mão segurando um gráfico (fictício) que apresenta um movimento indicando crescimento

Melhore o desempenho da sua equipe avaliando o tempo registrado no Timesheets

Melhorar o desempenho da equipe é uma meta buscada por muitos gestores, afinal uma equipe produtiva é capaz de entregar melhores resultados em um menor tempo.

Mas quais medidas implementar para que esse desempenho tenha um crescimento exponencial?

New call-to-action

Pensando na resposta dessa pergunta, elaboramos um conteúdo para te apresentar uma metodologia simples de cálculo de horas e como a utilizar para melhorar o desempenho da equipe. Boa leitura!

O que fazer para melhorar o desempenho do time?

Sem enrolações, vamos direto para a resposta. Para melhorar o desempenho da equipe você deve investir em um Timesheets.

E isso, ao contrário do que possa parecer, não é nada complicado.

Um sistema de Timesheets nada mais é do que uma planilha de cálculo de horas.

Para colocá-lo em prática basta calcular o tempo gasto entre o início e o final de uma tarefa.

Por exemplo, você tem uma ação a realizar no trabalho, às 15h você começou a trabalhar nela e, sem interrupções, terminou às 17h.

Logo a planilha de Timesheets, que pode ser preenchida em um arquivo ou folha simples, ou em um sistema voltado para o uso e o aperfeiçoamento da metodologia, agregando outras funcionalidades úteis, irá apontar que a tarefa levou 2 horas para ser realizada.

Agora suponhamos que essa tarefa não ocupou somente esse dia, mas vários durante o mês, para saber o tempo total gasto na atividade basta calcular o tempo desprendido para ela em cada dia.

Mas como utilizar essa informação para melhorar o desempenho da equipe?

Se você está liderando um time, ao utilizar um Timesheets terá acesso ao tempo despendido por cada colaborador para realizar cada tarefa designada a ele.

Com isso você poderá saber os seguintes itens, que quando ajustados representarão uma melhora no desempenho:

  • Tempo total dedicado ao projeto: com essa informação, você compreenderá qual é o nível técnico do profissional, sabendo quanto tempo ele demora para entregar um resultado satisfatório e designá-lo para outros projetos;
  • Habilidade por atividade: ao colocar o tempo gasto em cada tarefa desempenhado por um colaborador em determinado período, você saberá quais atividades representam maior facilidade e dificuldade para ele.

Dessa forma, você poderá direcioná-lo para tarefas e projetos onde ele será mais produtivo;

  • Áreas de maior dificuldade: como você viu no tópico acima, utilizar um Timesheets permite que você saiba quais são as maiores dificuldades de um profissional a partir da identificação das tarefas que ele gasta mais tempo para entregar.

A partir dessa informação, você poderá também investir no desenvolvimento do profissional com relação nessa habilidade em específico, investindo em seu desempenho futuro;

  • Eficiência de um projeto como um todo: ao somar as horas gastas em todas as atividades por todos os colaboradores em um determinado projeto, você saberá se o resultado em tempo gasto foi o esperado. 

Dessa forma, você poderá transmitir feedbacks voltados para os pontos que precisam ser revistos para o melhor desenvolvimento dos próximos projetos;

  • Carga de trabalho: uma das barreiras do melhor desempenho são as altas cargas de trabalho. A partir dos Timesheets você identificará quais profissionais estão sobrecarregados e quais estão com tempo sobrando, distribuindo melhor as tarefas e proporcionando um ambiente mais produtivo;
  • Possíveis atrasos: ao acompanhar o andamento do tempo que está sendo gasto no projeto, será possível prever a data que ele será entregue a partir do seu ritmo.

Dessa forma, o gestor poderá analisar quais tarefas podem ser reduzidas, cortadas ou redistribuídas para melhorar o desempenho da equipe.

Como ter os dados dos Timesheets e da gestão de projetos organizados para melhorar o desempenho da equipe?

Agora que você já sabe como melhorar o desempenho da equipe a partir do tempo registrado em um Timesheets, deve estar se perguntando como guardar e gerenciar tantas informações.

New call-to-action

O sistema de gestão de projetos e Timesheets da OiTchau é perfeito para isso, principalmente se você trabalha com equipes remotas ou que realizam trabalhos externos à sede da empresa.

Com o software, seus colaboradores poderão registrar as horas gastas em cada projeto a partir de um aplicativo, que indicará onde a tarefa está sendo realizada em tempo real.

Além disso, você contará com funcionalidades que facilitam o cálculo total do tempo investido em um projeto e os custos de cada tarefa.

Tudo isso em um sistema que preza pela total segurança do acesso ao sistema e armazena todos os dados na nuvem, eliminando as chances de perda.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau