mão segurando um gráfico (fictício) que apresenta um movimento indicando crescimento

Melhore o desempenho da sua equipe avaliando o tempo registrado no Timesheets

Melhorar o desempenho da equipe é uma meta buscada por muitos gestores, afinal uma equipe produtiva é capaz de entregar melhores resultados em um menor tempo.

Mas quais medidas implementar para que esse desempenho tenha um crescimento exponencial?

Pensando na resposta dessa pergunta, elaboramos um conteúdo para te apresentar uma metodologia simples de cálculo de horas e como a utilizar para melhorar o desempenho da equipe. Boa leitura!

O que fazer para melhorar o desempenho do time?

Sem enrolações, vamos direto para a resposta. Para melhorar o desempenho da equipe você deve investir em um Timesheets.

E isso, ao contrário do que possa parecer, não é nada complicado.

Um sistema de Timesheets nada mais é do que uma planilha de cálculo de horas.

Para colocá-lo em prática basta calcular o tempo gasto entre o início e o final de uma tarefa.

Por exemplo, você tem uma ação a realizar no trabalho, às 15h você começou a trabalhar nela e, sem interrupções, terminou às 17h.

Logo a planilha de Timesheets, que pode ser preenchida em um arquivo ou folha simples, ou em um sistema voltado para o uso e o aperfeiçoamento da metodologia, agregando outras funcionalidades úteis, irá apontar que a tarefa levou 2 horas para ser realizada.

Agora suponhamos que essa tarefa não ocupou somente esse dia, mas vários durante o mês, para saber o tempo total gasto na atividade basta calcular o tempo desprendido para ela em cada dia.

Mas como utilizar essa informação para melhorar o desempenho da equipe?

Se você está liderando um time, ao utilizar um Timesheets terá acesso ao tempo despendido por cada colaborador para realizar cada tarefa designada a ele.

Com isso você poderá saber os seguintes itens, que quando ajustados representarão uma melhora no desempenho:

  • Tempo total dedicado ao projeto: com essa informação, você compreenderá qual é o nível técnico do profissional, sabendo quanto tempo ele demora para entregar um resultado satisfatório e designá-lo para outros projetos;
  • Habilidade por atividade: ao colocar o tempo gasto em cada tarefa desempenhado por um colaborador em determinado período, você saberá quais atividades representam maior facilidade e dificuldade para ele.

Dessa forma, você poderá direcioná-lo para tarefas e projetos onde ele será mais produtivo;

  • Áreas de maior dificuldade: como você viu no tópico acima, utilizar um Timesheets permite que você saiba quais são as maiores dificuldades de um profissional a partir da identificação das tarefas que ele gasta mais tempo para entregar.

A partir dessa informação, você poderá também investir no desenvolvimento do profissional com relação nessa habilidade em específico, investindo em seu desempenho futuro;

  • Eficiência de um projeto como um todo: ao somar as horas gastas em todas as atividades por todos os colaboradores em um determinado projeto, você saberá se o resultado em tempo gasto foi o esperado. 

Dessa forma, você poderá transmitir feedbacks voltados para os pontos que precisam ser revistos para o melhor desenvolvimento dos próximos projetos;

  • Carga de trabalho: uma das barreiras do melhor desempenho são as altas cargas de trabalho. A partir dos Timesheets você identificará quais profissionais estão sobrecarregados e quais estão com tempo sobrando, distribuindo melhor as tarefas e proporcionando um ambiente mais produtivo;
  • Possíveis atrasos: ao acompanhar o andamento do tempo que está sendo gasto no projeto, será possível prever a data que ele será entregue a partir do seu ritmo.

Dessa forma, o gestor poderá analisar quais tarefas podem ser reduzidas, cortadas ou redistribuídas para melhorar o desempenho da equipe.

Como ter os dados dos Timesheets e da gestão de projetos organizados para melhorar o desempenho da equipe?

Agora que você já sabe como melhorar o desempenho da equipe a partir do tempo registrado em um Timesheets, deve estar se perguntando como guardar e gerenciar tantas informações.

O sistema de gestão de projetos e Timesheets da OiTchau é perfeito para isso, principalmente se você trabalha com equipes remotas ou que realizam trabalhos externos à sede da empresa.

Com o software, seus colaboradores poderão registrar as horas gastas em cada projeto a partir de um aplicativo, que indicará onde a tarefa está sendo realizada em tempo real.

Além disso, você contará com funcionalidades que facilitam o cálculo total do tempo investido em um projeto e os custos de cada tarefa.

Tudo isso em um sistema que preza pela total segurança do acesso ao sistema e armazena todos os dados na nuvem, eliminando as chances de perda.

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau