cultura organizacional o que é

Cultura organizacional: o que é e como criar uma pra sua empresa?

A cultura organizacional é o que dá suporte às estratégias dos gestores para que os objetivos de uma empresa sejam alcançados.

Por esse motivo, é possível afirmar que a cultura organizacional funciona como o alicerce de toda organização. Desse modo, ela exerce um papel fundamental.

Todavia, muitas empresas ignoram a importância de estabelecer essa cultura e a enxergam como mera formalidade para a atração de consumidores.

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Contudo, saiba que a cultura de uma organização está longe de ser apenas uma questão formal ou para a divulgação da empresa. Ela é imprescindível para a atuação empresarial de sucesso.

Aliás, a cultura da organização não se encerra em seu desenvolvimento. Ela também deve ser acompanhada para garantir uma atuação condizente a ela.

Da mesma forma, requer revisões e alterações de tempos em tempos para que realmente represente uma corporação.

Neste artigo, compreenda o que realmente é cultura organizacional, como criar uma para sua empresa e quais são os sinais de que chegou o momento de revê-la para adaptá-la às condições e características atuais da organização.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é, de modo geral, um conjunto de valores e regras de conduta ética e moral de uma empresa.

Pode-se, portanto, afirmar que a cultura organizacional está intimamente ligada aos valores e comportamentos de todos os gestores e colaboradores que fazem parte de uma empresa.

Afinal, ela rege a forma como se espera que esses agentes atuem. Ainda, estabelece limites e orientações para que tais atuações sejam compatíveis com os ideais da corporação.

Quando diferentes equipes e colaboradores são alicerçados pela cultura organizacional, sentem-se integrados a algo maior. Isso é crucial para a compreensão de seus papéis no alcance de um objetivo comum.

Isso também permite que todos trabalhem em equipe e contribuam conjuntamente e diariamente para o sucesso do grupo.

Quais são os sinais de que a cultura organizacional precisa ser revista?

Todo empreendedor define, logo de início, a cultura organizacional de sua empresa. Porém, com o passar do tempo e a expansão rápida do negócio, existem riscos de que ela se perca ou não mais represente a organização e seus princípios.

Isso ocorre porque, embora o objetivo continue a ser mesmo, as circunstâncias são outras. Esse é um fator natural em um mundo em constante transformação, que impacta demandas e possibilidades.

Existem alguns sinais clássicos que indicam que é hora de rever a cultura interna e, também, a forma como ela é promovida pelos gestores e colaboradores. Dentre eles, destacam-se:

  • Aumento expressivo da rotatividade de talentos, quando o número de rescisões aumenta expressivamente;
  • Contratação e retenção dos melhores talentos do mercado cada vez mais difícil;
  • Atuações por conta própria em que os gestores e colaboradores não levam em consideração os objetivos e os valores que eles devem resguardar.

A ausência de uma base em que todas as ações estratégicas e internas possam se basear resulta na gestão desequilibrada.

Consequentemente, cada vez mais distante de seus objetivos e em que cada vez mais problemas como os citados acima aparecem.

Por esse motivo, a criação e implantação de uma cultura organizacional bem-estruturada é fundamental para que todos trabalhem rumo ao mesmo fim!

Como criar ou reestruturar a cultura organizacional para sua empresa

O desenvolvimento de uma cultura organizacional requer alguns passos importantes. Eles servem para recolher os valores e a missão da empresa e colocá-los em prática junto à busca do objetivo da corporação.

Aliás, os passos necessários para a determinação de qual é a cultura de uma organização são os mesmos que se aplicam em sua reestruturação.

Ela é importante, especialmente se você percebeu alguns dos sinais que descrevemos acima.

Desse modo, seja seu objetivo criar do zero a cultura da organização ou reestruturá-la a partir de uma base prévia, siga os passos abaixo.

1. Reflita sobre a missão, os valores e a visão da empresa

Na estipulação de uma cultura organizacional para uma empresa nova, assim como para a revisão daquelas que já existem, a missão, os valores e a visão da corporação são centrais.

A cultura da empresa deve refletir aquilo que é importante e de valor para a organização. Igualmente, o que ela deseja transmitir aos colaboradores e, por sua vez, que eles transmitam aos clientes.

Portanto, esses valores nortearão a forma de atuação dos colaboradores e dos gestores. Eles devem ser refletidos na sua forma de abordagem de consumidores, na comunicação com clientes e equipe, etc.

Além disso, é importante que a empresa estabeleça como ela se enxerga no mundo corporativo, quais são seus posicionamentos quanto a ele e como ela pode influenciá-lo.

Da mesma forma, à empresa cabe entender como a sua atuação impacta seus colaboradores e, ainda, os consumidores.

Depois, reúna essas informações e estabeleça qual é a cultura organizacional e crie exemplos de como ela deve ser utilizada no dia a dia de trabalho.

2.  Divulgue os valores, a missão e a visão da empresa

Os valores e a missão da empresa não são apenas uma sessão que serve como um chamariz no site organizacional. Eles devem ser promovidos pela empresa como um todo.

Isso somente se torna possível a partir da divulgação deles para as equipes e para o esclarecimento de cada um funciona, bem como o que se espera dos colaboradores. Dessa maneira, promova a divulgação da cultura organizacional.

3. Promova liderança e exemplos positivos

Os líderes desempenham um papel crucial na formação da cultura organizacional. Eles devem agir como modelos de comportamento e promover atitudes e ações alinhadas com os valores da empresa.

Invista em desenvolvimento de liderança para garantir que os líderes estejam preparados para liderar com integridade e empatia.

4. Promova liderança e exemplos positivos que reflitam seus valores

Existem alguns tipos de rituais que podem ser desenvolvidos para criar tradições dentro da sua empresa. Elas ajudam a reforçar os valores e a promover a coesão entre os membros das equipes.

Isso pode incluir eventos regulares, como reuniões de equipe, celebrações de conquistas e programas de reconhecimento.

5. Alinhe políticas e práticas com a cultura desejada

A cultura organizacional precisa fazer parte das políticas e práticas da empresa. Em caso contrário, será inútil, pois apesar de estabelecida não será promovida. Portanto, alinhe as regras e ações com os valores e princípios definidos.

Por exemplo, considere uma empresa que diz valorizar a diversidade. Para isso, é imprescindível que os processos seletivos a promovam. Isso inclui:

  • Eliminar preconceitos subjetivos, o que é possível com o uso de softwares de seleção de currículos;
  • Criar vagas afirmativas;
  • Divulgar as vagas em novos canais;
  • Preparar as equipes para recepcionar novos colaboradores;
  • Adaptar o ambiente da empresa de modo que ele garante acessibilidade e dignidade;
  • Oferecer programas de capacitação para minorias, etc.

Como promover a cultura organizacional entre os colaboradores?

Não basta que a organização tenha uma cultura bem definida. Ela deve garantir a prática dos seus valores e princípios continuamente.

Dê feedback de seus colaboradores

Utilize o feedback para esclarecer ao colaborador como está a sua atuação em relação aos valores e missões estabelecidos na cultura da organização.

Com isso, é possível buscar pontos de melhoria, assim como valorizar e exaltar aqueles em que a ação é condizente com a cultura organizacional.

Avalie o ambiente de trabalho

Peça para que seus colaboradores deem suas opiniões sinceras sobre o ambiente de trabalho e a atuação dos gestores.

Analise as respostas à luz da cultura organizacional e reflita se elas estão alinhadas.

Crie um ambiente colaborativo

Investir no crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores é uma ótima maneira de implantar uma cultura organizacional de sucesso. Mas seja inovador a respeito disso também!

Procure internamente colaboradores que são especializados em algo para que possa ensinar e capacitar os demais. Além de laços importantes de confiança mútua, o clima de colaboração é essencial para o sucesso da cultura organizacional.

Preze sempre pelo exemplo

E, por último, mas não menos importante: é necessário que a empresa de fato pratique os valores que diz ter. Os donos e gestores da empresa são os que devem dar o maior exemplo ao quadro de colaboradores.

Eles devem ser firmes em cumprir aquilo que combinam com suas equipes.

Por exemplo, se a empresa diz que faz parte da sua cultura ter portas abertas, então os gestores precisam de fato manter suas portas abertas e estar preparados para permitir que os colaboradores se manifestem e emitam opiniões e sugestões.

Como realizar uma avaliação da cultura organizacional de uma empresa?

A cultura organizacional é o que o move a empresa, como se fosse seu coração, é o molde das suas práticas, comportamentos e da sua identidade.

Logo, é muito importante que seus valores e crenças sejam reforçados e integrados à vida dos colaboradores e da empresa como um todo.

No entanto, para isso, é necessário avaliar como está a cultura organizacional e como todos estão reagindo ao modelo idealizado, e se está aderente à proposta da empresa.

Para isso, existem abordagens e ferramentas que auxiliam nesse processo de avaliação.

Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa organizacional é um processo feito a partir da coleta, análise e interpretação de um conjunto de dados que são diretamente relacionados à empresa.

Normalmente, respondida pelos colaboradores por meio de formulários online anônimos, permitindo que os colaboradores possam responder com maior sinceridade sobre as questões levantadas pelo questionário.

A avaliação envolve diversos pontos, como a satisfação dos funcionários em relação ao ambiente, carga horária, benefícios, salário, reajustes, entre outros.

Além disso, é possível fazer uma coleta de feedbacks sobre as lideranças. Dessa forma, permitindo que seja avaliado o cenário de uma forma mais ampla e identificando possíveis comportamentos.

Feedback contínuo dos colaboradores

A fomentação do feedback é outro ponto importante para analisar a cultura organizacional de uma empresa.

Isso pode acontecer por meio de processos estruturados, como feedbacks programados, ou em feedbacks pontuais com o time ou individuais.

Normalmente, as empresas estabelecem um período onde os colaboradores são avaliados e recebem feedbacks sobre sua atuação, pontos de melhoria e crescimento e pontos fortes.

Além disso, a liderança também pode ser avaliada pelos seus colaboradores em processos estruturados de feedback, como o 360°, que avalia todos os lados (funcionários e lideranças).

Principais ferramentas de avaliação da cultura organizacional

Existem diversas metodologias que são voltadas para avaliar a cultura organizacional de uma empresa, onde a escolha depende da estrutura da empresa e dos seus pilares.

Modelo de Competing Values Framework (CVF)

O CVF é um dos modelos mais amplamente utilizados para avaliar a cultura organizacional.

Ele categoriza a cultura em quatro tipos: clã, adhocracia, mercado e hierarquia.

No entanto, os eixos são perpendiculares, onde o eixo vertical fala sobre flexibilidade x controle. E o eixo horizontal fala sobre a integração e união.

Com base nesses tipos, as organizações podem identificar suas principais características culturais e áreas de força e fraqueza.

Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI)

O OCAI é uma ferramenta de diagnóstico que ajuda as organizações a identificar sua cultura atual e o tipo de cultura desejada.

Com ela, é possível mapear as percepções dos funcionários sobre os valores culturais da empresa e fornece orientações sobre como alinhar a cultura organizacional com os objetivos estratégicos.

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