ilustração de time tracking no jira

Time tracking no Jira: como calcular o tempo das tarefas?

Utilizado por equipes que trabalham com metodologias ágeis, principalmente o Kanban e o Scrum, o Jira é uma ferramenta de gestão que facilita o ordenamento de projetos, principalmente os de TI – que envolvem o desenvolvimento de outros softwares. Isso você provavelmente já sabia, mas você sabe como calcular o Time Tracking no Jira?

Mensurar o tempo gasto nas tarefas, também conhecido como Timesheet, facilita o processo de gestão, e de quebra contribui para o aumento da produtividade dos profissionais envolvidos no projeto.

New call-to-action

Sabendo disso, hoje você vai saber como pode incluir a funcionalidade de cálculo de tempo no Jira. Boa leitura!

Como medir o tempo no Jira?

Vamos começar direto pelo que interessa, para realizar o Time Tracking no Jira, você precisará de uma ferramenta de rastreamento de tempo compatível com a plataforma.

Ferramentas essas que podem ser encontradas no Marketplace da Atlassian.

Cada Time Tracker possui suas funções específicas, combinando o cálculo do tempo com a elaboração de relatórios.

Entre essas soluções está a da Oitchau, que visando ajudar cada vez no controle dos processos que envolvem uma empresa, decidiu expandir suas função de timesheet para outros programas, integrando funções próprias com as principais plataformas de gerenciamento de equipes do mercado, dentre elas a Jira.

Com o plugin de Time Tracking no Jira da Oitchau, os seus colaboradores poderão atuar em múltiplos projetos sem perder a contagem de tempo quando trocar de um para outro.

Por tanto, se um profissional estava desempenhando uma função – ou “ticket” – como são chamados dentro do programa, e trocou para outro antes de sua finalização, o seu progresso não será partido.

Assim, quando ele voltar para esse mesmo “ticket” o tempo poderá ser reiniciado, tendo, no final da tarefa, o total de tempo desprendido exatamente para a sua realização.

Em que situações o Time Tracking no Jira é útil?

Agora que você já sabe qual é a maneira mais fácil de realizar o time tracking no Jira, confira quais são os momentos em que essa funcionalidade tem maior serventia, auxiliando na execução de um projeto de sucesso:

  • Para analisar o tempo gasto em cada “ticket” e projeto;
  • Para gerar planilhas de horas e realizar o pagamento de clientes e profissionais contratados para os projetos através dela;
  • Para permitir a avaliação do tempo gasto no projeto em tempo real, fazendo ajustes se necessário;
  • Para estimar o tempo em projetos futuros, com base em tickets semelhantes realizados antes;
  • Para facilitar o planejamento geral de toda a empresa.

Jira Timesheets: vantagens

Além dos benefícios relacionados diretamente aos dados que o Time Tracker gera, também temos aqueles que se relacionam com a percepção da empresa e seus colaboradores.

Para os profissionais envolvidos no projeto, utilizar uma integração de Time Tracking no Jira significa mais rapidez e praticidade nas marcações de tarefas, já a liderança, contará com maior visibilidade do tempo investido nos projetos de seu time.

O setor financeiro, também se beneficia do cálculo de tempo, contando com mais dados para analisar a disposição de budgets, o orçamento e os custos.

New call-to-action

O que é Time Tracking e por que fazê-lo?

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é o Time Tracking, de maneira básica, ele é a ação de controlar o tempo durante a execução de um processo.

Trazendo para o português, Time Tracking significa rastreamento de tempo, ou seja, através dele você acompanhará o tempo que os participantes de uma atividade desprendem para a sua execução.

Os seus usos e benefícios no Jira nós já apresentamos acima, mas para que você entenda melhor como essa ferramenta funciona, confira um exemplo.

Um projeto dentro das metodologias ágeis é dividido em diferentes papéis a serem executados pelos profissionais que competem a cada uma delas.

Como o nome já diz, esse processo é para ser ágil, e não há nada melhor para acompanhar essa velocidade do que o cálculo do seu tempo.

Portanto, se um profissional tem 5 ações a serem executadas dentro de um projeto, logo ele terá de calcular o tempo de realização de cada um delas.

Digamos que em 3 delas, o tempo de execução foi similar, porém ao começar a quarta ação, o tempo despendido passou a subir. Em casos como esse o Time Tracking é essencial, já que sem ele essa demanda que está “sugando” o tempo do profissional talvez nem fosse notada.

Nesse momento é papel do gestor decidir qual decisão tomar, dividir as ações do profissional para que elas fiquem mais fáceis ou oferecer mais ferramentas para que o tempo volte a “correr mais rápido”.

O que é o Jira?

O Jira é um Software que permite o monitoramento de tarefas e o acompanhamento de projetos, garantindo o seu gerenciamento em apenas um lugar.

Dentre seus principais templates estão o Scrum e o Kanban, metodologias ágeis que podem ser utilizadas em diversos setores, porém, que são utilizadas dentro desse Software por projetos que visam o desenvolvimento de outros programas.

O Jira é uma plataforma customizável que permite a integração com plugins que facilitam o seu uso, dentre eles o controle de Time Tracking.

Conheça outras soluções da Oitchau

Além do Time Tracking no Jira, ferramenta de gestão para equipes que utilizam metodologias ágeis, a Oitchau também possui outras soluções que podem facilitar o seu dia a dia.

A partir da ideia de integrar o controle de ponto com o Timesheets, nasceu nossa plataforma que permite a realização dos dois com efetividade e segurança, seja computadores ou celulares, facilitando o dia a dia principalmente de equipes que atuam de maneira híbrida.

Além disso, a Oitchau também conta uma funcionalidade atualizadas para o controle de ponto, como o reconhecimento facial e adequação às todas as leis vigentes no Brasil com relação a esse monitoramento.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau