diversas que são muito importantes. Conheça quais são esses grupos e quais são os medidores que eles incluem.

Indicadores de desempenho

Esse tipo de métrica se impõe por um período dentro do projeto. É que as operações são vistas de forma individual. Esses indicadores analisam cada parte dela, como atividade ou fase, dentro de uma linha do tempo geral.

Seu objetivo é analisar se aquela responsabilidade foi cumprida de acordo com o planejamento inicial e com as diretrizes que foram determinadas. Em termos gerais elas servem para conferir se o planejamento tem o respeito necessário.

Aqui entram os seguintes indicadores de projetos:

  • IDC: Índice de Desempenho de Custo – Analisa se o orçamento está sendo respeitado. O cálculo ocorre com a divisão do Valor de Entregas pelo Custo Planejado. O resultado igual a 1 demonstra correspondência; menor, extrapolação e, maior, economia.
  • IDP: Índice de Desempenho de Prazo – Analisa o projeto (em relação à fase ou atividade) de acordo com o cronograma que se estipulou previamente. O cálculo ocorre pela divisão do Valor Agregado de entregas sobre o Valor Planejado de entregas. O resultado igual a um demonstra cumprimento, enquanto o menor que um indica atraso e, maior que um, adiantamento.
  • VA: Valor Agregado – ele analisa o quanto do projeto foi cumprido até aquele momento, dentro de uma fase. Esse referencial influencia diretamente no IDC e no IDP, eis que o cumprimento de percentual maior ao esperado pode indicar que os recursos e os prazos foram trabalhados de maneira correta.

Indicadores operacionais

Aqui os indicadores se voltam à análise do projeto como um todo, e não apenas de uma fase. Eles analisam o ciclo de vida do projeto em relação, novamente, ao orçamento e aos prazos.

indicadores de projetos

Ele ajuda no gerenciamento diário do projeto, e não para momentos específicos. Os indicadores desse tipo também dão previsões sobre o futuro do projeto e do seu desenvolvimento.

Veja um dos principais indicadores operacionais de projetos:

  • Desvio de esforço: Refere-se à análise quanto à diferença entre os esforços planejados e aqueles que se fizeram necessários. Isso inclui o número de horas de trabalho, os valores e ferramentas. O resultado desse indicador pode demonstrar acerto ou fuga da realidade no momento do planejamento;

Indicadores de efetividade

Esses indicadores são aqueles que se impõem em médio prazo. Eles não ocorrem durante o projeto e sim após o final dele, com a conclusão de todas as atividades e fases das quais o resultado dependia.

Nessa hipótese, ele mede se as expectativas do projeto foram alcançadas em relação ao prazo de duração. Ele também mede a satisfação do cliente, o alcance de aumento de vendas e a fidelização do consumidor.

New call-to-action

Aqui novamente o IDP e o IDC (Desempenho de prazo e Desempenho de custo, respectivamente) entram em análise.

Esses são os principais indicadores de projetos e isso faz com que sejam muito importantes na gestão de projetos de uma empresa. Não deixe de aplicá-los no seu dia a dia, tanto para projetos internos quanto para os externos.

Isso pode melhorar em muito o gerenciamento dos seus projetos, a aplicação dos recursos da empresa (materiais e humanos) e o crescimento da corporação.

No geral, os indicadores de projetos servem como acompanhar todo o ciclo do projeto, desde sua criação, até o momento da entrega, e resultados posteriores. Por isso, são tão importantes para a empresa!

 

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau