esocial e fechamento de ponto

Fechamento de ponto e eSocial: qual a relação entre os dois?

O fechamento de ponto é o essencial para que a folha de pagamento seja feita corretamente. Aliás, apurar cada registro de ponto dos colaboradores costumava ser uma atividade que demandava muito tempo do profissional do departamento pessoal. Você sabe qual é a relação entre eSocial e fechamento de ponto?

New call-to-action

Hoje, os RHs já podem contar com a ajuda preciosa da tecnologia, o que torna a tarefa muito mais fácil, principalmente porque, a partir de novembro de 2018, todas as informações referentes à folha de pagamento devem ser enviadas através do sistema do eSocial.

Por este motivo, qualquer erro por desatenção na hora de fazer o fechamento pode se tornar um problema mais sério à empresa e até motivo para ações trabalhistas futuras.

Neste artigo vamos mostrar como fazer o fechamento de maneira rápida, simples e totalmente segura, garantindo a precisão das informações de cada colaborador.

New call-to-action

Acompanhe!

Período para o fechamento de ponto do mês

Há alguns anos, o controle e o fechamento do ponto ainda eram feitos exclusivamente de forma manual. Muitas empresas, sobretudo as pequenas e médias que possuem um orçamento corporativo um pouco mais limitado, descartavam a ideia de investir em um controle de ponto mais eficiente e simplificado.

No entanto, os erros de contagem de horas trabalhadas, horas extras, férias, entre outros, que surgiam se tornaram ônus importantes para as empresas.

As recorrentes reclamações de colaboradores que percebiam que a remuneração não estava de acordo com as horas trabalhadas, e até mesmo o excesso de horas extras, acabavam por comprometer a saúde financeira destas empresas. Sem contar, os riscos de ações trabalhistas que ficavam expostas por erro humano.

Mas o avanço da tecnologia fez com que soluções simples, robustas e com custo bem mais baixo que os modelos convencionais surgissem e proporcionassem às pequenas e médias empresas o mesmo benefício que as empresas com mais recursos desfrutavam.

Atualmente, soluções como Oitchau são perfeitas para estas empresas que precisam aprimorar o sistema de fechamento, mas possuem um orçamento limitado.

Veja abaixo o que o Oitchau pode fazer pela sua empresa.

Fechamento de ponto sem dramas

Oitchau é um sistema que permite que o colaborador possa marcar o seu ponto com praticidade e segurança para ele mesmo e para a própria empresa. Basta baixar o aplicativo em seu smartphone e começar a usá-lo.

Benefícios do Oitchau

Para o colaborador

Eliminar o uso de crachás ou quaisquer outros meios de identificação é a primeira vantagem do Oitchau para o colaborador. Com o aplicativo em seu smartphone, o colaborador pode realizar a marcação de seu ponto sem preocupações e sem medo de perder a hora, pois ele pode habilitar lembretes para que registre seus horários tranquilamente.

Além disso, o Oitchau mantém registrado toda informação que o colaborador insere no sistema. O colaborador tem acesso aos seus registros sempre que desejar consultá-los e, o melhor de tudo, é que sabe exatamente quanto receberá no dia do pagamento, pois o fechamento é feito de forma automática.

Uma outra vantagem do Oitchau é a criação de um canal exclusivo de comunicação entre a empresa e o colaborador. Através deste canal, o colaborador pode fazer solicitações, como mudanças de plantão, solicitações de folga ou férias e recebe a resposta do gestor imediatamente.

Todas as atividades realizadas dentro do aplicativo Oitchau são armazenadas e não podem ser alteradas.

Para a empresa

O fechamento de ponto se torna algo automático, seguro e sem a recorrência de erros com o Oitchau. Todos os dados inseridos pelo colaborador são consolidados automaticamente e prontos para que a folha de pagamento seja enviada pelo sistema do eSocial.

New call-to-action

O profissional de RH trabalha tranquilamente sabendo que as informações inseridas no sistema do Oitchau pelo colaborador são verídicas, precisas e sem a menor possibilidade de alteração. Com isso, a empresa consegue se programar financeiramente, pois sabe exatamente o valor mensal da folha de pagamento.

Outra vantagem que o Oitchau oferece aos empregadores é que é possível criar jornadas de trabalhos, limitar a realização de horas extras e responder, em tempo real, às solicitações de folga, troca de turnos, e etc., dos colaboradores.

Para as empresas que já possuem um sistema de controle de ponto por biometria, o Oitchau permite a integração, facilitando ainda mais o fechamento, principalmente dos colaboradores que trabalham externamente ou na modalidade home office alguns dias do mês.

Percebeu como o fechamento deixou de ser um motivo de preocupação para os profissionais de RH e se tornou algo feito de forma eficiente e correta?

Ao enviar os dados do fechamento da sua empresa através do sistema do eSocial, o profissional de RH pode dedicar-se a assuntos mais importantes, pois sabe que todas as informações estão corretas.

Aproveite o que a tecnologia tem a oferecer de melhor para o dia a dia de sua empresa.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau