Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

eSocial e fechamento de ponto: qual a relação entre os dois?

O fechamento de ponto é o essencial para que a folha de pagamento seja feita corretamente. Aliás, apurar cada registro de ponto dos colaboradores costumava ser uma atividade que demandava muito tempo do profissional do departamento pessoal.

Hoje, os RHs já podem contar com a ajuda preciosa da tecnologia, o que torna a tarefa muito mais fácil, principalmente porque, a partir de novembro de 2018, todas as informações referentes à folha de pagamento devem ser enviadas através do sistema do eSocial.

Por este motivo, qualquer erro por desatenção na hora de fazer o fechamento pode se tornar um problema mais sério à empresa e até motivo para ações trabalhistas futuras.

Neste artigo vamos mostrar como fazer o fechamento de maneira rápida, simples e totalmente segura, garantindo a precisão das informações de cada colaborador.

Acompanhe!

 

Período para o fechamento de ponto

Há alguns anos, o controle e o fechamento do ponto ainda eram feitos exclusivamente de forma manual. Muitas empresas, sobretudo as pequenas e médias que possuem um orçamento corporativo um pouco mais limitado, descartavam a ideia de investir em um controle de ponto mais eficiente e simplificado.

No entanto, os erros de contagem de horas trabalhadas, horas extras, férias, entre outros, que surgiam se tornaram ônus importantes para as empresas.

As recorrentes reclamações de colaboradores que percebiam que a remuneração não estava de acordo com as horas trabalhadas, e até mesmo o excesso de horas extras, acabavam por comprometer a saúde financeira destas empresas. Sem contar, os riscos de ações trabalhistas que ficavam expostas por erro humano.

Mas o avanço da tecnologia fez com que soluções simples, robustas e com custo bem mais baixo que os modelos convencionais surgissem e proporcionassem às pequenas e médias empresas o mesmo benefício que as empresas com mais recursos desfrutavam.

Atualmente, soluções como Oitchau são perfeitas para estas empresas que precisam aprimorar o sistema de fechamento, mas possuem um orçamento limitado.

Veja abaixo o que o Oitchau pode fazer pela sua empresa.

 

Fechamento de ponto sem dramas: Oitchau

Oitchau é um sistema que permite que o colaborador possa marcar o seu ponto com praticidade e segurança para ele mesmo e para a própria empresa. Basta baixar o aplicativo em seu smartphone e começar a usá-lo.

 

Benefícios do Oitchau

Para o colaborador

Eliminar o uso de crachás ou quaisquer outros meios de identificação é a primeira vantagem do Oitchau para o colaborador. Com o aplicativo em seu smartphone, o colaborador pode realizar a marcação de seu ponto sem preocupações e sem medo de perder a hora, pois ele pode habilitar lembretes para que registre seus horários tranquilamente.

Além disso, o Oitchau mantém registrado toda informação que o colaborador insere no sistema. O colaborador tem acesso aos seus registros sempre que desejar consultá-los e, o melhor de tudo, é que sabe exatamente quanto receberá no dia do pagamento, pois o fechamento é feito de forma automática.

Uma outra vantagem do Oitchau é a criação de um canal exclusivo de comunicação entre a empresa e o colaborador. Através deste canal, o colaborador pode fazer solicitações, como mudanças de plantão, solicitações de folga ou férias e recebe a resposta do gestor imediatamente.

Todas as atividades realizadas dentro do aplicativo Oitchau são armazenadas e não podem ser alteradas.

Para a empresa

O fechamento de ponto se torna algo automático, seguro e sem a recorrência de erros com o Oitchau. Todos os dados inseridos pelo colaborador são consolidados automaticamente e prontos para que a folha de pagamento seja enviada pelo sistema do eSocial.

O profissional de RH trabalha tranquilamente sabendo que as informações inseridas no sistema do Oitchau pelo colaborador são verídicas, precisas e sem a menor possibilidade de alteração. Com isso, a empresa consegue se programar financeiramente, pois sabe exatamente o valor mensal da folha de pagamento.

Outra vantagem que o Oitchau oferece aos empregadores é que é possível criar jornadas de trabalhos, limitar a realização de horas extras e responder, em tempo real, às solicitações de folga, troca de turnos, e etc., dos colaboradores.

Para as empresas que já possuem um sistema de controle de ponto por biometria, o Oitchau permite a integração, facilitando ainda mais o fechamento, principalmente dos colaboradores que trabalham externamente ou na modalidade home office alguns dias do mês.

Percebeu como o fechamento deixou de ser um motivo de preocupação para os profissionais de RH e se tornou algo feito de forma eficiente e correta?

Ao enviar os dados do fechamento da sua empresa através do sistema do eSocial, o profissional de RH pode dedicar-se a assuntos mais importantes, pois sabe que todas as informações estão corretas.

Aproveite o que a tecnologia tem a oferecer de melhor para o dia a dia de sua empresa.