folha de ponto

Folha de ponto: tudo sobre o tema + modelo para download

A folha de ponto é uma ferramenta aliada das empresas na hora de fazer a gestão das horas trabalhadas pelos seus colaboradores.Ter esse tipo de controle é fundamental para garantir a segurança dos dois lados da relação trabalhista, empregador e empregado.

Tudo isso porque é na folha que constam todas as informações de entrada, pausas e saída, horas extras realizadas, possíveis faltas, etc, permitindo que ambos possam consultar esses dados no futuro, caso seja necessário. 

Fazer esse registro de forma eficaz também permite uma maior fluidez e tranquilidade às organizações no que se refere aos processos do dia a dia, evitando, assim, problemas trabalhistas mais sérios como fraude ou pagamento incorreto de horas trabalhadas.

A seguir, vamos abordar mais aspectos sobre o tema, além de trazer um modelo de folha de ponto pronto para ser utilizado. Confira!

Sumário

O que é folha de ponto?

folha de ponto
folha de ponto

Fazer o registro de ponto dos colaboradores é obrigatório para todas as empresas que possuem a partir de 20 trabalhadores registrados no regime da CLT. Esse limite antes era de, no mínimo, 10 trabalhadores, porém com a vigência da MP da Liberdade Econômica, de agosto deste ano, o número acabou sendo expandido.

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto

Neste contexto, a folha de ponto tem a função de registrar as movimentações da jornada de trabalho, como citamos mais acima.

Basicamente, ela deve conter os seguintes dados:

  1. Horários de entrada do colaborador;
  2. Pausa para as refeições;
  3. Saída do colaborador;
  4. Hora de início e término de horas extras, se for o caso. 

A folha é individual, ou seja, cada colaborador é responsável por fazer suas marcações todos os dias. Além disso, ao final de cada mês, geralmente antes do fechamento da folha de pagamento, as empresas devem entregar o documento ao trabalhador, para conferência do mesmo, e caso receba a confirmação que está tudo em ordem, ele precisa ser devidamente assinado como aceite de que as informações são verdadeiras e estão corretas.

Quais são os tipos de folha de ponto?

Confira quais são os principais tipos de folha de ponto que existem hoje. Assim, conheça-os em detalhes e na sequência veja porque ter cuidados ao escolher sua forma de controle de jornada e qual é a melhor para sua empresa.

1. Livro ou caderno

O livro ou caderno de ponto é bastante conhecido no cotidiano dos brasileiros. É aquele famoso livro ponto, que hoje é bastante defasado. Afinal, ele corre o risco de sofrer rasuras, bem como requer cálculos manuais e transferência manual de dados para sistemas. 

2. Folha de ponto simples

Comumente utilizado em escolas públicas, esse documento é bem simples, trata-se de uma folha individual na qual cada trabalhador possui uma nova página com os dias do mês para registro dos seus horários.

É bastante semelhante ao livro ponto, diferenciando-se apenas por ser de uso individual. Ou seja, aqui cada colaborador tem a sua folha, enquanto no livro todas estão concentradas conjuntamente. Os problemas, então, repetem-se.

3. Mecânica

Este modelo de folha de ponto mecânica (ou relógio de ponto cartográfico) é um pouco mais seguro do que os anteriores. 

A partir dele, o colaborador pode usar o relógio de ponto para fazer a marcação dos horários da sua jornada de trabalho utilizando um cartão de ponto pessoal. 

Na prática, o procedimento é fácil: o profissional deve inserir o cartão de ponto no relógio, que geralmente fica localizado na entrada da empresa. O relógio pode registrar a entrada, as pausas intrajornada e a saída.

Embora solucione alguns dos problemas com rasuras e fraudes nas anotações dos horários de trabalho, ela ainda é burocrática. Afinal, mesmo que concentre todas as informações, elas precisam ser validadas e transcritas manualmente pelo pessoal do RH.

4. Folha de ponto digital

Um dos métodos mais seguros e eficazes para se fazer o controle de ponto e a gestão de horas trabalhadas pelos profissionais.

Este modelo é integrado a um aplicativo online de registro de jornada no qual os colaboradores podem fazer as suas marcações de horários por meio de smartphones, tablets ou computadores.

É possível também neste caso, integrar o relógio de ponto comum ao sistema digital. Com a controle de ponto digital, toda vez que um profissional bate ponto, o sistema preenche sua folha de maneira automática. 

E não só a folha, mas também o banco de horas e outras questões que se relacionam com o número de horas diárias. 

Na prática, os sistemas de controle de ponto alternativos, como o Oitchau, são mais seguros e completos em relação ao modelos de folha de ponto com sistemas manuais.

Nesse caso, os sistemas geralmente usam as seguintes formas de identificação do colaborador:

  • Biometria facial (leitura do rosto e reconhecimento sem necessidade de tocar no aparelho ou compartilhá-lo com outros colegas);
  • Biometria digital (impressão digital presente no dedo);
  • Cartão magnético em catraca;
  • Aplicativo para celular.

No caso da Oitchau o sistema se vale tanto de aplicativo para celular, perfeito para quem presta serviços remotos à sede empresarial. Igualmente, quiosque com marcação de ponto com biometria facial, de forma que o registro se dá em apenas 3 segundos.

Por que apostar em um bom controle de horas?

Mulher com telefone na mão e notebook sobre a mesa refletindo sobre folha de ponto

Escolher uma folha de ponto eficiente é indispensável. Afinal, a manutenção do controle de ponto é uma obrigação legal. Com isso, ela deve seguir alguns parâmetros essenciais e cuidados contra fraudes e perda de dados.

Abaixo, então, veja o que a sua empresa garante ao apostar em um cartão de ponto moderno, de qualidade e eficaz que promova a verdadeira e efetiva gestão de ponto.

Diminua a possibilidade de processos trabalhistas

O controle da folha de ponto possibilita que a empresa diminua as chances de passar por processos e multas trabalhistas, pois esse registro facilita que as horas trabalhadas, ausências e atrasos sejam contabilizadas corretamente.

Além disso, com um sistema de ponto eficaz você pode ter, em poucos passos, todos os dados e documentos necessários em eventual fiscalização do  ponto digital por autoridade trabalhista.

Quando isso ocorre, os comprovantes de jornada de trabalho dos colaboradores são solicitados e são averiguadas se existe qualquer tipo de irregularidade.  E estando todas essas informações armazenadas em um só lugar, o processo se torna mais simples e confiável.

Elimine o risco de fraudes na contabilização de horas

O assunto pode trazer um certo desconforto para a maioria das empresas e por parte dos seus colaboradores, no entanto a prevenção é crucial.  Por isso,apostar em um bom controle de ponto é garantir a proteção contra fraudes.

Não só contra elas, mas também contra erros na contabilização de horas extras para pagamento ou banco de horas. Afinal, enquanto alguns sistemas dificultam isso, outros trazem dados concisos e já devidamente processados.

Qual é o melhor jeito de emitir a folha de ponto?

Sistemas de controle da jornada de trabalho ultrapassados não são tão efetivos na hora de emitir a folha de ponto da empresa. Com isso, ocasionar diversas consequências negativas para o negócio.

Ao definir qual é o melhor método de registro de ponto na sua empresa, lembre-se de que o principal intuito é eliminar o máximo de erros possíveis e otimizar o processo da equipe de RH.

Neste sentido, a adoção de um sistema de ponto digital e totalmente automatizado é, sem dúvidas, a escolha mais acertada. Afinal, esse é o tipo de impede alterações e modificações de informações, sendo seguro e transparente. 

Ainda, a plataforma digital coleta o momento exato da entrada e saída do trabalhador — computando a hora, minuto e até mesmo os segundos. E não é só isso! Veja todas as vantagens de um sistema digital:

  • Encontre possibilidades diversas de realização de marcação, como presencialmente em quiosque, com biometria facial, e à distância (em caso de viagens ou home office) por aplicativo próprio para celular;
  • Tenha as informações de registro em tempo real, não necessitando esperar até o final do mês para saber a quantas andam as jornadas e horas extras;
  • Reconheça desvios de conduta no respeito às diretrizes de labor extraordinário ou de faltas desde logo, podendo resolver a situação sem maiores prejuízos;
  • Tenha os dados já processados em cálculos que demonstram o número exato de horas extras, o valor a ser pago e eventual compensação de jornada em banco de horas, diminuindo erros e burocracia;
  • Valorize o trabalho do RH, permitindo que eles voltem seu tempo para desenvolver estratégias de gestão e não para tarefas burocráticas como o fechamento de cartões com cálculos e informações manuais;
  • Garanta acesso a todo o histórico de dados e documentos do colaborador em um só lugar. Por exemplo, atestados e justificativas de faltas, negociações de faltas programadas, férias (vencidas ou não), banco de horas e outros.

Por isso, não deixe de apostar em um sistema digital como o do Oitchau para controlar o ponto dos colaboradores. Com isso você garante eficácia, rapidez e muita segurança. Ao final, todos saem ganhando.

Faça o download do modelo de folha de ponto

Link para download do modelo de folha de ponto

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a tirar eventuais dúvidas sobre o tema. E, para facilitar ainda mais, preparamos um modelo de folha de ponto pronto para ser utilizado. Aproveite!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau